Gostaria de saber o que é a cegueira noturna? O que causa? Qual exame devo fazer para saber se tenho

5 respostas
Gostaria de saber o que é a cegueira noturna? O que causa? Qual exame devo fazer para saber se tenho a cegueira noturna? Qual o tratamento?
A cegueira noturna se associa à carência significativa de vitamina A. É imprescindível consultar um Nutricionista para orientar a alimentação adequada, além de verificar se está havendo uma boa absorção dos nutrientes. Da mesma forma é importantíssimo a visita ao oftalmologista.

A cegueira notura, também conhecida como nictalopia, é a condição que resulta na dificuldade ou impossibilidade de enxergar em ambientes escuros. Este é sintoma de diferentes doenças que acomete o globo ocular. Pode ser congênita ou nutricional o que acontece pela falte de vitamina A. O exame deve ser pedido pelo médico que fara uma avaliação clinica e dessa forma decidirá qual o exame deve ser feito,sabendo-se que a avaliação do nível de vitamina A será levado em conta certamente. O tratamento pode ser uma simples ingestão da vitamina em carência, como outros de a cordo com a gravidade e complexidade de cada caso.
É um tipo de problema de visão o qual as pessoas apresentam maior dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luminosidade ou no período noturno. O oftalmologista é o profissional mais indicado para verificar como está sua visão e recomendar melhores formas de tratamento. Caso haja alguma mudança no estado emocional como: irritabilidade, ansiedade, entre outros sintomas associados ao problema de visão apresentado é recomendável também a busca de um suporte psicológico.
Essa patologia precisa ser avaliada, acompanhada e tratada por um oftalmologista e nutricionista. E com certeza posteriormente ser acompanhada por um psicólogo, porque mexe com a auto estima e com o sentimento de impotência, o que em muitos momentos a pessoa deixa de se cuidar tendo dificuldade de enxergar a importância do tratamento e a gravidade do não tratamento.
Concordo. Gostaria de acrescentar que, o profissional mais indicado para seu caso é o médico oftalmologista.