Gostaria de saber se a avaliação HTP é exclusiva da psicanalise?

25 respostas
Gostaria de saber se a avaliação HTP é exclusiva da psicanalise?
Sim, o HTP é uma técnica projetiva, proveniente da psicanálise.

Olá,
O HTP trata-se de uma técnica projetiva para compreensão de aspectos da personalidade. Ele é de uso exclusivo do Psicólogo, independente da abordagem que este utilize. Mas nem todo psicólogo é adepto ao uso de testes, isto fica a critério de cada profissional.
Olá! O HTP é um teste projetivo, no entanto, sua interpretação pode ser feita a partir de diferentes abordagens e é fundamental ouvir o paciente sobre a produção dele, ou seja, não é recomendável interpretar os elementos que aparecem no teste de modo engessado. Espero ter ajudado!
A Psicanálise é uma das linhas teóricas da Psicologia. O HTP é um teste projetivo de avaliaçao da personalidade e é de uso exclusivo do psicólogo, seja este de qualquer linha teórica, e desde que domine o instrumento.
O HTP é um teste projetivo de personalidade onde se é possível avaliar traços da personalidade por meio de desenhos, somente os psicólogos são respaldados para utilizá-lo. Não necessariamente fruto de uma especificação direcionada à classe dos psicanalistas.
O HTP é uma técnica projetiva de desenho que permite compreender aspectos da personalidade de forma não-verbal.
É utilizado exclusivamente por psicólogos.
O HTP é um instrumento de uso privativo do PSICÓLOGO. Apesar de testes como esse, conhecidos como projetivos, terem em sua base teórica a psicanálise, não significa que somente podem ser usado por psicanalistas. Portanto, psicanalistas que não são psicólogos, não podem utilizados.
Realmente, como o colega colocou anteriormente, o HTP não costuma ser utilizado pelos psicanalistas. Na verdade, o teste foi criado pela psicologia usando o arcabouço teórico da psicanálise para o uso por psicólogos.

Todo psicólogo, independentemente de ser um psicanalista pode estar capacitado para aplicar o HTP.
A capacitação, sensibilidade e intuição do psicologo ou psicanalista e também o envolvimento na aplicação e interpretação do teste serão fundamentais para a compreensão do paciente.
Um abraço,
Lea
A Psicanálise não utiliza testes, porém a Psicologia utilizou conhecimentos provenientes de algumas teorias para construir a base dos testes. Por ser uma técnica dita como "projetiva", entende-se que algo do sujeito surge na criação dos desenhos, "se projeta" e com isso faz-se uma relação com alguns construtos da psicanálise.
.
Na Psicanálise com crianças é permitido o uso do desenho como forma de expressão, mas não baseando seus resultados em manuais, e sim como uma forma de elaboração de conflitos e angustias que não são possíveis de expressar.
.
O HTP pode ser usado em processos de recrutamento e seleção, avaliação de personalidade, avaliação psicológica e neuropsicologica, desde que haja um conhecimento sobre sua aplicação e análise dos resultados. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
O HTP é um teste projetivo utilizado para avaliar a personalidade de uma pessoa sendo utilizado para psicodiagnóstico . É de uso exclusivo de psicólogos sendo importante que o profissional tenha conhecimento e habilidade para aplica -lo . A interpretação deve levar em conta a história pessoal do cliente .
Boa tarde! Não, o HTP é um teste psicólogo cuja a aplicação é restrita somente para psicólogos devidamente registrados no CRP. Esse psicólogo pode ser de qualquer abordagem, inclusive a psicanálise. O que precisa ficar esclarecido é que nem todo psicanalista é um psicólogo e nesse caso ele não poderá aplicar testes psicológicos restritos a psicólogos. Abraços!
O HTP tem como objetivo compreender aspectos da personalidade e também a forma como o indivíduo relaciona-se com as pessoas e com o ambiente. Ele é exclusivamente aplicado por psicólogos e, mais especificamente, aplicado por neuropsicólogos, que são os profissionais especializados na aplicação de testes e avaliação psicológica e neuropsicológica do individuo.
OBS: O psicanalista não obrigatoriamente tem graduação em psicologia.
Olá! O teste HTP, é um teste projetivo, isto é, como o próprio nome diz, isso quer dizer que a pessoa projeta algo de seu naquilo que está vendo ou fazendo. A projeção é um mecanismo de defesa usado pelo psíquico da pessoa e portanto há que ser interpretado de acordo. Então o psicanalista consegue interpretar com a prática que ele possui da técnica. Por isso tido como um teste da psicanálise
Olá. Geralmente o HTP é mais utilizado por psicanalistas. Atenciosamente.
Gostaria de saber se a avaliação HTP é exclusiva da psicanalise?

O teste psicológico HTP, é uma técnica projetiva para compreensão de aspectos da personalidade. Que só pode ser aplicada por psicólogo de formação. Cada psicólogo tem sua linha de abordagem.

Nem todo psicanalista é obrigatoriamente psicólogo.
O HTP é um teste de personalidade. Pode ser aplicado por psicólogos, independente da abordagem.
O teste HTP é um teste projetivo, que avalia aspectos da personalidade. Independente do tipo do teste, projetivo ou objetivo ou inventário qualquer abordagem pode trabalhar com ele. Apesar de todos os psicólogos serem apitos para fazerem avaliações é necessário que se tenha uma experiência na área.
Olá!
Não, o HTP é exclusivo do Psicólogo com CRP ativo. O Psicólogo pode ser de qualquer abordagem, inclusive psicanálise, e fará a análise dos resultados a partir de sua abordagem. Vale ressaltar que nem todo psicanalista é psicólogo, então, para o psicanalista aplicar o HTP, ele precisa necessariamente ser Psicólogo.
Olá!
O teste projetivo HTP não é de uso exclusivo de psicanalistas. A psicanálise não utiliza testes, inclusive por sua prática procurar o que do paciente é específico a medida que este se expressa em sessão. Os desenhos podem acontecer nas sessões como mais uma linguagem que o paciente utiliza para se expressar! E ainda, a psicanálise não está restritas a profissionais psicólogos. Mas o teste HTP tem sua aplicação remetida aos psicólogos inscritos no seu respectivo conselho de classe.
Olá! O HTP é um teste projetivo, utilizado para avaliar traços de personalidade. Sua aplicação deve ser realizada apenas por psicólogos. O uso do teste pode ser feito por qualquer psicólogo que esteja capacitado a aplicar e avaliar o teste.
De uso exclusivo do psicólogo
Olá!
O HTP é de uso exclusivo dos profissionais de psicologia, independente da abordagem.
O entendimento do teste provem da abordagem psicanalítica.
Espero ter ajudado!
Abraço
Temos um esclarecimento a ser dado.

HTP teve origem em principios da Psicanálise (assim como diversos outros testes) mas o Psicanalista NÃO PODE USAR NO BRASIL.
Apenas PSICÓLOGOS podem aplicar HTP pois, com a evoliução da profissão da Psicologia ele passou a ser uma ferramenta RESTRITA a profissionais com Graduação em Psicologia e licenciados pelo Conselho de Classe.
Apenas se o psicanalista tiver curso Superior em Psicologia é que poderá usar HTP.
George OliSan é Dr. em Saúde Mental e Psicometria e professor Universitário.
Olá. Qualquer teste psicológico é de uso exclusivos de psicólogos com CRP ativo.