Gostaria de saber a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

30 respostas
Gostaria de saber a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
Olá,
O psiquiatra é um profissional que dá suporte em relação as questões médica, ou seja, acompanhamento medicamentoso.
Já o psicólogo é um profissional que vai trabalhar junto com o paciente as questões psicológicas geradoras de conflitos, comportamentos , entre outros, através da psicoterapia, ou seja, de uma analise do discurso do paciente.
Boa sorte!

O Psiquiatra é formado em Medicina e pode prescrever medicamentos para controlar a funcionalidade do indivíduo que fica prejudicada quando os neurotransmissores, hormônios do bem estar, estão desregulados.
Já o Psicólogo trabalha as causas dos problemas através de técnicas e abordagens psicológicas, como traumas, apego inseguro, abusos emocionais que a pessoa vivenciou durante a vida podendo causar sintomas de ansiedade, depressão, bipolaridade e outros transtornos, assim como dificuldades de relacionamento.
Olá,
Essa é uma dúvida muito frequente!

Psiquiatras são profissionais com formação em Medicina e especialização em psiquiatria. A questão medicamentosa é considerada o item principal na diferenciação.

Psicólogo é um profissional formado em psicologia, ciência que estuda o comportamento e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos

Caso você vai primeiro em uma consulta com o psicólogo e seja identificado a necessidade do tratamento medicamentoso o psicólogo encaminhará você ao psiquiatra. O contrário também, o Psiquiatra encaminhará você para o Psicólogo.

Cuide-se!!!.
Ambos profissionais são essenciais em saúde mental. O psiquiatra é formado em medicina e prescreve medicamentos para alívio rápido de sintomas que causam muitos sofrimentos. Bem como auxiliam na melhora de quadros graves e crônicos com medicamentos. O psicoterapeuta (psicologo) é formado em psicologia, faz especializações e atua diretamente nas questões mentais, emocionais e demandas psicológicas. Profissional da psicologia também é apto a fazer avaliação e diagnóstico. A terapia com psicologo é fundamental para a consciência e mudanças assertivas ao longo da vida.
A diferença é que o médico psiquiatra está apto a prescrever psicofármacos para o sintoma que o indivíduo apresenta. Esse profissional pode também oferecer outras terapias não medicamentosas.
O psicólogo clínico oferecerá recursos não medicamentalizantes a fim de ajudar ao paciente, por exemplo, a ter mais clareza da sua situação, a aprender a lidar com situações desafiadoras, a resinificar suas experiências, a superar sentimentos e pensamentos perturbadores.
É muito importante ter em vista que o tratamento oferecido pelo psiquiatra e pelo psicólogo são importantes, no sentido de um não anular o outro. Em muitos casos é importante realizar os dois tratamentos conjuntamente.
Um abraço.
São pontos de saída diferentes e, ao mesmo tempo, complementares para compreender o funcionamento e o sofrimento de cada sujeito. Simplificando, o psiquiatra estuda diretamente os transtornos mentais, ele se baseia principalmente nos sinais (aquilo que pode ser observável pelo médico) e sintomas (o que é relatado pelo paciente) característicos de cada transtorno para, então, chegar a um diagnóstico, muitas vezes já concluído na 1ª consulta. Esse diagnóstico é importante porque, é a partir dele, que o psiquiatra vai indicar ou não o uso de uma medicação (sua principal ferramenta de trabalho). Ou seja, o psiquiatra tem como suas principais funções diagnosticar e indicar uma medicação (atento