Litio 900mg e escitalopram 10mg é uma combinação segura em tab II em estado misto com ansiedade mode

Litio 900mg e escitalopram 10mg é uma combinação segura em tab II em estado misto com ansiedade moderada/alta? Apenas o lítio não estava segurando a ansiedade e caudando grande sofrimento.

3 respostas


No caso de estado misto (os sintomas "ansiosos" podem ser até mesmo parte do estado), eu iria preferir utilizar Valproato no lugar de usar um antidepressivo. É um ótimo medicamento para estados mistos. E não há nenhum problema em fazer a combinação lítio + valproato. Vale a pena conversar com seu/sua medico/a e discutir as opções.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! Não é indicado o uso de escitalopram (antidepressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina – ISRS) em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar tipo II (TAB II) em estado misto e com ansiedade. Essa medicação pode agravar o estado misto e a ansiedade, não apresentar benefício significativo para esses sintomas e, além disso, há o risco de desencadear virada maníaca. Existem medicações de outras classes mais adequadas e indicadas para o manejo desses episódios.


Saudações! Se for o que eu entendi, você não está em estado de mania ou hipomania, e está com muita ansiedade. Sendo assim, a associação foi bem indicada. Espero ter contribuído.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.