Meu esposo faz uso do medicamento Lamitor 50g há anos 4x dia. Faz tratamento politerápico para neurocisticercose,

3 respostas
Meu esposo faz uso do medicamento Lamitor 50g há anos 4x dia. Faz tratamento politerápico para neurocisticercose, com Trileptal (oxicarbamazepina) de 300mg 4x dia e clobazan de 10mg 1xdia. Começou ter auras e tontura com o generico lamotrigina. É o genérico que causa isso?
Em geral o generico é a mesma substância e não causaria este tipo de sintoma, exceto em casos de aumento ou reduçao da dose da medicaçao!

Teoricamente, genérico e medicação de referência tem as mesmas características.
No entanto, a resolução 391 de 9/8/1999 do Ministério da Saúde permite uma variação entre 20% para mais ou para menos na concentração teórica do fármaco o que pode causar aumento ou diminuição da dose ingerida por seu marido. Por isso, é interessante sempre tomar uma mesma marca de medicamento (seja referência, genérico ou mesmo similar de uma boa marca).
Além disso, apesar do princípio ativo ser o mesmo entre genéricos, referência e similares, pode haver diferenças nos excipientes (substâncias agregadas ao fármaco que têm a finalidade de ajudar na absorção da droga ativa).
O ideal é vocês voltarem no médico dele e relatar o que está ocorrendo. Ele poderá ajustar a dose.
Provavelmente a causa não é o uso do genérico até porque o produto original é o Lamictal e o Lamitor é um similar. Existem sim algumas suspeitas de que os medicamentos similares não conteriam a mesma proporção de mg/comprimido ou mg/ml que a medicação original. Isso não deveria acontecer, é obvio. Mas temos que consider que existe uma margem que em geral é ampla na dose terapêutica dessas medicações e a não ser em casos muito específicos a gente não observa diferença. Mas existem casos relatados de recidiva de crise com a mudança de marca.