Meu esposo toma azulona e está muito magro é por causa do medicamento?

2 respostas
Meu esposo toma azulona e está muito magro, pode ser devido ao medicamento?
Dr. João Henrique Del Grandi Spontão
Endocrinologista, Médico clínico geral
Barueri
Olá e boa tarde. O Azukon (Gliclazida), sendo da classe das sulfonilureias, promovem a liberação de insulina pelo pâncreas. Isso faz com que o paciente tenha uma tendência a manter ou ganhar peso. Agora precisa ver quais outras medicações que ele está tomando, e se o diabetes melito está descompensado. Recomendo marcar consulta com endocrinologista para investigação da perda de peso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É muito importante que você tenha notado mudanças no peso do seu esposo, especialmente a perda, pois merece atenção, principalmente em pessoas com diabetes.

O Azukon (glibenclamida) é um medicamento que estimula o pâncreas a produzir mais insulina e, por isso, pode levar a episódios de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). A insulina é um hormônio com efeito anabólico e portanto seu impacto no peso é de aumento do peso e não perda.

Por outro lado, a perda de peso pode provavelmente ser um sinal de descompensação do diabetes — especialmente se os níveis de glicose estiverem muito altos por um período prolongado. Esse efeito é conhecido e está associado justamente à dificuldade do organismo produzir insulina de maneira minimamente fisiológica.
É importante que ele faça uma reavaliação com exames laboratoriais, inclusive da glicemia, hemoglobina glicada e função renal, além de revisar o esquema de tratamento.

Fico à disposição para uma avaliação mais aprofundada, caso desejem entender melhor o que pode estar acontecendo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Azukon Mr
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.