Gostaria de saber sobre diverticulose cólica. O que significa um processo inflamatório inicial na transição

3 respostas
Gostaria de saber sobre diverticulose cólica. O que significa um processo inflamatório inicial na transição descendente /sigmoide?
Com o passar dos anos, principalmente após os 40 anos de idade ocorre a formação de saculacoes/ diverticulos em algumas porções do intestino grosso sobretudo em um local chamado sigmoide. A inflamação de uma destas saculacoes se chama diverticulite e a grande maioria das vezes é uma forma leve com envolvimento apenas bem localizado e que pode ser tratado com antibióticos e medicações orais inclusive em tratamento ambulatorial. É fundamental uma avaliação com o especialista a fim de definir o diagnóstico e sobretudo o acompanhamento.

Vou responder em termos não médicos para que voce entenda bem. Trata-se de uma inflamação não maligna, isto é, voce vai conviver com ela pois apenas a dieta e remédios para cólicas podem lhe ajudar. A cirurgia só tem indicação em casos de infecção grave que não melhora com antibióticos. Seu relato mostra que não atinge todo o intestino grosso, mas apenas no ponto entre o cólon descendente e o cólon sigmoide..
Diverticulose é o nome dado a presença de vários Diverticulos em algum segmento do Cólon ou em todo órgão.
Diverticulose Colônica é a presença de diverticulos em todo o Cólon e a Diverticilose de Sigmoide, por exemplo, é o acometimiento restrito ao Colón Sigmoide.

A Diverticulite é uma inflamação/infeção destes diverticulos, sendo um processo agudo, que cursa com dor abdominal intensa e podendo evoluir para um quadro de infecção abdominal grave. Suas complicações mais severas são perfuração, formação de abscessos intra-abdominais e sangramento. O tratamento pode ser medicamentos e domiciliar (em caso leves) até um tratamento hospitalar. A complicações são tratadas cirurgicamente na maioria dos casos!