Há dois anos passei por problemas emocionais, fiz uso do abocresil ovulo e comecei a usar anticoncepcional.

Há dois anos passei por problemas emocionais, fiz uso do abocresil ovulo e comecei a usar anticoncepcional. Tudo no mesmo período, desde então perdi minha lubrificação e umidade vaginal.Agora tenho dor na relações sexuais por falta de lubrificação.Como recuperar a umidade.Qual pode ser a causa?

3 respostas


A dispaurenia (dor durante a penetração peniana) compreende 60% das mulheres com problemas sexuais sendo o distúrbio sexual com mais causas orgânicas. Uma consulta com um ginecologista para avaliar a causa orgânica pode resultar em uma estratégia de tratamento que poderá levar a reversão aos coitos dolorosos. Um dos exames não invasivos e eficazes para esclarecer a etiologia da dispaurenia muito solicitados pelas mulheres é a Ultrassonografia endovaginal (USG) que poderá ser solicitada a critério do ginecologista. Existe também dispaurenia psicogênica, aquela cuja origem é psicológica e o prognóstico para esses casos é excelente, mas deve ser tratada por profissional ginecologista treinado em Terapia Sexual (TS) que faça uso de técnicas comportamentais para a dessenssibilização sistemática dos estímulos dolorosos.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Conforme dito pelos colegas acima, é necessária uma investigação, por parte de um ginecologista, sobre a existência ou não, de causas orgânicas, que estariam interferindo na lubrificação vaginal. Também considero importante que você busque um psicólogo para que, juntamente com ele, perceba, dentro desse contexto, aquilo que está por trás da ausência de lubrificação, caso sejam descartadas possíveis causas orgânicas e, independentemente disso, como você tem se sentido a esse respeito, uma vez que o relacionamento sexual tem sua relevância dentro do casamento.


Olá. Você começa assim: "A dois anos passei por problemas emocionais..." Acredito que esses problemas emocionais são tão importantes para você que ainda podem estar ressoando aí dentro de você. Nosso organismo é um sistema totalmente integrado, e as nossas emoções estão no centro de tudo, eu aconselharia buscar uma ajuda com profissional da área de saúde mental, Psicólogos especialistas em Terapia sexual, Terapia de casal, nesse sentido acredito que terá um bom resultado, e juntamente busque um ginecologista. Att Sayonara Machado

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.