Meu esposo sofreu uma queda de uma cadeira ontem, e bateu a regiao do abdome do lado esquerdo, acredito

2 respostas
Meu esposo sofreu uma queda de uma cadeira ontem, e bateu a regiao do abdome do lado esquerdo, acredito que seja a regiao do baço, levei ele no pronto atendimento, e foi realizada uma tomografia computadorizada, constatou a presença de uma pequena quatidade de liquido na regiao pelvica, é perigoso?
Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Em se tratando de liquido livre na pelve em homem, não é uma condição normal. Se estiver relacionada ao trauma pode tratar-se de sangue. Entretanto outros dados são necessários, mesmo uma reavaliação desta tomografia com ou sem um novo controle, a clínica do paciente, a dinâmica da queda e , principalmente um exame médico. Muitos caso tem conduta conservadora, necessitando apenas de observação, em ambiente hospitalar de preferência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Juhad Ezzeddine Abdul Hak
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
Águas Claras
Olá,

A tomografia (TC) isoladamente, não deve ser adotada como critério para se determinar a gravidade de uma doença ou situação. Neste caso, assim como nos demais, seja relacionado, ou não, a um trauma, o exame clínico executado por um médico experiente, somado à história do paciente, é que vão fornecer os dados essenciais para se dizer o tipo de conduta a seguir com relação ao caso.
Neste paciente, em especial, o trauma esplênico (Baço) é uma das hipóteses, podendo haver aí outras justificativas para a presença de liquido livre na pelve, incomum em homens saudáveis, mas não impossível. Quanto à lesão do Baço, esta seria prontamente identificada pela TC, se a mesma foi realizada com contraste (para este tipo de suspeita, o mais indicado).
Vale lembrar, que os atuais protocolos de trauma orientam que a maioria das lesões esplênicas devem ser tratadas com medidas conservadoras, ou seja, sem cirurgia, porém com seguimento estreito, ou internação em unidade hospitalar.

Abraço.

Especialistas

Leonardo Falcao Feitosa

Leonardo Falcao Feitosa

Anestesiologista

João Pessoa

Vaneska Maria Mendes Barbosa Toledo

Vaneska Maria Mendes Barbosa Toledo

Anestesiologista

Arapiraca

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Daniel Ceolin Schmitt

Daniel Ceolin Schmitt

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Campo Grande

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Traumatismos Abdominais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.