à dosagem e possíveis interações) quando necessária, apoiando-se nas hipóteses da neuroquímica cerebral e sua relação com o comportamento. O psicólogo, por sua vez, estuda o funcionamento e a constituição do psiquismo de forma geral. Em outras palavras, elabora uma teoria e um método para compreender como cada pessoa se constitui e se desenvolve (ou seja, como cada um torna-se quem é) para - uma vez que compreendeu o funcionamento geral da mente - poder entender e tratar quando existem quadros de alto grau de sofrimento (psicopatologias ou transtornos). O psicólogo, portanto, pode tratar e ajudar tanto quem tem um diagnóstico (exemplos: depressão, síndrome do pânico, ansiedade, esquizofrenia, borderline etc) como quem está passando por algum conflito ou incômodos menos específicos, mas que gerem sofrimento. Havendo qualquer incômodo ou sofrimento, a escuta do psicólogo se propõe a compreendê-la, a partir da história de cada. Por último, mas não menos importante, são trabalhos complementares e não antagônicos, muitas vezes um psicólogo pode indicar um psiquiatra e vice-versa, ou mesmo, trabalharem em parceria.
Psicólogos e psiquiatras são profissionais de saúde que atuam no tratamento e prevenção de Transtornos Psíquicos. O Psicólogo deve ter curso de Bacharelado em Psicologia de 5 anos. O Psiquiatrara deve cursar 6 anos de medicina e 1 ano de residência em hospitais Psiquiátricos. Os Psiquiátras estão preparados para diagnosticar de acordo com o método fenomenológico e podem medicar e internar os pacientes com Transtornos Psíquicos. Os Psicólogos atuam oferecendo Psicoterapia, PsicoDiagnóstico, Reabilitação Neuropsicológica, Psicoterapia Cognitiva, Comportamental, Psicoterapia Sistêmica, Psicanálise, oferecem também Aconselhamento Profissional, Orientação Vocacional, e podem fazer testagem Psicométrica aplicando testes psicológicos.O Psicólogo está mais preparado para realizar um processo de psicoterapia e ajudá-lo a lidar com questões relacionadas aos transtornos emocionais e psíquicos. Os Psicólogos também oferecem psicoterapia de grupo, psicoterapia de casal, psicoterapia infantil, e atua com comunidades, no acolhimento a pacientes hospitalares e em qualquer situação que envolva o sofrimento humano.
Resumidamente,psiquiatra é médico e atua com a prescrição de medicação quando necessário e psicólogo é especialista em comportamentos e sentimentos humandos,atuando em psicoterapia para identificar fatores emocinais que prejudicam a vida do indivíduo.Nem todos os casos são passíveis de ser tratados com os dois,mas quando se faz necessário,se não houver ambos acompanhamentos o tratamento se torna incompleto.O psicólogo e o psiquiatra podem avaliar a necessidade de encaminhamento do paciente um para o outro.
Apesar de existirem algumas semelhanças, existem diferenças extremamente importantes. Preparamos esse texto para que vocês possam esclarecer algumas dúvidas e decidir qual é o profissional mais indicado para o seu caso. Psicólogo e Psiquiatra – Formação acadêmica
Psiquiatras:
São profissionais que possuem graduação em Medicina. Além dos 6 anos necessários para a formação de um médico, para ser considerado um psiquiatra, o médico deve passar por uma residência médica na área de psiquiatria, que compreende outros 3 anos de formação prática. Nesse período realizam estágios em áreas como neurologia, enfermagem , clínica médica, emergência psiquiátrica, dependência química, psiquiatria infantil, entre outros. Vivenciam a prática médica em ambulatórios especializados como esquizofrenia, transtornos de humor e psicoterapia.

