Me sinto ansioso e nervoso ao ir trabalhar, atualmente trabalho como prestador de serviço autônomo (

14 respostas
Me sinto ansioso e nervoso ao ir trabalhar, atualmente trabalho como prestador de serviço autônomo (eletrica e climatização) e como operador técnico em uma empresa mesmo conhecendo bem dessas áreas e vários clientes sempre elogiando meus serviços ainda sinto essa falta de confiança, estresse e ansiedade antes dos trabalhos, na maioria das vezes durante o trabalho acabo ficando normal, algumas poucas vezes fico ansioso durante o trabalho, mas meu maior problema é antes do trabalho, esse problema me já fez cursar vários cursos diferentes em várias áreas mas sempre na hora de começar a trabalhar tenho esse "problema", geralmente sou bom em trabalhos manuais e aprendo muito rápido as coisas, nos cursos costumo estar entre os melhores da turma e durante o cursos costumo ser mais confiante mas na hora de começar a trabalhar acabo travando e muitas vezes desisto de seguir na área e acabo começando outro curso, não sei se é falta de confiança, se pode ser depressão, se sou perfeccionista ou outra coisa, esse problema já me fez desistir de alguns trabalhos realmente bons e que teriam feito bastante diferença para mim, já faz muito tempo que tenho esse problema mas ultimamente realmente tem me atrapalhado bastante, meu humor tem variado bastante, fico com muitos pensamentos aleatórios antes de dormir e isso tem prejudicado até meu sono, já fui no médico e a única alteração nos exames foi vitamina D que estava um pouco baixa e o médico só deu um suplemento de reposição dessa vitamina, me falou que o resto estava normal, sou homem, tenho 35 anos mas desde de sempre tive esse problema, mas ultimamente tem me prejudicado bastante, alguém conseguiria me dar uma direção ou conselho do que fazer ou que caminho seguir? Obrigado pela atenção
Olá. Curioso o fato de você ser muito bom nas coisas que se propõe a fazer, ser confiante nos cursos, aprender, ser reconhecido no seu trabalho pelos clientes, mas ficar ansioso na hora da execução a ponto de por vezes te fazer perder oportunidades, pois a ansiedade é uma emoção natural, mas passa a ser patológica quando se torna um impedimento no nosso dia a dia, o que parece ser o caso, diante dos seus relatos. Acho importante avaliar o quanto que existe depois de se especializar uma pressão que você coloca sobre si mesmo de não poder errar por ser especialista na área e o receio de não ter a orientação e o respaldo de alguém se cometer algum erro? Me coloco a disposição para esclarecer maiores dúvidas e marcarmos um entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá! Sinto muito que esteja passando por isso, realmente é uma situação delicada, e que tem se estendido por muito tempo e gerado sofrimento para você. A ansiedade e a insegurança andam lado a lado, quanto maior a insegurança mais ansiedade gera, por isso faz muito sentido você vivenciar essas dificuldades relatadas.
Acredito que seja importante que você inicie um processo terapêutico para compreender as raízes dessa insegurança e desse medo, para assim poder mudar os pensamentos disfuncionais e ter comportamentos mais saudáveis.
Fico a disposição caso queira conversar mais a respeito!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência, a respeito do caso. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Para que você tenha uma perspectiva do porque esses sentimentos acontece, saiba que o medo, ansiedade e insegurança são sentimentos importantes que para, você se preserve e tenha cuidados importantes para o objetivo que deseja alcançar. O problemas é quando esses sentimentos sai de controle e o que poderia te proteger acaba atrapalhando pois você se limite pelo excesso que esses sentimentos ocasionam. Neste caso é importante um tratamento para encontrar o equilíbrio saudável e assim conseguir alcançar seus objetivos finais. Pense nisso.
Olá! É muito positivo que consiga reconhecer suas potências e trazê-las em seu relato. Entendo que quando já está executando uma tarefa ou fazendo algum curso, você é capaz de perceber sua boa performance. Contudo, existe algo projetado e fantasiado sobre o iniciar - o desconhecido - que ao invés de lhe motivar, paralisa. Nesse sentido, mesmo que tenham sido descartadas razões orgânicas, tal como descreve, não significa que não tenha algo acontecendo psiquicamente. E, inclusive, num ciclo que parece não findar, gerando bastante sofrimento. Desse modo, possivelmente você se beneficiaria com um processo terapêutico, buscando acolher o estresse, a ansiedade e a falta de confiança que podem surgir no começo de um novo projeto, sem, contudo, ser dominado por eles. Entendo melhor sua conjuntura, para assim, poder atravessá-la. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa . Espero ter ajudado!
A questão que traz é muito angustiante, ela foge da logica e da racionalidade, você conhece tem consciência que faz um bom trabalho e é até mesmo elogiado, porém o medo irracional continua a crescer, imagino o quanto sofre até mesmo para escrever aqui. busca ajuda e terapia
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Nossa constituição é tal que o reconhecimento se torna o cerne da vida humana. Nosso desejo é de reconhecimento tanto no sentido de ter por objeto alcançar reconhecimento quanto no de ser determinado pelas regras pelas quais se pode chegar a obtê-lo. Obedecemos às regras do jogo social com vistas a sermos nele bem sucedidos e assim reconhecidos. Seu relato dá a ver que não se trata de auto-estima, já que sabe o quanto conhece e que tem talento naquilo que exerceu. O momento em que aparece a dificuldade é após o aprendizado, quando se trata de se deixar reconhecer por seus pares, ou melhor, por seus clientes. Felizmente, posso afirmar-lhe que se trata de uma dificuldade conhecida e muito estudada pela psicanálise de orientação lacaniana. Recomendaria, portanto, buscar por tratamento com um profissional dessa área.
Olá, sinto muito pela situação que está passando...mas fico feliz que está procurando ajuda ou até compreender o que está se passando. Bom, você perguntou por direções e eu diria que o melhor seria um processo terapêutico para entender mais a fundo e se dar tempo para compreender a situação. Se a terapia não for possível por algum motivo, acredito que algo que promova autoconhecimento seria um bom caminho, pois quem sabe te ajuda a realmente ir entendendo mais sobre você, como você funciona, quais suas dificuldades, facilidades, etc. O autoconhecimento pode vir desde atividades de lazer, até religiosas, de exercício físico, enfim, são muito diversas. Independente do que escolher agora, pense que todos tem dificuldades e você não está sozinho, ok? Todos precisamos compreender coisas que nos atrapalham de alguma forma. Então, faça o que for possível para você e se perceba ao procurar ajuda, entendendo que nem sempre os caminhos são lineares e progressivos, talvez haja momentos em que parece que entendeu algo (ou "melhorou") e outros que não, esses momentos podem se misturar e está tudo bem. Fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) trabalha com a ideia de que nossos pensamentos (cognições), sentimentos e comportamentos estão interligados e que mudar pensamentos negativos pode levar a mudanças positivas no comportamento e no estado emocional.

