gostaria de saber se uma pessoa diabética pode ter neuropatia diabética sem apresentar os outros sin
2
respostas
gostaria de saber se uma pessoa diabética pode ter neuropatia diabética sem apresentar os outros sintomas também ou não ? obrigada
Olá tudo bem?
Sim o paciente com Diabetes Mellitus pode ter como única complicação a neuropatia diabética sem ter outras complicações concomitantes (infarto por exemplo). Importante tratar o diabetes para evitar que esta complicação única da neuropatia diabética se transforme em outras complicações concomitantes com o passar do tempo e o mal controle do diabetes. Um especialista no tema endocrinologista pode lhe ajudar nisto!
Sim o paciente com Diabetes Mellitus pode ter como única complicação a neuropatia diabética sem ter outras complicações concomitantes (infarto por exemplo). Importante tratar o diabetes para evitar que esta complicação única da neuropatia diabética se transforme em outras complicações concomitantes com o passar do tempo e o mal controle do diabetes. Um especialista no tema endocrinologista pode lhe ajudar nisto!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 440
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sua pergunta sobre a neuropatia diabética é muito relevante, especialmente considerando a complexidade do manejo do diabetes e suas complicações. A neuropatia diabética é uma condição que pode afetar pessoas com diabetes e se refere ao dano nos nervos causado por níveis elevados de glicose no sangue ao longo do tempo. É importante destacar que sim, uma pessoa com diabetes pode desenvolver neuropatia diabética mesmo sem apresentar outros sintomas comuns do diabetes ou de suas complicações.
A neuropatia diabética pode se manifestar de várias formas, dependendo dos nervos afetados. Os sintomas mais comuns incluem dor, formigamento ou perda de sensação nos pés e nas mãos, o que é conhecido como neuropatia periférica. No entanto, a neuropatia diabética também pode afetar outras partes do corpo, incluindo os órgãos internos, o que pode levar a problemas digestivos, urinários, e até mesmo cardiovasculares, sem necessariamente estar acompanhada por outros sintomas do diabetes.
Na medicina integrativa, a abordagem para o manejo do diabetes e suas complicações, como a neuropatia diabética, é holística e personalizada. Isso significa que além de focar no controle da glicemia, também consideramos o impacto do estilo de vida, da dieta, do estresse e de outros fatores na saúde geral do paciente. Por exemplo, estratégias que incluem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais e com baixo índice glicêmico, atividade física regular, e manejo do estresse podem ser fundamentais para prevenir ou retardar o desenvolvimento da neuropatia diabética.
É crucial para pessoas com diabetes realizar consultas regulares com profissionais de saúde para monitorar não apenas os níveis de glicose no sangue, mas também para avaliar a presença de possíveis complicações, como a neuropatia diabética. Um diagnóstico precoce e um plano de cuidados integrativo podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida do paciente, minimizando o impacto das complicações e promovendo um bem-estar geral.
Portanto, se você ou alguém que conhece tem diabetes e está preocupado com a possibilidade de neuropatia diabética ou qualquer outra complicação, é essencial buscar orientação médica. Uma avaliação detalhada e personalizada é o primeiro passo para um plano de cuidados eficaz, que considere todas as facetas da saúde do paciente.
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.
A neuropatia diabética pode se manifestar de várias formas, dependendo dos nervos afetados. Os sintomas mais comuns incluem dor, formigamento ou perda de sensação nos pés e nas mãos, o que é conhecido como neuropatia periférica. No entanto, a neuropatia diabética também pode afetar outras partes do corpo, incluindo os órgãos internos, o que pode levar a problemas digestivos, urinários, e até mesmo cardiovasculares, sem necessariamente estar acompanhada por outros sintomas do diabetes.
Na medicina integrativa, a abordagem para o manejo do diabetes e suas complicações, como a neuropatia diabética, é holística e personalizada. Isso significa que além de focar no controle da glicemia, também consideramos o impacto do estilo de vida, da dieta, do estresse e de outros fatores na saúde geral do paciente. Por exemplo, estratégias que incluem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais e com baixo índice glicêmico, atividade física regular, e manejo do estresse podem ser fundamentais para prevenir ou retardar o desenvolvimento da neuropatia diabética.
É crucial para pessoas com diabetes realizar consultas regulares com profissionais de saúde para monitorar não apenas os níveis de glicose no sangue, mas também para avaliar a presença de possíveis complicações, como a neuropatia diabética. Um diagnóstico precoce e um plano de cuidados integrativo podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida do paciente, minimizando o impacto das complicações e promovendo um bem-estar geral.
Portanto, se você ou alguém que conhece tem diabetes e está preocupado com a possibilidade de neuropatia diabética ou qualquer outra complicação, é essencial buscar orientação médica. Uma avaliação detalhada e personalizada é o primeiro passo para um plano de cuidados eficaz, que considere todas as facetas da saúde do paciente.
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- amo doces mas recentemente soube que estou com 121 de glicose, tenho histórico na família, ainda posso consumir isoladamente algum doce (como sorvetes, bolos, refrigerantes)(uma vez no mês/duas)?
- Uva pode comer quem e diabético? E mamão e suco de saquinho?
- Estou fazendo quimioterapia, minha glicemia está sempre alterando, 237 depois 176 depois 127 , também 123 depois vai à 194 , com a quimioterapia isso é normal, pois sempre tive abaixo de 100. Obrigado
- O Forxiga 10mg é mais eficaz que a metformina no controle da resistência da insulina (pré-diabetes em adultos) ?
- Tenho diabete tipo 2 ,e agora estou com candidíase na glande e mesmo tomando remédio e passando tomada , está difícil de curar. Será porque a minha imunidade está baixa?
- Minha glicemia deu 89 após café da manhã. É normal?
- Olá, meu exame de hemoglobina glicada hb alc deu 7, 8 % estou com diabetes? antes disso tinha feito exame de glicose e tinha dado 106 me respondam por favor estou muito preocupada. Tenho 19 anos.
- Esqueci a caneta saxenda Dentro do carro durante todo dia lacrada ainda posso usar?
- Fiz um exame periódico e minha glicose deu 123.0 O que isso significa?
- Possou diabetes tipo dois, quanto ele deve dar em jejum e a noite?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1371 perguntas sobre obesidade
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.