Gostaria de saber como é uma terapia de casal? Como funciona as sessões?

25 respostas
Gostaria de saber como é uma terapia de casal? Como funciona as sessões?
Boa noite, a terapia de casal a depender dos problemas que acometem a relação pode ser realizada diretamente com o casal se o problema está na relação intima dos dois e/ou algumas sessões podem ser individuais para dar a possibilidade aos dois de se sentir a vontade e expressar as dificuldades de cada um e em seguida novamente em conjuntos. A dinâmica das sessões muito depende dos problemas que o casal leva pra terapia não tem um modelo fixo; O terapeuta vai definir a dinâmica das sessões a depender dos conteúdos que os clientes levam para terapia. De qualquer forma se os problemas do casal estão na relação a amplo sentido se tratam juntos.

Olá! Como a colega Maria falou depende do conteúdo e dinâmica do casal, geralmente temos sessões com os 2 ao mesmo tempo e também individual. Depende de como o casal esteja e o que eles estão precisando no momento. Há muitas possibilidades, isso vai ser avaliado com o profissional. Na minha experiência com casais, a terapia de casal ajuda a compreender e pensar em soluções juntos quanto as questões do casal, geralmente, a comunicação é um ponto importante a ser trabalhada nas questões de casais, expectativas, dentre outros aspectos. Espero ter contribuído e ter ajudado!
Na terapia de casais, o foco da atuação do psicólogo é sempre no que está acontecendo na relação - e nunca nos problemas individuais. É uma ótima opção para casais que estão enfrentando crises, pois facilita a tomada de decisões, a partir do entendimento do que cada um faz para que a relação seja saudável ou doente.
Olá... Gratidão pela pergunta.
A terapia de casal tem o objetivo de trabalhar os conteúdos do relacionamento.
O terapeuta faz a escuta de ambos, as sessões acontece com o casal junto e individual, isto depende de cada caso e o terapeuta vai direcionar da melhor forma.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Na psicoterapia de casal o "cliente" e a relação, e não os indivíduos separadamente, as questões abordadas sempre terão o foco no casal. Eu não costumo atendê -los individualmente, para não parecer que posso tendenciar a ficar de um dos lados, até mesmo minha poltrona de atendimento fica posicionada de maneira centralizada entre os dois. Proponho 12 sessões, que geralmente são suficientes para aplacar os conflitos do casal. Depois disso reavaliamos a necessidade de continuar o tratamento com o casal ou se cada um procura sua psicoterapia individual.
Olá, grata pela pergunta. Em primeiro lugar, quero deixar claro que a terapia de casal tem como base dois indivíduos que querem estar juntos, sejam eles heterossexuais ou homossexuais. Como Psicóloga, a terapia de casal é direcionada para as dificuldades de relacionamento, de interação, de comprometimento consigo mesmos nessa relação. O que impede que essas duas pessoas cresçam em sua convivência? Que se sintam felizes com essa troca de energia? O que cada um pode avaliar de entrega nessa relação com o outro? As sessões são em dupla e também individuais, mas é importante dizer que a terapia não consiste em "falar mal do outro". O importante é buscar ajuda profissional competente enquanto é possível!

Olá
A terapia de casal é bem focada nas questões que existem no relacionamento.
Não entraremos em questões mais profundas de cada um.
Tende a ser mais breve do que uma psicoterapia individual.
Promove o diálogo dentro de um ambiente neutro e com uma pessoa sem tomar partido por nenhuma das partes.
Auxilia no entendimento das questões que levam o casal a situação de dificuldade e traz resultados muitos bons.
Estou à disposição caso tenha interesse em marcar um encontro sem compromisso algum.
Como foi destacado pelos colegas acima, a terapia de casal tem seu foco na dinâmica da relação, não obstante, é importante atentar para as características de cada um dos partícipes e seu papel dentro da relação. Dependendo do caso dá-se continuidade à terapia de casal ou encaminha-se para uma terapia individual se for essa a indicação.

