Gostaria de saber se o Tamoxifen engorda? Depois que comecei tomar engordei 10 quilos.
Gostaria de saber se o Tamoxifen engorda? Depois que comecei tomar engordei 10 quilos.
3 respostas
Olá, bom dia. Na bula do medicamento e nos relatos dos estudos clínicos com esta medicação, ganho de peso não é listado como efeito colateral do Tamoxifeno. Porém, é sabido que o Tamoxifeno pode acelerar o início da menopausa, que é uma causa possível de ganho de peso. Além disso, pode causar retenção de líquido, que também pode causar a impressão de ganho de peso. É importante saber que muitas pacientes queixam-se de ganho de peso após o tratamento adjuvante/curativo de câncer. Por isso a importância de praticar atividades físicas regularmente, lembrando que para isso deve haver uma avaliação e liberação de um cardiologista previamente; e também em manter uma dieta saudável. Atenciosamente,
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Bom dia. Não, não ganha peso diretamente. Como o colega acima mencionou, como há o início da menopausa com esta medicação, as pacientes costumam ganhar um pouco de peso sim (indiretamente). Então, é essencial ter a prática de exercícios físicos diários (pelo menos uma hora), ter uma dieta saudável e ingestão de líquidos. Controlar suas co-morbidades (p. ex. hipertensão e diabetes se houver) e logicamente cessar o tabagismo (se paciente fumar). Bom início de ano.
Perguntas semelhantes
- Tomo tamoxifeno 20 mg a dois anos e meio. Ainda faltam mais dois anos e meio. Tenho artrose nos dedo
Um câncer pode ser "transmissível" ? Exemplo: células cancerígenas circulando pelo sangue, uma pesso
Coloquei o kiscali no freezer do frigobar as 9 horas da manhã e só Percebi as 17 horas O que acontec
Tenho algumas dúvidas sobre como funciona a quimioterapia. Quando o médico fala em “ciclos”, “sessõe
Ola,tomo o anastrozol 1 mg,posso beber cerveja ou vinho?
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


