Já tomei Sertralina para tratar ansiedade generalizada e melhorei. Só que quando eu retirei o remedio

4 respostas
Já tomei Sertralina para tratar ansiedade generalizada e melhorei. Só que quando eu retirei o remedio (com auxilio do médico) tive recaída dos sintomas. Agora voltei a tomar e estou com 20 dias com 200 mg. Quanto tempo demora até a ansiedade melhorar 100 por cento e minha vida voltar ao normal?
Cerca de 3 semanas. Logo voltará à estabilidade anterior. Tenha sucesso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ansiedade é um fenômeno NORMAL ante situações de perigo ou conflito mas, quando muito intensa e prolongada, deve ser tratada. A psicoterapia frequentemente é útil, mas a indicação da sertralina está totalmente certa: é uma das medicações mais eficazes no transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e NÃO há dúvidas, atualmente, de que o TAG se deve também a alterações no cérebro.

Em geral, transtornos psiquiátricos requerem tratamentos prolongados e não raro, contínuos - assim como pessoas com pressão alta, diabete ou asma também podem requerer tratamento contínuo.

Desaparecendo os sintomas por muito tempo, pode-se diminuir as doses ou parar a droga, SEMPRE sob orientação médica. Se houver recaída, o tratamento pode ser reiniciado. A melhora em geral se inicia após algumas semanas. Não é possível saber de antemão que dose vai ser suficiente ou quanto demora o controle completo. Não havendo sucesso, às vezes há necessidade de troca de medicação, sempre sob supervisão psiquiátrica.
Olá! Se o que você vem sentindo tem ainda a ver com o fenômeno denominado transtorno de ansiedade generalizada [verifique com seu(sua) médico(a)], normalmente espero até 6 a 8 semanas antes de desistir de algum medicamento. Portanto, tente aguardar esse tempo a fim de sentir realmente o benefício do tratamento. Algo que se deve considerar também é se você está em psicoterapia. Penso ser essencial para o êxito em tratamento dos transtornos de ansiedade em geral.
Para ter a redução dos sintomas da ansiedade é preciso também fazer psicoterapia e não somente utilizar medicamentos. A recaída geralmente acontece quando não foram trabalhadas as questões que levam à essa ansiedade, por isso que o ideal é a associação do medicamento junto ao acompanhamento psicológico.
Na dúvida sobre o tratamento ideal para você, busque sempre auxílio do médico psiquiatra e do psicólogo, pois são eles que vão te orientar e planejar um tratamento para que você tenha uma qualidade de vida melhor e mais próxima desse 100% que você tanto almeja.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Raphael Palmeira

Raphael Palmeira

Psicanalista

Itatiba

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.