Identificação de pensamentos automáticos: Você mencionou sentir-se ansioso antes de iniciar um trabalho, apesar de receber elogios e ter habilidades reconhecidas em sua área. Um psicólogo cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a identificar quais são os pensamentos automáticos que desencadeiam essa ansiedade. Pode ser algo como "E se eu falhar desta vez?" ou "E se eu não atender às expectativas?". Identificar esses pensamentos é o primeiro passo para desafiá-los.

Desafio dos pensamentos negativos: Uma vez identificados, você pode trabalhar para questionar a veracidade e utilidade desses pensamentos. Por exemplo, dado o seu histórico de sucesso e elogios, quão realista é o pensamento de que você pode falhar?

Técnicas de relaxamento e enfrentamento: A TCC pode ensinar técnicas de relaxamento, respiração e mindfulness para ajudá-lo a controlar os sintomas físicos da ansiedade.

Exposição gradual: Se a ansiedade é especialmente intensa ao começar um novo trabalho, pode ser útil enfrentar essa situação em etapas menores, gradualmente aumentando o desafio até que você se sinta mais confortável.

Explorar perfeccionismo: Você mencionou a possibilidade de ser perfeccionista. O perfeccionismo pode ser uma fonte significativa de ansiedade, pois pode criar expectativas irrealistas. Trabalhar para definir padrões mais realistas e flexíveis pode ser benéfico.

Questões de sono: Problemas de sono podem exacerbate outros problemas emocionais e cognitivos. A TCC também tem técnicas específicas para ajudar a melhorar a higiene do sono.

A ansiedade e o estresse que você descreveu são sérios e podem ter um impacto significativo na sua vida. É essencial procurar a ajuda de um profissional qualificado para avaliar a situação e oferecer suporte e orientação adequados. Mesmo que os exames médicos mostrem que tudo está "normal", a saúde mental é uma parte crucial do bem-estar geral. Se você ainda não o fez, considere procurar a ajuda de um psicólogoque possa apoiá-lo neste momento.
Olá, amigo. Fico feliz que tenha buscado ajuda em relação ao seu sofrimento psíquico.
Me parece que você necessita de aprovação em relação ao trabalho especificamente e não porque não é competente, mas porque talvez, em algum momento da sua história, alguém questionou de forma marcante sua capacidade.
A Terapia do Esquema pode ser útil quando existem distorções na autopercepção. Um esquema desadaptativo de "fracasso", por exemplo, pode fazer com que você acredite que nunca será bom o suficiente para executar uma determinada ação. Nesse caso você tem adotado como mecanismo de enfrentamento disfuncional a evitação.
Compreender o caminho da formação desse esquema pode te ajudar rapidamente a ser mais assertivo em seu trabalho.
1 - Quando você se sente ansioso, quais são os sintomas físicos? Ex: Batimentos rápidos do coração, tonturas, etc. Descreva.