Ou seja, para que um profissional obtenha um título de médico especialista em psiquiatria, são necessários pelo menos nove anos de estudos acadêmicos e práticos. Os bons psiquiatras costumam manter-se atualizados, realizando formações strictu senso, como mestrado e doutorado. Que podem somar ao conjunto outros 6 anos de formação.

Em razão da formação médica, os psiquiatras podem prescrever tratamentos medicamentosos, provavelmente seja esta a distinção mais conhecida entre a psicologia e a psiquiatria. espero ter ajudado
Psiquiatra formado em medicina, ele é responsável por medicar questões relacionadas aos sintomas que pode estar sendo apresentado pelo paciente.

Psicólogo não medica esta responsável a tentar levar o paciente a entender o que lhe leva a tais sintomas. Na psicologia ha varias correntes que tratam de formas diferentes.
Comportamental, psicanalise, reich, humanista guestalt....

Medico de qualquer area e psicologos podem fazer formação em psicanálise...

Att
Eduardo
Olá, boa noite!
O psiquiatra tem formação em medicina e também faz a intervenção medicamentosa.
O psicólogo, trabalha o comportamento e sentimentos que causam sofrimento e dor emocional, não atua na indicação medicamentosa.
O ideal para um tratamento mais efetivo, recomenda-se a avaliação e administração dos dois profissionais.
Olá! O psiquiatra é o profissional médico, especializado em psiquiatria, que irá tratar os problemas de saúde mental tomando por base as questões biológicas envolvidas, como alterações químicas, utilizando-se de medicamentos na busca de uma melhora nessas alterações. Já o psicólogo é o profissional formado em psicologia, que provavelmente é especializado em uma linha teórica (psicanálise, comportamental, sistêmica, etc) e utilizará de técnicas psicológicas de tratamento com o intuito de trabalhar questões psíquicas individuais e particulares, buscando assim a eliminação ou redução de sintomas causados por algum tipo de problema psíquico. Vale ressaltar que é bastante comum que se recomende a utilização desses dois tipos de terapia (psicológica e psiquiátrica) concomitantemente, mas isso irá depender das causas (biológica e/ou psicológica) identificadas em cada caso. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Olá! Essa dúvida é bem comum e é ótimo esclarecê-la. O psiquiatra é um médico que se especializa nos tratamentos mentais e de comportamento, o qual atua realizando diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação. O mesmo tem permissão para prescrever medicamentos e acompanhar a evolução do paciente. Já o psicólogo é formado em psicologia, sendo assim, trabalha com uma abordagem específica na promoção da qualidade de vida e no autoconhecimento do paciente. É um trabalho subjetivo, no qual se tem como enfoque a queixa do paciente com o objetivo de ajudar na reestruturação cognitiva e no comportamento. Muitas vezes o paciente necessita dos dois profissionais para a manutenção do bem estar. Espero ter contribuído com sua questão. Abraço
Boa noite! O psicólogo estuda o comportamento humano, que é avaliado à partir de como o ser interpreta o mundo, a si mesmo, aos outros, como ele lida com frustrações,etc.
O psiquiatra estuda sobre as medicações adequadas em que a pessoa necessita, baseada em possíveis "déficits" hormonais, para áreas específicas do cérebro.
Em suma o profissional da Psicologia tem 05 anos de formação acadêmica acerca da mente, comportamento e subjetividade do ser humano e suas abordagens psicológicas. O(a) Psiquiatra tem formação como médico e sua especialização em Psiquiatria podendo prescrever medicação, também sendo um dos fatores que difere do Psicólogo.
Basicamente, o psiquiatra é um médico. Fez faculdade de medicina e se especializou em psiquiatria, especialidade que trata de transtornos mentais. Ele pode prescrever medicação. Já o psicólogo fez faculdade de psicologia. Ele pode se especializar em diferentes áreas. Aqui na doctoralia, os psicólogos são da área clínica. Também trabalhamos com transtornos mentais e emocionais, porém o foco é na terapia e não na medicação em si. No entanto, é muito importante, quando necessário, psicólogos e psiquiatras trabalharem em parceria para um melhor resultado para o paciente.
São dois papéis diferentes, porém, complementares em muitos casos. Mas vamos responder sua pergunta e falar sobre a diferença entre eles!
Os psicólogos possuem graduação em Psicologia, ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. No entanto, os psicólogos observam mais de perto o comportamento humano, investigando padrões de sono, alimentares e buscam a compreensão de pensamentos disfuncionais que podem estar causando ou contribuindo para o problema. O acompanhamento é preferencialmente semanal, podendo espaçar à medida que o paciente vai progredindo no tratamento. Já os Psiquiatras são médicos com especialização/residência em psiquiatria. Ele atuam mais especificamente na biologia e neuroquímica do corpo humano. Podem solicitar exames de sangue, imagem e prescrever medicação de acordo com o quadro apresentado por cada paciente. O acompanhamento com o psiquiatra geralmente ocorre com periodicidade mensal, bimestral ou até com uma distância maior, dependendo do caso.
Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
O psiquiatra é um profissional formado em medicina , com especialização em psiquiatria, que está habilitado para prescrição de medicação, focado na saúde mental. As consultas acontece periodicamente, o tempo das visitas depende da necessidade do paciente.
