gostaria de saber qual a melhor alternativa p paciente que sobre com o transtorno da tricotilomania que

7 respostas
gostaria de saber qual a melhor alternativa p paciente que sobre com o transtorno da tricotilomania que tem resposta mais satisfatoria?
Além de tratamento medicamentoso - indicado por um médico psiquiatra - psicoterapia. Em relação à abordagem, de forma geral, indicaria uma Terapia Cognitivo Comportamental ou o EMDR. Mas considero que deveria iniciar por uma avaliação mais profunda, já que outras abordagens também podem ter excelentes resultados, dependendo do caso (como a psicanálise, por ex.).

Concordo com a colega. A associação entre o tratamento psiquiátrico e a terapia de abordagem cognitivo-comportamental costuma apresentar excelentes resultados no tratamento da tricotilomania.
Olá!! O tratamento para tricotilomania varia de acordo com o grau/nível em que se encontra. Portanto, realize uma avaliação médica para iniciar o tratamento e neste será verificada a necessidade de medicamentos. Os melhores resultados estão associados à psicoterapia e uso de medicações específicas. Estudos comprovam que a abordagem do profissional não tem implicação no sucesso do tratamento, pois o que verdadeiramente importa é que você se sinta a vontade com o método que ele (a) utiliza. Um abraço e boa sorte. Gislaine Chaves.
O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz. na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasiais que compõem o cenário de seu sofrimento. A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia analítica tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades a vida e não conseguem resolver sozinhas.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. é a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, acredito ser necessário realizar um acompanhamento multiprofissional, de preferencia com um psiquiatra e um psicólogo. Na minha experiência, tive o privilégio de conhecer a referência no Brasil sobre o assunto (Edson Toledo), que também é psicólogo na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, de forma resumida na parte psicológica é necessário verificar qual é a essa crença central que está disparando todos esses outros gatilhos cognitivos que estão influenciando diretamente nos seus comportamentos e emoções, para que assim possa mudar todo esse repertório disfuncional cognitivo (ressignificação cognitiva), como também é importante ter um repertório de técnicas com o aporte dos medicamentos para auxiliar em resultados mais funcionais e duradouros.

Grande abraço!
Olá! Algumas sessões de Brainspotting pode ser uma boa opção.
Olá!
Eu indicaria uma avaliação psiquiátrica e a participação de outras terapias como útil à consolidação do processo de cura, em especial para que o paciente tenha condições de não sofrer o distúrbio mesmo que posteriormente venha a interromper a medicação.
Importante enfatizar que deve ser levado em conta a resposta do paciente à determinada terapia.
Dentro do ambiente mencionado pela Profª Aline, a Psicanálise pode ser eficaz, uma vez que, como o conceito geral diz tratar-se de um impulso, o "arrancar os pêlos" apresenta-se como um comportamento de fundo inconsciente, pois conscientemente o paciente não sabe o porquê disso e não tem controle sobre esse comportamento.
Assim, trazer à consciência as raízes e causas desse comportamento possibilita eliminar ou saber lidar com o impulso, pois a Psicanálise é tida como uma terapia de enfrentamento.
Uma linha de pesquisa plausível, tipicamente Freudiana, é a verificação de traumas ou repressões por conta da puberdade, afinal, crianças não têm pêlos.