gostaria de saber qual a melhor alternativa p paciente que sobre com o transtorno da tricotilomania que

7 respostas
gostaria de saber qual a melhor alternativa p paciente que sobre com o transtorno da tricotilomania que tem resposta mais satisfatoria?
Além de tratamento medicamentoso - indicado por um médico psiquiatra - psicoterapia. Em relação à abordagem, de forma geral, indicaria uma Terapia Cognitivo Comportamental ou o EMDR. Mas considero que deveria iniciar por uma avaliação mais profunda, já que outras abordagens também podem ter excelentes resultados, dependendo do caso (como a psicanálise, por ex.).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com a colega. A associação entre o tratamento psiquiátrico e a terapia de abordagem cognitivo-comportamental costuma apresentar excelentes resultados no tratamento da tricotilomania.
Olá!! O tratamento para tricotilomania varia de acordo com o grau/nível em que se encontra. Portanto, realize uma avaliação médica para iniciar o tratamento e neste será verificada a necessidade de medicamentos. Os melhores resultados estão associados à psicoterapia e uso de medicações específicas. Estudos comprovam que a abordagem do profissional não tem implicação no sucesso do tratamento, pois o que verdadeiramente importa é que você se sinta a vontade com o método que ele (a) utiliza. Um abraço e boa sorte. Gislaine Chaves.
O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz. na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasiais que compõem o cenário de seu sofrimento. A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia analítica tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades a vida e não conseguem resolver sozinhas.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. é a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, acredito ser necessário realizar um acompanhamento multiprofissional, de preferencia com um psiquiatra e um psicólogo. Na minha experiência, tive o privilégio de conhecer a referência no Brasil sobre o assunto (Edson Toledo), que também é psicólogo na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, de forma resumida na parte psicológica é necessário verificar qual é a essa crença central que está disparando todos esses outros gatilhos cognitivos que estão influenciando diretamente nos seus comportamentos e emoções, para que assim possa mudar todo esse repertório disfuncional cognitivo (ressignificação cognitiva), como também é importante ter um repertório de técnicas com o aporte dos medicamentos para auxiliar em resultados mais funcionais e duradouros.

Grande abraço!
Olá! Algumas sessões de Brainspotting pode ser uma boa opção.
Olá!
Eu indicaria uma avaliação psiquiátrica e a participação de outras terapias como útil à consolidação do processo de cura, em especial para que o paciente tenha condições de não sofrer o distúrbio mesmo que posteriormente venha a interromper a medicação.
Importante enfatizar que deve ser levado em conta a resposta do paciente à determinada terapia.
Dentro do ambiente mencionado pela Profª Aline, a Psicanálise pode ser eficaz, uma vez que, como o conceito geral diz tratar-se de um impulso, o "arrancar os pêlos" apresenta-se como um comportamento de fundo inconsciente, pois conscientemente o paciente não sabe o porquê disso e não tem controle sobre esse comportamento.
Assim, trazer à consciência as raízes e causas desse comportamento possibilita eliminar ou saber lidar com o impulso, pois a Psicanálise é tida como uma terapia de enfrentamento.
Uma linha de pesquisa plausível, tipicamente Freudiana, é a verificação de traumas ou repressões por conta da puberdade, afinal, crianças não têm pêlos.

Especialistas

Claudia Rainha

Claudia Rainha

Psicólogo

Itapecerica Da Serra

Henrique Luz

Henrique Luz

Psiquiatra

Fortaleza

Eliana Vaz Fávero

Eliana Vaz Fávero

Psicólogo, Terapeuta complementar

Osasco

Jecely Teixeira

Jecely Teixeira

Psicólogo

Curitiba

Cassiano Zortéa de Conto

Cassiano Zortéa de Conto

Psiquiatra

Cascavel

Alan Manzato

Alan Manzato

Psicólogo

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Transtornos Do Controle De Impulsos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.