Gostaria de saber se o neuropsiquiatra nao se distancia por exemplo da psicoterapia ou psicanalise.

5 respostas
Gostaria de saber se o neuropsiquiatra nao se distancia por exemplo da psicoterapia ou psicanalise.
Olá! Interessante questionamento!
Neuropsiquiatria é uma área médica, volta mais para a organicidade e resposta física e emocional dos transtornos mentais.
As psicoterapias, como a Psicanálise, de forma simplificada, são linhas ou abordagens terapêuticas voltadas mais para os pensamentos e sentimentos.
As abordagens médica e terapêutica não são concorrentes ou dissonantes, mas sim, convergentes e complementares.
Parabéns pelo interesse e continue buscando o conhecimento e sua saúde mental plena.
Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na complementariedade num tratamento multidisciplinar a psicoterapia pode ter papéis de apoio ou até de readaptação a uma nova forma defuncionar do paciente
Oi. Não se trata de distanciamento, mas sim de complementação e apoio. Cada abordagem ou especialidade clínica contribui com os casos de acordo com sua intervenção específica.
Olá, boa tarde! O neuropsiquiatra é o profissional com formação médica e tal especialidade. É o profissional que acolhe e prescreve medicação quando necessário. O Psicólogo atua no suporte psicoterapêutico e pode escolher a abordagem ( ou especialidade ) para atuar e a psicanálise é uma delas.
Os termos realmente confundem muitas vezes. Psicologia, psiquiatria, psicanálise, neurologia, neuropsicologia, neuropsiquiatria... É uma gama de áreas e especificidades dentro delas. A Psicanálise, por exemplo, é um campo de estudos que busca entender e tratar os sujeitos a partir do princípio de que existem conteúdos que não são processados de forma consciente, mas que continuam atuantes em nossa psiquê de forma decisiva (Inconsciente). A Psicologia de Orientação Analítica é uma forma de clínica que tem como base essa abordagem. Já a neuropsiquiatria é uma subárea da Psiquiatria. Importante na detecção e tratamento de sintomas de ordem orgânica. Tanto as abordagens de inspiração psicanalítica, quanto as ramificações da psiquiatria não se excluem. Você pode lidar com questões do seu dia-a-dia em psicoterapia enquanto, concomitantemente, segue em tratamento com medicamentos ou explorando questões neurofisiológicas com o neuropsiquiatra. Espero ter auxiliado. Caso tenha mais dúvidas, fico à disposição. Abraço!

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Tratamento Em Psiquiatria Em Hospital Geral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.