Há sintomas físicos de ansiedade que podem permanecer durante meses?

29 respostas
Há sintomas físicos de ansiedade que podem permanecer durante meses?
Olá. Sim, enquanto a ansiedade não for tratada geralmente os sintomas físicos e emocionais permanecem. Diante disso, aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para que possa investigar e tratar a patologia em suas origens e avaliar a necessidade do trabalho conjunto com psiquiatra. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Olá. Como vc está?
A resposta é sim. Porém a ansiedade pode acontecer por diferentes fatores, é bem amplo quando falamos da ansiedade com sintoma.
Outra coisa importante é que vc já conseguiu identificar a ansiedade no seu corpo, então ela provavelmente, precisa ser olhada com carinho e atenção e vc pode contar com a ajuda de um profissional qualificado.
Disponha se quiser conversar. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
A resposta mais curta é sim, sinais e sintomas ansiosos podem permanecer durante meses ou anos. Antes de tudo é preciso verificar qual o impacto que essa organização emocional está trazendo para a vida da pessoa ou das pessoas ao seu redor. Muitas vezes nos adaptamos a sensações e sentimentos negativos que, quando bem trabalhados, podem trazer uma melhora significativa no seu bem estar.
Sim, é possível que sintomas físicos de ansiedade persistam por meses em algumas pessoas. A ansiedade pode manifestar-se de diversas formas, incluindo sintomas físicos como tensão muscular, dores no corpo, fadiga, problemas gastrointestinais, palpitações, entre outros. Esses sintomas podem perdurar se a ansiedade não for adequadamente gerenciada ou se a pessoa continuar enfrentando situações estressantes. Além disso, a ansiedade crônica pode ter efeitos duradouros no corpo, mesmo quando não está manifestando-se intensamente. A busca por apoio profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ser útil para compreender e abordar os aspectos emocionais e físicos da ansiedade. Estabelecer estratégias de enfrentamento, como a psicoterapia, prática de técnicas de relaxamento e mudanças no estilo de vida, também pode contribuir para a redução dos sintomas ao longo do tempo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Concordo com as respostas dos colegas acima, mas acrescento uma dica: algumas doenças clínicas, como a disfunção da tireoide, bem como o uso de algumas medicações usadas para tratar outras coisas, também podem dar sintomas de ansiedade. Nem tudo é psicológico. Então, sugiro que, antes de qualquer coisa, você procure um médico clínico, conte os seus sintomas e faça uma bateria de exames para descartar qualquer origem orgânica para os seus sintomas. E também busque a terapia, claro, pois vai te fazer muito bem também, até mesmo para aprender a lidar com esses sintomas tão chatinhos.
Pode!
O melhor a fazer é elaborar essa ansiedade e não, apenas, os sintomas!
Faça o que for possível, aquilo que não depende de você, jogue para o universo. Aquilo que não for para ser seu, não será, e, aquilo que for para ser seu, será; esse pensamento aliviará muito os sintomas da ansiedade,
Um abraço,
Lea
Olá, sim, os sintomas de ansiedade, se não tratados, podem permanecer por meses, ou até, anos. É imprescindível um tratamento psicoterápico psicanalítico para compreender as causas dessa ansiedade. Portanto, me coloco disponível para o agendamento de consultas.
Oie, como você está?
Sim, é possível, quando a ansiedade não está sendo tratada.
Com o acompanhamento adequado, esses sintomas podem reduzir significativamente.
Olá! Sim, os sintomas de ansiedade podem prevalecer por mais tempo. Faça um acompanhamento para que compreenda os motivos e consiga ter melhor controle dos sintomas.
Caso tenha dúvidas se os sintomas são mesmo da ansiedade, procure um médico. Abraços
Olá! Existem sintomas físicos de ansiedade que podem persistir por meses. Segundo a psicologia, a ansiedade crônica pode manifestar-se através de vários sintomas físicos. Alguns desses sintomas incluem:

1. Tensão muscular:: Dor ou desconforto muscular contínuo.
2. Perturbações do sono: Dificuldade em adormecer ou manter o sono.
3. Fadiga: Sentir-se constantemente cansado ou esgotado.
4. Dores de cabeça: Cefaleias frequentes ou enxaquecas.
5. Perturbações gastrointestinais: Problemas como dor de estômago, náusea, diarreia ou constipação.
6.Aumento da frequência cardíaca: Palpitações ou taquicardia.
7. **Respiração rápida ou hiperventilação: Pode levar a sensações de tontura ou falta de ar.
8. Sudorese excessiva: Transpiração em situações não provocadas por calor ou exercício físico.