O psicólogo tem graduação em psicologia, atende pessoas com demandas emocionais, pautado em técnicas e teorias para acompanhamento e tratamento dessas demandas, Esses profissionais tem em comum o atendimento a saúde mental, presente em espaços de hospitais e clínicas.
Boa noite. O especialista em psicologia vai tratar a causa, vai buscar junto ao paciente o início de tudo, já o especialista em psiquiatria vai tratar com o auxílio da medicação. Boa sorte.
Olá, bom dia! Existe uma grande diferença entre o psicólogo e o psiquiatra. O primeiro irá cuidar da parte emocional, buscando as causas internas que estão gerando os sintomas no paciente. Já o psiquiatra irá cuidar dos sintomas físicos através de medicamentos. Em muitos tratamentos é importante ter um trabalho em conjunto dos dois.
Psicólogo: bacharel em Psicologia- não receita.
Psiquiatra: bacharel em medicina- como é um médico prescreve receita.
Os dois são importantes no cuidado da saúde mental.
o tratamento do sofrimento humano é redistribuído em três disciplinas: a médica, a psiquiátrica e a psicológica. A medicina em geral fica restringida ao cuidado do adoecimento físico ou somático; a psiquiatria, especialidade da medicina, ocupa-se em diagnosticar e medicar os transtornos mentais; e, a psicanálise ou psicologia, participa das ciências psicológicas, também realiza diagnóstico e trata os adoecimentos emocionais.
A psiquiatria busca tratar os sintomas através de intervenções médicas como eletroconvulsoterapia e interação medicamentosa de psicotrópicos que buscam eliminar ou reduzir os sintomas causados pela doença.
O psicanalista ou psicólogos vai tentar escutar o que você e seus sintomas dizem para compreender qual o conflito psíquico que originou essa situação, a fim de te possibilitar a melhor compreensão de sua realidade emocional e, consequentemente, uma melhor perspectiva de sua vida. Porque quanto mais você se conhece maior a sua capacidade de percepção e julgamento na tomada de decisão e avaliação das consequências de cada opção. Dessa maneira, você tem mais possibilidade de reduzir as repercussões negativas das suas escolhas diminuindo o impacto emocional, financeiro e interpessoal que elas venham a produzir.
O psicólogo ajuda a cuidar da parte emocional, buscando as causas internas e conflitos existentes. O psiquiatra é formado em Medicina e cuida da causa física, receitando remédio. Dependendo do sintoma do paciente, o trabalho dos dois em paralelo pode ser eficaz.
Psiquiatras são profissionais que possuem graduação em Medicina e prescrevem medicações. Já psicólogos, são profissionais que tratam dos processos mentais, do comportamento do ser humano, treinado para a escuta analítica.
Olá! O psicólogo é formado no curso de Psicologia, que em média dura cinco anos. Já o psiquiatra se forma em Medicina (em cerca de seis anos) e depois fez uma residência ou especialização em Psiquiatria, ambas profissões são muitos importantes e necessárias. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! O Psicólogo avalia e trata problemas relacionados a processos mentais, emoções e comportamento das pessoas. Ele se preocupa em descobrir as causas dos problemas, usando como principal ferramenta o conhecimento social, filosófico e comportamental. Aqui, o indivíduo é analisado no contexto em que vive.O psicólogo se propõe a identificar e tratar as alterações psicológicas por meio de técnicas conversacionais, além de ajudar a preveni-las. As técnicas podem variar, dependendo da abordagem escolhida pelo profissional. Em contrapartida, o Psiquiatra avalia e trata problemas psicológicos focando na parte orgânica, por meio da avaliação fisiológica e química do cérebro. O psiquiatra realiza seu trabalho com base na Medicina e na Farmacologia, objetivando restabelecer o equilíbrio hormonal do cérebro e seu perfeito funcionamento. A meta do psiquiatra é, assim, identificar as alterações psicológicas por uma perspectiva médica, tratando-as por meio de medicamentos. Na prática, a Psiquiatria se preocupa primeiramente em reduzir os sintomas. Por isso, não investiga o lado social e filosófico, como a Psicologia. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá, O psiquiatra é um profissional que dá suporte em relação as questões médica, e medicamentos, sua formação é em medicina.
Já o psicólogo avalia e trata problemas relacionados a processos mentais, emoções e comportamento das pessoas, e sua formação é em psicologia.
Ambos são profissionais da saúde mental e muitas vezes trabalham em conjunto no tratamento dos transtornos mentais .A diferença é que o psiquiatra é um médico e receita medicação para o alívio dos sintomas e o psicólogo vai atuar na mudança dos pensamentos, comportamentos e mais autocontrole emocional .
olá! O Psiquiatra é formado em Medicina e tem especialização em Psiquiatria. Este profissional pode avaliar os pacientes e prescrever medicamentos. Já o Psicólogo é formado em Psicologia e pode se especializar em alguma abordagem teórica, atendendo em psicoterapia e auxiliando seus pacientes a elaborarem suas diversas questões. Os psicólogos não prescrevem medicamentos. Espero ter esclarecido a dúvida! Abraço!
Os dois profissionais tem base de formação diferente, o que lhes conferem entendimentos e habilidades diferentes. O psiquiatra pode prescrever medicamentos e fazer diagnósticos médicos e geralmente atuam mais no controle de sintomas. Os psicólogos trabalham com o funcionamento da mente e não prescrevem medicamentos. Espero ter ajudado