Gostaria de tirar algumas dúvidas com os senhores: 1 - a sleeve possui menos riscos de morte e complicações

Gostaria de tirar algumas dúvidas com os senhores: 1 - a sleeve possui menos riscos de morte e complicações que a by-pass? 2 - quem possui hernia de hiato pode realizar a sleeve? 3 - é preciso tomar vitaminas? 4 - depois de quanto tempo da realização da sleeve pode-se ingerir bebidas alcoólicas?

4 respostas


Os riscos do sleeve são menores sim, pois envolve menos anastomoses e menos orgãos. O risco de estenose é menor e o risco de hérnia interna não existe. O refluxo não é mais contraindicação, pois com a perda de peso, há melhora do refluxo. Além disso o calibre menor do estômago diminui muito o refluxo. Não há deficiência de absorção de vitaminas, assim uma dieta dequada é suficiente, não há deficiência de absorção de ferro. Bebida alcoólica é contraindicado para quem tem refluxo e para quem faz gastroplastia.

TC

Dr. Teng Chang Sing

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


1 - os riscos e complicações de ambas as técnicas são semelhantes. Porém cada uma tem sua particularidade. 2- pode realizar, sabendo que se essa hérnia causa refluxo, com o Sleeve ele tende a piorar. 3- é preciso tomar. porém a deficiência vitamina é menor comparado ao by pass. 4- isso é bem subjetivo, porém recomendamos evita-las por serem calóricas. mas com 3 meses pequenas quantidades são aceitáveis.

Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho

Dr. Dorivam Celso Nogueira Filho

Cirurgião do aparelho digestivo

Curitiba

Agendar consulta

Os riscos e complicações são semelhantes, porém cada técnica tem sua particularidade e sabemos que os pacientes com Refluxo Gastroesofágico, prevalente nos portadores de Hérnia Hiatal, tem contra -indicação relativa pela técnica Sleeve, pois piora muito o Refluxo, haja visto que o médico quando se defronta com esse problema acaba tendo poucos recursos para correção, como por exemplo transformar o Sleeve em Bypass ou STRETTA, que é um procedimento novo para correção por Endoscopia ou Endostin por Laparoscopia. Portanto, se você deseja um bom resultado

Dr. Ronaldo Dias

Dr. Ronaldo Dias

Cirurgião do aparelho digestivo

Araraquara

Agendar consulta

OLA BOA TARDE TUDO BEM? QUANDO O CIRURGIÃO BARIÁTRICO ESCOLHE UMA TÉCNICA, JUNTAMENTE COM O PACIENTE, É PARA IDENTIFICAR QUAL SERÁ A MELHOR "FERRAMENTA" PARA TRATAR AQUELE PACIENTE, AQUELA OBESIDADE. CADA TÉCNICA (SLEEVE E BYPASS) APRESENTAM SUAS CARACTERÍSTICAS. EM RELAÇÃO A RISCOS, POR MAIS QUE O SLEEVE É UMA CIRURGIA MENOS AGRESSIVA QUE O BYPASS, AS DUAS APRESENTAM RISCOS SEMELHANTES, E QUE POR SINAL APESAR DA CIRURGIA BARIÁTRICA SER UMA CIRURGIA DE GRANDE PORTE, ATUALMENTE APRESENTA BAIXO INDICE DE COMPLICAÇÕES. A HERNIA DE HIATO E A DOENÇA DO REFLUXO NÃO COMBINA MUITO BEM COM O SLEEVE, POR SE TRATAR DE UM "TUBO DE ALTA PRESSÃO" SEU MECANISMO PODE PIORAR O REFLUXO. MAS PARA A ESCOLHA DA TÉCNICA É INDISPENSÁVEL AVALIAÇÃO DO PACIENTE POR UM TODO, COLOCAR EM UMA BALANÇA SUAS CARACTERÍSTICAS, E AI SIM IDENTIFICAR QUAL A MELHOR FERRAMENTA PARA CADA CASO.

Dr. Danilo Minari

Dr. Danilo Minari

Cirurgião do aparelho digestivo

Brasília

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.