Gostaria de saber se o neuropsiquiatra nao se distancia por exemplo da psicoterapia ou psicanalise.

5 respostas
Gostaria de saber se o neuropsiquiatra nao se distancia por exemplo da psicoterapia ou psicanalise.
Olá! Interessante questionamento!
Neuropsiquiatria é uma área médica, volta mais para a organicidade e resposta física e emocional dos transtornos mentais.
As psicoterapias, como a Psicanálise, de forma simplificada, são linhas ou abordagens terapêuticas voltadas mais para os pensamentos e sentimentos.
As abordagens médica e terapêutica não são concorrentes ou dissonantes, mas sim, convergentes e complementares.
Parabéns pelo interesse e continue buscando o conhecimento e sua saúde mental plena.
Um abraço.

Na complementariedade num tratamento multidisciplinar a psicoterapia pode ter papéis de apoio ou até de readaptação a uma nova forma defuncionar do paciente
Oi. Não se trata de distanciamento, mas sim de complementação e apoio. Cada abordagem ou especialidade clínica contribui com os casos de acordo com sua intervenção específica.
Olá, boa tarde! O neuropsiquiatra é o profissional com formação médica e tal especialidade. É o profissional que acolhe e prescreve medicação quando necessário. O Psicólogo atua no suporte psicoterapêutico e pode escolher a abordagem ( ou especialidade ) para atuar e a psicanálise é uma delas.
Os termos realmente confundem muitas vezes. Psicologia, psiquiatria, psicanálise, neurologia, neuropsicologia, neuropsiquiatria... É uma gama de áreas e especificidades dentro delas. A Psicanálise, por exemplo, é um campo de estudos que busca entender e tratar os sujeitos a partir do princípio de que existem conteúdos que não são processados de forma consciente, mas que continuam atuantes em nossa psiquê de forma decisiva (Inconsciente). A Psicologia de Orientação Analítica é uma forma de clínica que tem como base essa abordagem. Já a neuropsiquiatria é uma subárea da Psiquiatria. Importante na detecção e tratamento de sintomas de ordem orgânica. Tanto as abordagens de inspiração psicanalítica, quanto as ramificações da psiquiatria não se excluem. Você pode lidar com questões do seu dia-a-dia em psicoterapia enquanto, concomitantemente, segue em tratamento com medicamentos ou explorando questões neurofisiológicas com o neuropsiquiatra. Espero ter auxiliado. Caso tenha mais dúvidas, fico à disposição. Abraço!