maus tratos causam autismo em bebês? por exemplo, bater de chinelos dar beliscões gritar com filho

3 respostas
maus tratos causam autismo em bebês?
por exemplo, bater de chinelos dar beliscões gritar com filho pequenos , não dar carinho nem ensinar as coisas , falta de afeição dos pais influenciam no autismo ou causam ?
Abusos no geral podem gerar transtornos emocionais, que por sua vez podem piorar um quadro de Autismo. Não existe evidência científica que comprove relação direta de abuso (físico, psicológico ou sexual) como causa de Transtorno do Espectro Autista.

Olá! Entendo que você tenha essa dúvida em relação ao autismo e os possíveis fatores que podem influenciar no seu desenvolvimento.

Atualmente, acredita-se que o autismo é uma condição neurobiológica complexa que envolve uma interação entre fatores genéticos e ambientais. Não há evidências científicas de que maus-tratos, como bater, dar beliscões ou gritar com crianças, possam causar autismo em bebês. Também não há evidências de que a falta de carinho e afeto dos pais ou a falta de ensinamentos possam influenciar no desenvolvimento do autismo.

No entanto, é importante lembrar que o ambiente em que a criança cresce pode ter um impacto significativo em seu desenvolvimento geral, incluindo o desenvolvimento social e emocional. Crianças expostas a altos níveis de estresse, trauma ou negligência podem enfrentar dificuldades em áreas como linguagem, habilidades sociais e emocionais, autoestima e autocontrole. Esses problemas podem afetar negativamente a qualidade de vida da criança e sua capacidade de se relacionar com outras pessoas.

Portanto, é essencial que os pais e cuidadores proporcionem um ambiente saudável e amoroso para as crianças. Além disso, é importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento de seus filhos e procurem ajuda médica se notarem qualquer atraso ou problema.

Recomendo que você agende uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado para discutir o caso específico do seu filho e obter mais informações sobre o autismo e os fatores que podem influenciar seu desenvolvimento.

Agradeço pela pergunta enviada e fico à disposição para maiores esclarecimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Bom dia, querida. Até hoje, não sabemos a causa exata do autismo. Sabe-se que existe uma predisposição genética, associada a fatores ambientes( fatores do meio em que a criança vive) e com isso ocorre o desenvolvimento do transtorno do espectro autista, o qual é um transtorno complexo e muitas vezes dificil de identificar. Não são recomendadas nenhuma dessas atitudes com seu filho, toda criança precisa de paciência, amor, carinho e respeito. Claro que ela deve ser educada e punida de maneira EDUCATIVA quando tiver alguma atitude errada.
Recomendo que quem esteja tendo essas atitudes com sua filha(o) mude imediatamente, se preciso procure ajude de um profissional da área( psiquiatra,psicologo). Se precisar de ajuda para seu bebê(ou sua bebê) estou à disposição.