Já tomei rossuvadtatina e depôs parei o endócrino agora passou a sinvastatina . Qual a diferença de

3 respostas
Já tomei rossuvadtatina e depôs parei o endócrino agora passou a sinvastatina . Qual a diferença de uma para a outra?
Sua pergunta é bastante pertinente, especialmente quando falamos sobre o cuidado e a manutenção da saúde cardiovascular e do metabolismo lipídico, áreas essenciais dentro da endocrinologia e nutrologia. Ambas, rosuvastatina e sinvastatina, pertencem à classe dos medicamentos conhecidos como estatinas, que são amplamente utilizadas para o tratamento de dislipidemias, ou seja, alterações nos níveis de gorduras no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos. Essas substâncias atuam inibindo uma enzima específica no fígado responsável pela produção de colesterol, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL (frequentemente chamado de "colesterol ruim") e triglicerídeos no sangue, além de promover um leve aumento no colesterol HDL ("colesterol bom").

A principal diferença entre a rosuvastatina e a sinvastatina está na sua potência e na sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol. A rosuvastatina é conhecida por ser mais potente, o que significa que, em doses menores, pode reduzir os níveis de LDL mais eficazmente do que a sinvastatina. Isso pode ser particularmente útil em casos de hipercolesterolemia grave ou quando o paciente não alcança os níveis desejados de colesterol LDL com outras estatinas.

Além disso, as estatinas diferem em seus perfis de efeitos colaterais, interações medicamentosas e na maneira como são metabolizadas pelo corpo. Por exemplo, a sinvastatina é mais propensa a interagir com outros medicamentos e alimentos, como o suco de grapefruit, que podem aumentar o risco de efeitos colaterais. Já a rosuvastatina tem uma menor incidência dessas interações.

A escolha entre uma e outra dependerá do seu perfil clínico individual, histórico médico, resposta prévia a medicamentos e os objetivos específicos do tratamento. Por isso, é essencial uma avaliação detalhada e personalizada pelo seu médico, que considerará todos esses fatores para determinar o tratamento mais adequado para você.

Lembre-se, a medicina integrativa enfoca não apenas no tratamento específico do sintoma ou condição, mas na saúde como um todo, incluindo hábitos de vida, nutrição, exercícios físicos e bem-estar emocional. Portanto, além do tratamento medicamentoso, pode ser recomendado ajustes no estilo de vida que podem significativamente contribuir para a melhoria da saúde cardiovascular.

É importante continuar em acompanhamento com seu endocrinologista para monitorar os efeitos do tratamento e fazer ajustes conforme necessário, garantindo assim o melhor cuidado para a sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá,
A rosuvastatina e a sinvastatina são medicações que pertencem à mesma classe, ou seja, tem um mecanismo semelhante para abaixas os níveis de colesterol. Apesar de mais barata e estar disponível na rede pública, a sinvastatina é uma medicação menos potente que a rosuvastatina. É essencial o acompanhamento dos níveis de colesterol, independente de qual medicação utilizar e o endocrinologista é o profissional mais indicado para este tipo de situação.
Atenciosamente
Dr Gustavo Koga
Médico Endocrinologista
CRM 188024/RQE 91863
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Elas são da mesma classe. Na verdade o
que muda é a potencia. O que muda é aue a rosuvastatina é mais potente!

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400