Lobectomia pulmonar

8 respostas
Bom dia, em media quanto tempo o paciente ja esta totalmente recuperado da cirurgia de lobectomia?
Boa tarde,

Geralmente para atividade profissional, sem esforço fisico, geralmente de 2 a 3 semanas. É sempre bom lembrar que nas técnicas minimamente invasivas, robótica e por vídeo, os pacientes retornam as atividades antes, devido a menor intensidade de dor no pos-operatorio.

Abs.

Este tempo e muito variável e é influenciado por diversos fatores dentre eles metecem destaque: idade do paciente, doença que motivou a cirurgia, via de acesso (video x convencional) entre outros
Um paciente lobectomizado tem a retirada de um lobo pulmonar, sendo assim totalmente recuperado não seria oportuno. Entretanto pensando em expansibilidade pulmonar pode oscilar devido alteração da elasticidade (complacência) pulmonar (varia com tempo de tabagismo, asma, etc...).
Recuperar-se de uma cirurgia varia conforme atividade muscular do pcte no pos-operatorio e possiveis complicacoes inerentes de um procedimento complexo como este, entretanto pacientes tendem a andar apos 24h. Tendem a fazer suas atividades diarias em 1 semana - a depender de suas funcoes respiratorias pré e pos operatorias e capacidade muscular.
Depende da idade do paciente e da técnica. Com cirurgia aberta, 30 dias. Com video ou com robótica, 2 semanas. Há alguma evidência que a robótica proporciona recuperação mais rápida.
Olá! O tempo de recuperação varia muito, e depende diretamente de fatores relacionados ao paciente ( tabagismo, doencas do coração, idade) e à cirurgia ( tipo de cirurgia - aberta x minimamente invasiva, número de lobos retirados). Atualmente, numa lobectomia minimamente invasiva, o paciente fica internado entre 3 e 5 dias em média. Com 15 dias geralmente já pode retomar sua rotina cotidiana, evitando apenas esforco físico excessivo. Espero ter ajudado. Um abraço!
Bom dia, não existe uma resposta precisa para isso, uma vez que cada caso é diferente do outro, e seria necessário ter mais dados. É preciso entender se existem ou não doenças associadas, idade muito avançada (>80 anos), qual a causa da lobectomia, além dos fatores ocorridos dentro da operação. De maneira geral, pensando numa lobectomia sem complicações e sem outras doenças associadas, o período de recuperação total não deve passar de 30 dias. Muitos pacientes retomam suas atividades normais com poucos dias (1 semana). Espero ter ajudado em sua dúvida.
Bom dia
O processo de cicatrização se completa totalmente após cerca de 3 m do procedimento.
Mas conforme o tipo de atividade esta pode ser iniciada após 45 dias da cirurgia.
Att
Boa tarde,

Esta resposta depende inúmeros fatores, tais como idade, doenças associadas, extensão da cirurgia, etc.
Seria imporatnte conversar com seu cirurgião para que ele possa te responder com mais precisão.