lexapro aparece em exames toxicológicos realizados com cabelo ?

2 respostas
lexapro aparece em exames toxicológicos realizados com cabelo ?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Nunca pedi e só deve ser pedido a partir do consentimento do paciente e familia. É um exame caro e deve ser pedido somente em alguns casos muito bem selecionados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Felippe Ricardo Felicio Estima
Psiquiatra, Médico perito
São Paulo
O exame toxicológico, em geral se divide entre dois testes, um mais sensível para drogas ilícitas (buscar indício de consumo de drogas ilícitas) através de reações de anticorpos, e caso tenha resultado positivo, um novo teste de espectometria de massa e cromatografia espectral poderá ser realizado. Nesse segundo teste são identificados escitalopram (lexapro) e norcitalopram (um metabólito do medicamento).
Ou seja, lexapro pode ser detectado, mas em geral, apenas quando for ativamente procurado ou quando o paciente em uso do lexapro for usuário de substâncias ilícitas em dose não-acidental.
Os cabelos crescem em média 1cm por mês e as drogas se acumulam mais próximo da ponta do fio de cabelo, proporcionalmente ao mes / semana / dia em que foram utilizadas. Por exemplo, se foi utilizado lexapro por 1 mês ha 3 meses atras, isso será detectado no terceiro cm de cabelo (em relação ao couro cabeludo).

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 860 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.