2 - Você diz desde sempre que tem “esse problema. Mas desde quando exatamente você sente essas sensações ansiosas?

3 - Além do trabalho, já se sentiu da mesma maneira em outros ambientes ou locais?

4 - Quais os pensamentos ou sentimentos que aparece antes de iniciar seus trabalhos? Descreva quais pensamentos aleatórios aparecem antes de dormir

5 - O seu humor tem variado como? Mais triste, euforia, raiva? Descreva.

5 - Quanto tempo de experiência você tem na sua profissão?

São perguntas importantes para uma análise do seu funcionamento psicológico para início de terapia.
Podemos marcar uma sessão online para uma melhor avaliação.

Sintomas de ansiedade, sobretudo fóbicos, ou distúrbios do humor, com manifestações depressivas ou certa disforia acompanhada de tensão e irritabilidade, podem ser observados em pacientes com Transtorno Obssessivo Compulsivo. Busque acompanhamento Psicológico para entender melhor os sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Agradeço por compartilhar suas preocupações e experiências detalhadas. É evidente que você está enfrentando desafios significativos relacionados à ansiedade e à confiança, particularmente antes de iniciar seus trabalhos como prestador de serviço autônomo.

Primeiramente, quero salientar que buscar apoio é um passo crucial, e estou aqui para oferecer algumas sugestões que podem ajudá-lo a encontrar uma direção:

1. Avaliação Psicológica:
Considerando a complexidade dos seus sentimentos, uma avaliação psicológica pode ser benéfica. Uma psicóloga pode ajudar a explorar em profundidade as origens desses sentimentos, examinar possíveis padrões de pensamento disfuncionais e fornecer estratégias para enfrentar a ansiedade pré-trabalho.

2. Terapia Individual:
A terapia individual pode ser um espaço seguro para explorar e abordar os desafios emocionais que você enfrenta. Uma psicóloga pode trabalhar com você para desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade, construir confiança e superar obstáculos específicos relacionados ao trabalho.

3. Grupos de Apoio ou Workshops:
Participar de grupos de apoio ou workshops relacionados à ansiedade no trabalho pode oferecer uma oportunidade de compartilhar experiências com outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes. A troca de insights e estratégias pode ser enriquecedora.

4. Exercícios de Relaxamento e Mindfulness:
Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, pode ajudar a acalmar a mente antes do trabalho. A prática regular dessas técnicas pode contribuir para reduzir a ansiedade e melhorar o foco.

5. Exploração do Perfeccionismo:
Dada a sua referência à possibilidade de ser perfeccionista, é relevante explorar essa questão. A terapia pode ajudar a identificar padrões perfeccionistas e a desenvolver uma perspectiva mais realista sobre o trabalho.

6. Autocuidado e Estilo de Vida Saudável:
Certifique-se de dedicar tempo ao autocuidado, incluindo atividades que tragam prazer e relaxamento. Além disso, manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares e sono adequado, pode ter impactos positivos na saúde mental.

Lembrando que o processo de melhora pode levar tempo, e é importante ser gentil consigo mesmo durante essa jornada. Seu compromisso em enfrentar esses desafios é admirável, e buscar a ajuda certa pode fazer toda a diferença. Se possível, discuta essas opções com um profissional de saúde mental para desenvolver um plano de apoio personalizado.

Estou torcendo por seu bem-estar e sucesso. Se precisar de mais informações ou orientações, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Pouco importa como o seu sintoma é chamado nas diferentes áreas da psicoterapia ou psicanálise, dá para apostar que ele foi causado numa infância com experiências humilhantes. Ou seja, para melhorar, você vai ter que trabalhar para entender a estrutura da sua personalidade, a través de conversas com respeito à sua infância, e a respeito de como age no presente. A ansiedade e a depressão (vergonha, medo de ser criticado, etc.) são atitudes, inconscientes em grande parte, para evitar novas experiências de humilhação, mesmo quando tem pouco risco disso. O jeito do nosso inconsciente é de exagerar a defesa preventiva, pois ela vem da infância quando a pessoa carecia de julgamento das situações. Ela ficou pois criou uma percepção do mundo, pela pessoa, que só com bastante trabalho dá para mudar. Infelizmente, saber disso, como você parece saber, não é suficiente, só pode ser o início. O inconsciente costuma ser mais forte. Ajuda profissional seria essencial para acelerar esta cura. Lhe desejo que supere este obstáculo para você se realizar profissionalmente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!