É importante notar que a persistência e a intensidade dos sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, é sempre recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e tratamento. A terapia e, em alguns casos, a medicação, podem ser muito eficazes no manejo da ansiedade crônica.
Boa noite!
Compartilho a resposta dos colegas, os sintomas pode permanecer durante período até que você consiga através da Psicoterapia compreender seus anseios e angústia.
E processo que requer tempo, porém muito eficaz.
Fico à disposição para qualquer dúvida!
Olá. É possível que sim. Sugiro buscar auxílio médico e psicológico o quanto antes, pois eles poderão atuar sobre os sintomas e aliviar as sensações físicas.
Olá! A resposta é sim. Os sintomas tanto físicos como emocionais da ansiedade podem durar por alguns meses, geralmente, aproximadamente 6 meses. É importante buscar ajuda profissional caso esteja passando por isso, especialmente se os episódios são recorrentes. Espero que fique bem. Caso queira, estou à disposição. Podemos agendar um atendimento.
Olá, Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Sim, é necessário realizar um tratamento de psicoterapia e conforme intensidade e frequência, em conjunto com medicação, para que os sintomas físicos sejam reduzidos ou eliminados.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Sim. Na verdade os sintomas físicos fazem parte da ansiedade. Sempre que sentirmos ansiedade sentiremos sintomas físicos, alguns mais intensos outros mais brandos.
Porém, na ansiedade patológica alguns sintomas são mais incômodos e persistentes, eles irão desaparecer quando a condição for tratada.
Olá! Espero que esta mensagem o encontre bem.
Com relação a sua pergunta a resposta é sim. A ansiedade é uma emoção, e como toda emoção nós temos sintomas fisiológicos (como frio na barriga, sudorese, taquicardia entre outros), logo se tenho ansiedade terei os sintomas físicos.
Estes sintomas podem aparecer e se manter durante meses, para identificar o porquê isso se mantém, é preciso uma análise mais criteriosa, pois pode ser algo complexo ou, às vezes, mas fácil de compreender. Esta ansiedade, por exemplo, pode estar ligada a um trauma, percepção de autoeficácia baixa ou a algum evento do passado traumático.
O mais indicado é que procure um profissional da psicologia para identificar as causas e assim propor um tratamento. Me coloco à disposição e espero ter ajudado.
Quando surgem os sintomas no corpo fisico, é preciso entender, o que eles estão nos dizendo, senão eles não cessam.
A medicina visa melhorar o corpo fisico e o psicologo deve participar do processo para levar ao paciente solucionar o que está lhe afetando no emocional.
Muitas pessos vivem dopadas para suportar casamentos ou vida profissional infelizes ao inves de buscar ajuda psicologica antes de adoecer e tomar as decisoes que precisam tomar.
Somente temos ansiedade porque estamos vivos, mas mante-la em equilibrio é necessario. Ter a consciencia de viver no Agora porque a ansiedade vem de ansia do que pode nos acontecer no futuro, e como não é possivel saber se acordaremos amanhã, o melhor é focar no agora e deixar o amanhã para quando ele chegar, se chegar.
bjs no coração.
Cida Santos
Olá! Tudo bem? Que tudo esteja bem! É compreensível que a ansiedade possa se manifestar de diferentes maneiras, incluindo sintomas físicos que podem persistir ao longo do tempo. Sensações como tensão muscular, dores no corpo, dificuldades respiratórias e até problemas gastrointestinais são comuns em casos de ansiedade.
Se você está enfrentando sintomas físicos de ansiedade que persistem por meses, é fundamental abordar essa questão de maneira adequada. A ansiedade prolongada pode impactar significativamente sua qualidade de vida, tanto emocional quanto fisicamente.
Havendo interesse por um apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para uma avaliação mais aprofundada, estou à disposição. terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar as causas subjacentes da ansiedade, desenvolver estratégias de enfrentamento e promover o bem-estar geral.
Entendo que enfrentar esses sintomas pode ser desafiador, e estou aqui para oferecer suporte. Se você estiver aberto(a) a explorar essas questões mais profundamente, consideraria iniciar uma terapia para trabalharmos juntos(as) no seu caminho em direção ao equilíbrio emocional. Estou à sua disposição para conversamos mais sobre isso e ajudar no processo de melhoria através da psicoterapia, se desejar. Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Sim, a ansiedade pode causar sintomas físicos que podem durar meses. Do ponto de vista psicanalítico, a ansiedade é um sinal de que algo está errado. Ela pode ser um sinal de que a pessoa está enfrentando um conflito interno, ou que está sendo exposta a um ambiente que é prejudicial para ela.
Em casos de ansiedade grave ou crônica, esses sintomas podem persistir por meses, mesmo quando o fator estressor original não está mais presente.
Por isso, é importante buscar ajuda profissional para tratar a ansiedade.
O tratamento psicanalítico pode ajudar a pessoa a entender a origem da sua ansiedade e a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Olá! Pode sim. Esse tipo de sintoma físico pode estar relacionado as emoções. A ajuda de um profissional como um psicólogo ou um psicanalista pode ajudar a entender como o seu corpo e sua mente interpretam seus medos. Se aprofundando no seu jeito de funcionar você conseguirá se rever. Fico á disposição.
Sim, a ansiedade pode manifestar-se de várias formas físicas que podem persistir por meses, especialmente se não for tratada ou gerenciada de forma adequada. Alguns dos sintomas físicos da ansiedade que podem ser de longa duração incluem:

