Há 4 anos, fiz uma cirurgia para correção de pectus excavatum. A técnica cirúrgica utilizada foi uma

Há 4 anos, fiz uma cirurgia para correção de pectus excavatum. A técnica cirúrgica utilizada foi uma mais antiga, que não utiliza barra. Após algum tempo, percebi incômodos no tórax em alguns movimentos e posições que realizava no dia a dia. O médico identificou que uma das minhas costelas não cicatrizou corretamente, mas que não estava afetando minha respiração. No final do ano passado, passei por algumas crises respiratórias, tive sintomas gripais quase todo mês, muita tosse, catarro e inflamação na garganta, algumas vezes. Inclusive, no começo desse mês, tive muita tosse com catarro e, agora, no final do mês, estou com sintomas de gripe novamente. Será que esses problemas respiratórios podem ter alguma relação com esse problema na minha cirurgia de pectus?

1 resposta


A possibilidade de compressão pulmonar após correção do pectus escavado é rara, mesmo sem uso de barra, porém existem vários detalhes que precisam ser analisados para ter segurança - qual técnica foi usada, se há alteração objetiva do funcionamento pulmonar com exames específicos (espirometria) ou alterações pulmonares que justifiquem (bronquectasias?). Busque uma avaliação especializada se os sintomas persistem.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.