Há como corrigir micrognatismo apenas com aparelho ortodôntico, sem a necessidade de cirurgia?

8 respostas
Há como corrigir micrognatismo apenas com aparelho ortodôntico, sem a necessidade de cirurgia?
Dependendo da gravidade do micrognatismo, sim é possivel, porém às vezes, não é estável a longo prazo porque não tratou-se a origem do problema, que no caso não são os dentes, mas sim o esqueleto facial.
Att

É necessário avaliação cuidadosa.
Dependendo da idade a ortopedia funcional dos maxilares pode estimular o desenvolvimento, mas outros fatores se associam.
Como disse o colega, é necessário avaliar individualmente.
O micrognatismo por ser de origem óssea, tem resultado definitivo somente com cirurgia ortognática.
Claro que fatores como idade do paciente, expectativas em relação ao tratamento e uma anamnese bem feita irão interferir no exposto acima.
Somente através de uma consulta é que a resposta final poderá ser dada.
Dependendo da idade sim, se ainda estiver em fase de crescimento. Na idade adulta o resultado será melhor com cirurgia ortognática.
Vamos por pontos. Definindo micrognatismo: é uma condição em que a mandíbula se desenvolveu menos do que o necessário, ou seja, uma mandíbula menor que o normal. Esse problema só se resolve com cirurgia. Não há como aumentar a mandíbula sem a cirurgia ortognatica.
Vamos ao segundo ponto que é o posicionamento dessa mandíbula pequena: se projetarmos essa mandíbula pequena para frente, teremos um resultado de melhora no perfil, e aparentemente o microfnatismo "diminuirá", não pq a mandíbula cresceu, mas porque mudamos a sua posição, nos fizemos uma compensação. Então não há como aumentar o tamanho da mandíbula com aparelhos, mas é possível melhorar o posicionamento dela com aparelhos que darão uma impresssao de que à mandíbula aumentou. Esses aparelhos são chamados de protratores mandibulares e tem bons resultados de alteração de perfil, mas não são indicados em todos os casos. Espero ter ajudado.
Se for para uma criança, procure um profissional que trabalhe com Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Em alguns casos, é possível sim corrigir.
É possível em poucos casos utilizando alguns aparelhos ortopédicos durante a infância com a finalidade de estimular o crescimento mandibular. Entretanto após o período de crescimento a ortodontia e/ou Ortopedia por se só não trata a micrognatia je que os mesmos são capazes de movimentar apenas os dentes para as posições ideais.
Dessa forma a cirurgia Ortognática é o único tratamento para uma Harmonização Facial.

Atenciosamente,

Gustavo Campos
Tendo o diagnóstico de micrognatismo um avanço de um ou dos dois maxilares se faz necessário. Vejo a cirurgia como a melhor forma de corrigir esta situação. A ortopedia pode ser tentanda. Mas com uma ressalva muito importante, uma avaliação minuciosa dos danos que a terapia ortopédica pode causar as ATM's.