Hormonios femininos,podem dar depressão em transexuais que fazem hormonização? Caso positivo,qual

8 respostas
Hormonios femininos,podem dar depressão em transexuais que fazem hormonização?
Caso positivo,qual o melhor a proceder?
Qualquer substância diferente no seu corpo pode levar a alterações. Mas acredito que o mais importante seria você falar sobre essa transformação, na forma de simbolizar e colocar em palavras a mudança que está acontecendo e o que significa pra você, isso te ajudará a identificar o que está acontecendo quanto ao que nomeia de depressão. Um psicanalista pode te ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Conforme já foi descrito anteriormente, toda e qualquer substância podem trazer os chamados efeitos colaterais.
É importante estar em acompanhamento psicológico, psiquiátrico entre outros para que possam lhe auxiliar da melhor maneira possível a lidar com estas mudanças e até mesmo com as suas próprias questões.
Abraços!

Fico a disposição.
Concordo com a colega Mayara Souza. Toda e qualquer substância diferente em seu corpo pode provocar alterações físicas e psíquicas. O processo de hormonização pode trazer diversas mudanças, o ideal é que você realize um acompanhamento terapêutico para que as mudanças possam ser nomeadas e que o profissional possa lhe auxiliar. A psicanálise poderá com certeza te ajudar nesse momento. Fico à disposição.
É preciso investigar os motivos dessa possível depressão. Fatores externos e tambem emocionais podem favorecer o surgimento de sintomas que podem ou não confirmar um diagnóstico de Depressão! Com as experiências dos meus pacientes trans , sabemos que o uso dos hormônios geram sim mudanças fisicas e tmb alguma alteração no humor. Portanto, o diagnóstico de depressão precisa ser feito por psiquiatras para se necessário o uso de medicamentos para buscar o alivio dos sintomas fisicos e tambem encaminhado para uma psicoterapia para ser trabalhado a origem de ordem psicológica!! Estou a disposição!
Um dos efeitos colaterais dos hormônios induzidos é a alteração de humor. Quanto ao quadro depressivo, apenas o uso de hormônios não serve de critério para diagnóstico. O ideal e você procurar um endócrinologista, caso necessário ele te encaminhar para acompanhamento psicológico.
Abs.
OLá! toda e qualquer forma de alteração hormonal pode levar a uma depressão endógena. Mas, seria interessante buscar por uma Psicoterapia. Paz e Bem!
Olá,
Certamente, os hormonios podem alterar seu estado de humor, uma vez que a relação química entre ambos é direta. É importante que entendamos que o tratamento combinado com terapia e avaliação médica se fazem necessários em muitos dos casos, pois um não substitui o outro. O medicamento não irá ajudar a simbolizar e entender o lugar do sujeito nas escolhas e repercussões destas no mundo, tão pouco a terapia irá regular algum distúrbio químico no organismo. Estamos diante de psiquismo e fisiologia. Corpo e mente se entrelaçam e também se fragmentam quando querem comunicar algo que a outra instancia (desse corpo/mente) não consegue entender. Sugiro então, que procure um especialista médico para avaliar os efeitos da mente no corpo, e um profissional terapeuta para lhe ajudar a interpretar o que esse corpo comunica à essa
mente.
Independente dos fatores que alteram, seus químicos do cérebro, internos ou externos; se tem apresentado sintomas psiquicos, procede realizar a avaliação psicodiagnostica e psicométrica. Caso seja necessário será indicação de tratamento a medicina e a psicoterapia.

Especialistas

Marcus Vinícius Rodrigues de Souza

Marcus Vinícius Rodrigues de Souza

Endocrinologista, Internista

Uberlândia

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Hormonioterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.