Agendar uma visita
A terapia do casal se realiza comparecendo o casal, de preferência os dois para uma sessão de 1 hora e meia, onde será avaliado qual o problema e provável tratamento. Nem sempre a terapia de casal é possível então a primeira sessão é muito importante. Geralmente o casal retorna semanalmente ou quinzenalmente, com horário marcado e começamos a resolver os problemas gerados no relacionamento. Se necessário ou conveniente, poderão vir também individualmente intercaladas ás sessões. Tarefas em casa, filmes e leituras para refletir também costumo indicar. A duração dependerá da avaliação , mas é no mínimo 4 meses. É mais breve que uma individual. Ambos falam, funciono como mediadora e chegamos a muitos acordos entre todos resultando numa melhor harmonia entre o casal. Os preços combinamos na sessão mesmo ou vocês entram em contato comigo pelo cel no site. Qualquer dúvida pode perguntar!
Ola boa noite, Trabalho com Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem muito eficaz no para manejo de problemas conjugais.Essa abordagem entende que o afeto e comportamento é determinado pela forma como o individuo estrutura o mundo. Sua forma de interpretar as situações, interferem na sua forma de sentir e agir. Na terapia de casais em conflito, o principal foco do tratamento é a reestruturação cognições inadequadas, o manejo das emoções, a
modificação de padrões de comunicação disfuncionais e o desenvolvimento de estratégias
para solução de problemas cotidianos mais eficazes. Estou a disposição para maiores esclarecimentos. abraços
Dentro de terapia de casal, há diferentes abordagens teóricas para trabalhar com essas delicadas questões (Terapia Relacional Sistemica, Terapia Cognitivo comportamental, Gestalt...) Também haverá diferenças metodologicas, alguns terapeutas trabalham com foco em questões conjuntas, outros trabalham com foco no individual intercalado com consultas conjuntas. O importante é buscar um terapeuta que lhe deixe seguro e observar o processo psicoterapeutico, se estão se beneficiando do trabalho.
Abraço
A terapia de casal acontece quinzenalmente , com sessão de 90 minutos.
O casal comparece na primeira sessão e a apartir daí o terapeuta avalia se a busca por terapia e pertinente ou não.
O terapeuta faz uma pequena entrevista com o casal individualmente ,por telefone antes da sessão .
Bom dia. Existem muitos estudos atualmente para resgatar a resiliência de um relacionamento e trabalhar para os desejos que os cônjuges tem em relação a um bom funcionamento. Na terapia de casal podemos pesquisar juntos como eles funcionam e como gostariam de ser , pois cada casal tem seu jeito . Na terapia sistêmica , é pesquisado o que e como cada parceiro trouxe de sua experiencia e história de vida com sua família de origem , crenças positivas e também as negativas .sobre relacionamento conjugal. Com a Terapia Cognitiva, algumas técnicas usadas pelo terapeuta de casal ,possibilitam descobrir em cada parceiro, quais são os pensamentos nocivos que detonam a relação em relação à confiança, companheirismo, relacionamento sexual, como lidam com as finanças , etc ,para poder trabalhar na resolução onde ha problemas. A neurociência contribui também para a ajuda dos problemas ,pois na terapia o casal aprenderá como usar sua atenção consciente na resolução e nao apenas agir por impulso trazendo arrependimento de suas ações depois do estrago. Quanto ao formato das sessões, quando o casal chega, eles expõe os problemas e também é solicitado pela terapeuta um horário individual , onde cada um é atendido separadamente , é feito um mapa das familias de origem onde é possível uma visão do macro e do micro, isto é, a visão de um todo. Procurem ser atendidos , vai ser uma ótima experiencia.
Como foi dito anteriormente, a terapia de casal tem como foco a relação, não as questões individuais. As sessões são com o casal, podendo ser propostos recortes com apenas um, caso o terapeuta entenda ser importante - sempre em comum acordo.
A terapia de casal não tem como objetivo unir casais e nem separá-los, mas sim facilitar e ampliar a comunicação e o entendimento entre os cônjuges, que assim podem acessar, sem tantos ruídos, o que sentem, de forma sistêmica, e o melhor caminho para suas vidas.
Questões importantes como mudanças no ciclo vital (nascimento de filho, saída da casa dos filhos, entre outras), desemprego, crises financeiras, traições, problemas de saúde e luto são fatores significativos para deflagrar ou apontar crises conjugais. Tal como as demais crises, estas são oportunidades para o aprofundamento, a ressignificação e a edição de novos contratos relacionais.
Espero poder ter contribuído mais um pouco .
Se puder ajudar mais estou à disposição.
