Iniciei o tratamento para TAG com fluoxetina há uns 2 meses,comecei com 1 comprimido e aumentamos pa

2 respostas
Iniciei o tratamento para TAG com fluoxetina há uns 2 meses,comecei com 1 comprimido e aumentamos para 2 na minha ultima consulta,ha alguns dias,porém,comprei o genérico em questão do preço,os sintomas físicos como tremores e taquicardia ainda não passaram,é normal?ou é por ser medicamento genérico?
O uso da fluoxetina pode levar a sintomas como tremores. "Taquicardia" aceleração dos batimentos cardíacos é algo que só pode ser constatado através da ausculta do coração. O que faz as pessoas se queixarem, em geral - e que chamam de taquicardia - são palpitações que a pessoa sente no peito. Estas palpitações podem ter várias origens. O tempo necessário para melhora de eventuais efeitos colaterais de medicações é variável, dependendo da pessoa e de qual é o efeito colateral em questão. Assim, alterações de sono geralmente melhoram em semanas e alterações da capacidade de orgasmo podem demorar muito ou mesmo permanecer. O que é importante que, à parte alguns efeitos colaterais desagradáveis, estas medicações são muito seguras. E nem tudo o que se sente, quando se usa um remédio, é devido a ele. Por vezes, são apenas coincidência. Em relação aos genéricos, teoricamente eles devem ter os mesmos efeitos que a medicação de referência. Mas, para saber se isto realmente ocorre, somente pode ser feito através do controle periódico de amostras da medicação, o que requer grandes gastos - o que nem todas as indústrias farmacêuticas têm disponibilidade para gastar. Assim, possivelmente são mais seguros os genéricos que são periodicamente testados, quando comparados àqueles que são testados apenas uma única vez, para serem liberados pela ANVISA.

Eu não compreendi bem se os sintomas físicos da ansiedade ainda não melhoraram ou se houve resposta ( alguma melhora ) mas após a troca para o genérico , essa melhora não se manteve . Na minha prática alguns pacientes quando trocam de uma medicação desmarca para genérico ou similar, percebem piora do quadro de base, aumento de efeitos colaterais . Sentem -se “menos confortáveis “ com a medicação . Se falamos de uma pessoa que é metabolizadora rápida, até pequenas alterações na dose da medicação podem levar a piora do quadro. De qualquer maneira, seu médico assistente eh a pessoa que pode lhe orientar melhor. Abraço !