Meu bebê de 5 meses está fazendo o uso de trileptal há um mês. E notei redução do apetite.. é normal

Meu bebê de 5 meses está fazendo o uso de trileptal há um mês. E notei redução do apetite.. é normal? Esse efeito irá passar com tempo?

2 respostas


Olá! Entendo que você esteja preocupada com o uso do medicamento Trileptal (oxcarbazepina) pelo seu bebê de 5 meses e com a redução de apetite que tem notado nele. Gostaria de ajudá-la a entender melhor essa situação. A oxcarbazepina é um medicamento que é utilizado para controlar convulsões em pacientes com epilepsia. Embora seja eficaz em reduzir as convulsões, ela pode causar alguns efeitos colaterais em alguns pacientes, incluindo a perda de apetite. É possível que seu bebê esteja experimentando esse efeito colateral, e isso é algo relativamente comum. No entanto, cada pessoa é única e pode reagir de maneira diferente ao medicamento. Seu bebê tem apenas um mês de uso da medicação, e em muitos casos, os efeitos colaterais desaparecem com o tempo, assim como o corpo se adapta à medicação. É importante que você continue monitorando o apetite do seu bebê e relate quaisquer mudanças ao seu médico. Se a redução do apetite persistir ou se você notar outros sintomas indesejados, como sonolência excessiva ou irritabilidade, fale com o médico do seu bebê imediatamente. Eles podem ajustar a dose do medicamento ou prescrever outra alternativa que seja melhor tolerada. Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Lembre-se de sempre conversar com o médico do seu bebê se tiver qualquer preocupação em relação à sua saúde e bem-estar.

Dr. Gustavo Holanda

Dr. Gustavo Holanda

Neurologista pediátrico

Recife

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! A Trileptal (oxcarbazepina) pode, sim, causar redução do apetite em alguns casos, embora não seja um dos efeitos mais comuns. Em bebês, qualquer mudança no padrão alimentar merece atenção mais próxima. Em alguns pacientes, esse efeito pode melhorar com o tempo, à medida que o organismo se adapta à medicação. No entanto, é importante observar se há impacto no ganho de peso, na aceitação das mamadas ou na hidratação. Caso a redução do apetite esteja persistente ou mais acentuada, o ideal é entrar em contato com o médico assistente para avaliar a necessidade de ajuste de dose ou reavaliação do tratamento. O acompanhamento próximo nessa fase é fundamental para garantir tanto o controle do quadro neurológico quanto o adequado desenvolvimento do bebê.

Dra. Jennyfer Klein Ottoni Marcon

Dra. Jennyfer Klein Ottoni Marcon

Neurologista pediátrico

Campina Grande Do Sul

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.