Olá, não tem como sabermos de antemão como serão as sessões, depende muito do casal e do terapeuta. Mas o que posso te falar é que a terapia de casal funciona da seguinte forma: a sessão é com o casal, ou seja, com os dois juntos. O terapeuta pode solicitar ao longo do processo sessões individuais também, quando achar necessário, mas a maioria das sessões são com os dois juntos. O casal expõe as suas questões que desejam trabalhar e o terapeuta ajuda na comunicação entre eles, fazendo perguntas e apontando para coisas que eles possivelmente não haviam percebido. Se você achar que a terapia de casal pode te ajudar, marque uma entrevista inicial e tire todas as suas dúvidas nela. Nada melhor do que experimentar! Boa sorte. Qualquer coisa, estou à disposição.
A terapia de casal inicia com consultas separadas onde cada parte colocara a sua percepcao do que precisa ser corrigido. Em seguida, no tempo certo, quando ambos estiverem prontos havera consultas a 3 para tratar da busca de solucoes para os problemas. Existem sokucoes. Existe cura.
Olá boa noite, na psiterapia cognitiva comportamental de casais trabalhamos com técnicas eficazes e de autoavaliação nas seções, assim conseguimos através dos objetivos definidos alcançarmos metas juntos, nas orientações psicológicas com o casal é possível salientar que as sessões podem ser intercaladas entre as duas pessoas juntas e uma delas de cada vez semanalmente!
Olá, bom dia! A terapia de casal é indicada para casais que estão passando por dificuldades na relação e pode ajudar muito a descobrir o que está causando os conflitos e a encontrar soluções. A psicoterapia sistêmica para casais trabalha intercalando sessões de casal e sessões individuais, sendo a frequência e sequência das sessões definidas de acordo a cada caso. As sessões individuais ocorrem para que cada cônjuge se sinta mais à vontade de expor questões íntimas, que não se sente à vontade de falar na presença do parceiro.
Espero ter contribuído!
Olá, A Terapia de Casal é um processo que foca na relação envolvendo os dois, apesar de também haver sessões individuais, criando um espaço para que cada um exponha suas dificuldades e necessidades dentro da relação. Pode ser semanal ou quinzenal, com sessões de uma hora. É importante dizer também, que a terapia de casal não tem objetivo de unir ou separar, mas trabalhar o que o casal quer dentro dessa relação. Questões de origem familiar (família de cada cônjuge) é também trazida para o setting terapêutico, pois as origens familiares influenciam na história de vida e relacionamento de cada pessoa.
A terapia de casal busca identificar e trabalhar as questões que estão interferindo de forma negativa no relacionamento do casal. O papel do psicológo não é de juiz e sim de facilitador do diálogo.
A terapia de casal não precisa ser procurada apenas em momentos extremos, como a separação. Ela pode acontecer em situações inéditas para o casal, como a chegada do primeiro filho.
Terapia de casal- a busca por esse tratamento geralmente surge quando não há mais um diálogo assertivo o que impossibilita resolver as questões que surgem num relacionamento. Nesse caso há a necessidade de harmonizar as questões individuais e melhorar o dialogo assertivo entre o casal. Os atendimentos são feitos um primeiro com o casal para ver a dinâmica e demanda dos dois juntos e depois se segue alternando entre atendimentos do casal juntos e individuais. Podendo ser online ou presencial
A terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses. Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Veja, a terapia de casal se configura como um espaço de sigilo e respeito onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. Por meio da escuta ativa, o psicólogo auxilia a identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo.

Cabe ressaltar que não é função do psicólogo tomar decisões a respeito da vida ou mesmo atuar como “juiz das situações” colocadas pelos clientes. Decisões e direcionamentos de vida podem se apresentar ao casal por meio do espaço terapêutico, mas são de competência e responsabilidade dos próprios clientes. A terapia ajudará o casal a identificar aquilo que aflige cada indivíduo, como esse problema se inicia e quais ansiedades que pressionam esse comportamento.
Olá, a psicoterapia de casal funciona tendo em vista O casal, ou seja, como se fosse uma pessoa, apesar das diferenças. O psicólogo deverá não pode preferir alguém do casal, precisa agir com igualdade, embora possa mostrar que determinada pessoa precisa de mais ajuda que a outra. A proposta básica é ajudar a chegarem a um acordo sobre o que for, para desenvolver a relação, ou até mesmo dissolvê-la se for o caso. Espero ter ajudado, Bacellart.
A terapia de casal é para trabalhar questões do relacionamento do casal. O formato das sessõe, assim como na terapia individual, são conversas, de maneira geral com o casal ou atendimentos pontuais individuais ainda visando trabalhar questões do relacionamento.