Dores de cabeça crônicas: A tensão e o estresse podem causar ou exacerbar dores de cabeça, incluindo enxaquecas.
Dores musculares e tensão: Muitas pessoas com ansiedade experimentam tensão muscular contínua, que pode levar a dores musculares crônicas.
Problemas digestivos: A ansiedade pode afetar o sistema gastrointestinal, levando a sintomas como dor de estômago, náuseas, diarreia ou síndrome do intestino irritável (SII).
Dificuldades de sono: A insônia e outros distúrbios do sono são comuns em pessoas com ansiedade, podendo afetar a energia e a saúde física a longo prazo.
Fadiga: Mesmo sem distúrbios do sono, a ansiedade pode causar fadiga crônica, tornando difícil se sentir energizado e descansado.
Palpitações cardíacas: A ansiedade pode levar a sentir o coração batendo forte ou rápido, um estado que pode persistir por longos períodos em alguns casos.
Respiração rápida ou hiperventilação: Isso pode ser um sinal de ansiedade, especialmente durante ataques de pânico, e pode ocorrer repetidamente ao longo do tempo.
Suor excessivo: Alguns indivíduos com ansiedade podem experimentar suor excessivo sem uma causa física imediata.
Tremores ou espasmos musculares: A ansiedade pode causar tremores visíveis ou sensação de tremor no corpo.

É importante abordar tanto os sintomas físicos quanto os psicológicos da ansiedade. Métodos de tratamento podem incluir terapia, medicação, técnicas de relaxamento, exercícios físicos e mudanças no estilo de vida. Se você está experimentando esses sintomas por um período prolongado, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde mental ou de um médico para avaliação e tratamento adequados.
Olá! De modo geral, quando não há um acompanhamento profissional especializado, os sintomas de ansiedade podem perdurar por longos períodos. Além disso, o não tratamento de sintomas ansiógenos pode agravar quadros de estresse. O ideal é buscar o auxílio de um profissional da saúde capacitado. No caso de psicólogos, esses profissionais podem acompanhá-lo(a) por meio de uma avaliação ampla e tratamento direcionado para as demandas levantadas. Não deixe de buscar um auxílio profissional! Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá, espero que esteja bem.
Sim, isso é completamente possível.
A ansiedade em graus mais elevados pode causar sintomas fisiológicos bastante incômodos, e, no caso de não tratamento dessa ansiedade patológica, os sintomas fisiológicos que a acompanha podem permanecer por tempo indefinido.
O ideal é procurar atendimento com um profissional da saúde mental para aprender a lidar com essa ansiedade e com esses sintomas. A terapia cognitivo comportamental tende a ajudar bem no manejo da ansiedade.
Sim, há sintomas físicos de ansiedade que podem persistir por meses em algumas pessoas. A ansiedade crônica pode manifestar uma variedade de sintomas físicos, incluindo tensão muscular, dores de cabeça, palpitações cardíacas, problemas gastrointestinais, fadiga persistente, dificuldades para respirar, tonturas e outros sintomas somáticos. Estes sintomas podem variar em intensidade e frequência de pessoa para pessoa, e podem ser desencadeados por estresse contínuo ou ansiedade crônica. É importante consultar um profissional de saúde para avaliar e tratar adequadamente esses sintomas, pois a ansiedade prolongada pode impactar significativamente a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
Olá! Os sintomas de ansiedade perduram enquanto não é realizado tratamento da causa raiz. Busque ajuda de profissional da psicologia. Conte com a minha experiência para te auxiliar.
Olá tudo bem?
Espero que sim, vamos lá!
Sim, sintomas físicos da ansiedade podem persistir por meses em algumas pessoas devido à natureza crônica e recorrente da ansiedade. Estudos têm mostrado que a ansiedade crônica pode levar a uma série de alterações físicas no corpo, incluindo desregulação do sistema nervoso autônomo, aumento dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), inflamação crônica e tensão muscular prolongada. Essas alterações podem contribuir para a persistência dos sintomas físicos ao longo do tempo, mesmo após a resolução dos fatores desencadeantes iniciais da ansiedade. Portanto, é crucial buscar ajuda profissional para gerenciar a ansiedade de maneira eficaz e tratar os sintomas físicos associados.
Estou a disposição!
Oara Milametto Mendonça :)
@oaramendonca
Olá,
Concordo com todas as colocações dos colegas, e acrescento a prática de técnicas de relaxamento, mindfulness, respiração diafragmática e a continuidade no processo psicoterapêutico, objetivando um melhor/maior gerenciamento e manejo dos sintomas. ;)
Oie, espero que estejas bem! Bom, todo e qualquer sintoma físico provocados pela ansiedade podem permanecer por muito tempo, especialmente senão tratados, não tente fugir da ansiedade, é necessário estar atento aos sinais do teu corpo. A ansiedade não tem que ser a vilã em sua vida. Aprenda a tornar ela sua amiga! Eu posso lhe ajudar.
As causas da ansiedade variam de pessoa para pessoa, bem como os sintomas, inclusive os físicos. É importante realizar uma investigação e tratamento, específicos para você. Estou à disposição, caso queira marcar uma consulta.