gostaria de saber se uma pessoa diabética pode ter neuropatia diabética sem apresentar os outros sin

2 respostas
gostaria de saber se uma pessoa diabética pode ter neuropatia diabética sem apresentar os outros sintomas também ou não ? obrigada
Olá tudo bem?

Sim o paciente com Diabetes Mellitus pode ter como única complicação a neuropatia diabética sem ter outras complicações concomitantes (infarto por exemplo). Importante tratar o diabetes para evitar que esta complicação única da neuropatia diabética se transforme em outras complicações concomitantes com o passar do tempo e o mal controle do diabetes. Um especialista no tema endocrinologista pode lhe ajudar nisto!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 440

Sua pergunta sobre a neuropatia diabética é muito relevante, especialmente considerando a complexidade do manejo do diabetes e suas complicações. A neuropatia diabética é uma condição que pode afetar pessoas com diabetes e se refere ao dano nos nervos causado por níveis elevados de glicose no sangue ao longo do tempo. É importante destacar que sim, uma pessoa com diabetes pode desenvolver neuropatia diabética mesmo sem apresentar outros sintomas comuns do diabetes ou de suas complicações.

A neuropatia diabética pode se manifestar de várias formas, dependendo dos nervos afetados. Os sintomas mais comuns incluem dor, formigamento ou perda de sensação nos pés e nas mãos, o que é conhecido como neuropatia periférica. No entanto, a neuropatia diabética também pode afetar outras partes do corpo, incluindo os órgãos internos, o que pode levar a problemas digestivos, urinários, e até mesmo cardiovasculares, sem necessariamente estar acompanhada por outros sintomas do diabetes.

Na medicina integrativa, a abordagem para o manejo do diabetes e suas complicações, como a neuropatia diabética, é holística e personalizada. Isso significa que além de focar no controle da glicemia, também consideramos o impacto do estilo de vida, da dieta, do estresse e de outros fatores na saúde geral do paciente. Por exemplo, estratégias que incluem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais e com baixo índice glicêmico, atividade física regular, e manejo do estresse podem ser fundamentais para prevenir ou retardar o desenvolvimento da neuropatia diabética.

É crucial para pessoas com diabetes realizar consultas regulares com profissionais de saúde para monitorar não apenas os níveis de glicose no sangue, mas também para avaliar a presença de possíveis complicações, como a neuropatia diabética. Um diagnóstico precoce e um plano de cuidados integrativo podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida do paciente, minimizando o impacto das complicações e promovendo um bem-estar geral.

Portanto, se você ou alguém que conhece tem diabetes e está preocupado com a possibilidade de neuropatia diabética ou qualquer outra complicação, é essencial buscar orientação médica. Uma avaliação detalhada e personalizada é o primeiro passo para um plano de cuidados eficaz, que considere todas as facetas da saúde do paciente.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.