Hoje tem 26 dias que estou tomando sertralina 6 dias 25mg e 20 de 50mg, tenho me sentido mal todos e
Hoje tem 26 dias que estou tomando sertralina 6 dias 25mg e 20 de 50mg, tenho me sentido mal todos esses dias e hoje foi um dos piores dias pensei que ia enlouquecer meus músculos começaram a travar minha mandíbula enrigeceu um pouco fiquei sem saber o que fazer sozinha em casa tenho 63 anos . To com muito medo, só vou ao medico na próxima semana. Esses efeitos colaterais é normal? Meu médico é do sus não tem como falar c ele.
5 respostas
Sinto muito que você tenha passado por isso — deve ter sido muito assustador. Alguns efeitos colaterais da sertralina podem ocorrer nas primeiras semanas, como ansiedade aumentada, tremores, tensão muscular e mal-estar, e muitas vezes melhoram com o tempo. No entanto, travamento muscular e rigidez da mandíbula não são sintomas que devem ser ignorados, principalmente se vieram acompanhados de sensação intensa de descontrole ou medo. O mais seguro é procurar atendimento médico antes da próxima consulta, especialmente se os sintomas voltarem ou piorarem. Se possível, vá a uma UPA ou pronto atendimento para ser avaliada.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Essa reação pode indicar um efeito colateal do uso da sertralina. o indicado é que você interrompa a medicação até conseguir retornar no seu médico. Comece reduzindo a medicação por 6 dias para 25mg e em seguida interrompendo o uso até a próxima consulta.
Entendo sua angústia, passar por isso sozinha pode dar muito medo mesmo. Algumas pessoas podem sentir aumento da ansiedade ou desconfortos físicos nas primeiras semanas de uso da sertralina, enquanto o organismo ainda está se adaptando. Porém, sintomas como rigidez muscular ou travamento da mandíbula merecem atenção. Se esses sinais voltarem ou ficarem intensos, o mais seguro é procurar um atendimento de saúde para avaliação, mesmo antes da consulta marcada. Assim um profissional poderá examinar você e orientar a melhor conduta.
A sertralina pode causar, principalmente no início do tratamento, aumento transitório da ansiedade, inquietação, sensação de agitação, tremores, tensão muscular, alterações do sono e mal-estar físico. Em algumas pessoas, essa fase de adaptação pode ser mais intensa e durar algumas semanas. Porém, o que você descreveu — sensação de que iria enlouquecer, músculos travando, rigidez na mandíbula e grande sofrimento — merece ser avaliado com atenção, especialmente pela sua idade e pela intensidade dos sintomas. Não significa necessariamente que seja algo grave, mas é importante não esperar em sofrimento intenso até a próxima consulta sem orientação. Se possível, procure uma unidade de saúde, pronto atendimento ou serviço de referência para relatar a reação e verificar se é necessário algum ajuste. Se surgir rigidez muscular importante, febre, confusão, desmaio, agitação intensa, falta de ar, dor no peito ou pensamentos de se machucar, procure atendimento de urgência. Não suspenda a sertralina ou altere a dose por conta própria, pois a decisão deve ser feita pelo médico que acompanha o caso. Algumas pessoas precisam de uma introdução mais lenta da medicação, ajuste da dose ou outra estratégia para reduzir esses efeitos iniciais. Como você tem 63 anos e está tratando sintomas relacionados à ansiedade, crise de ansiedade, ataques de pânico, depressão, insônia ou transtornos de humor, o acompanhamento psiquiátrico é fundamental para encontrar uma medicação e uma dose que sejam bem toleradas. Até a consulta, se possível, evite ficar sozinha em momentos de crise: avise alguém de confiança sobre o que está acontecendo e tenha apoio caso os sintomas voltem a ficar muito intensos.
Rigidez da mandíbula e sensação de músculos “travando” após 26 dias de sertralina não devem ser consideradas simplesmente efeitos normais de adaptação, principalmente aos 63 anos e quando o episódio foi intenso. A sertralina pode causar tremores e tensão muscular, mas é necessário avaliar outras causas e verificar todos os medicamentos utilizados. Como você ficou muito mal e não consegue falar com seu médico antes da próxima semana, procure atendimento presencial antes da consulta se a rigidez reaparecer ou persistir. Febre, confusão, agitação intensa, sudorese importante, tremores generalizados, diarreia ou rigidez muscular progressiva exigem avaliação de urgência.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
