Fui sujeito a cirurgia coluna cervical com colocação de dua proteses C5-C6 e C6-C7 á 6 dias e contin

2 respostas
Fui sujeito a cirurgia coluna cervical com colocação de dua proteses C5-C6 e C6-C7 á 6 dias e continuo tendo dores nos dois ombros, será que isso é normal? Obrigado
Olá,

Não foi informado se a dor já existia antes da cirurgia ou se é uma dor nova.

No caso de uma dor nova pode ser devido ao posicionamento durante a cirurgia, e pode ser tratada com medicações e fisioterapia dedicada. Outras possibilidades devem ser afastadas pela avaliação clínica e exame físico realizado pelo seu médico assistente.

Em sendo uma continuação da dor prévia à cirurgia, seu médico assistente deverá realizar uma reavaliação clínica com exame físico e verificar a possibilidade de solicitar novos exames de imagem, a depender da suspeita diagnóstica.

Olá boa noite
Antes de responder é importante fazer algumas considerações em relação a artroplastia na coluna cervical.
A artroplastia cervical tem seu uso indicado principalmente nos casos de hérnias de disco cervicais, podendo ser utilizada em pacientes que apresentem o problema em 1, 2 e, ocasionalmente, até 3 discos intervertebrais.
Neste procedimento, o disco inteiro é retirado através de uma incisão na parte anterior do pescoço, sendo substituído por uma prótese de metal e polietileno de alta densidade ( o material da prótese varia de acordo com fabricante ). A prótese permite que a o segmento operado siga a realizar movimentos, mesmo com a retirada do disco.
A artroplastia é uma opção utilizada em casos onde o desgaste da coluna não é tão avançado.
É geralmente realizado em casos de hérnia de disco em uma coluna onde não há um desgaste tão avançado, dito isto, seu caso deve ter sido de hérnia, e pelo tempo, ainda é muito recente para avaliar a eficácia da cirurgia, porém durante o procedimento, pode ocorrer a manipulação da raíz neural, principalmente em hérnias grandes e isso pode levar a uma dor temporária. O próprio tempo de evolução da doença é um fator determinante para manutenção da dor ou demora maior para melhora da dor, ou seja, quanto mais tempo o paciente permanece com a doença, quanto mais tempo o nervo permanece em sofrimento devido a compressão, o resultado pós operatório tende a ser mais arrastado ou não ser tão satisfatório .
Por isso é importante fazer as consultas de revisão e controle pós operatório com seu médico que te operou, pois caso tenha alguma complicação pós operatória, ele vai poder intervir no momento certo.