Meu filho nasceu às 37 semanas em um parto de emergência por centralização fetal e RCIU. Teve bom AP

2 respostas
Meu filho nasceu às 37 semanas em um parto de emergência por centralização fetal e RCIU. Teve bom APGAR, mas a pediatra solicitou uma ultrassonografia transfontanela pois achou suas fontanelas abertas demais.
Na primeira ultrassonografia, feitas aos seis dias de vida, a profissional apontou no laudo a hipótese de disgenesia de corpo caloso, por não ter visualizado completamente a estrutura, e vermis cerebelar de aspecto hipoplásico. As fontanelas estavam com dimensões normais. Havia cistos periventriculares sugestivos de hemorragia intracraniana grau I.
Ele realizou uma nova ultrassonografia transfontanela com um mês de vida, com um profissional mais experiente, que não apontou tais malformações. Em seguida realizou uma tomografia computadorizada que também teve um laudo normal.
Aos cinco meses realizou outra tomografia computadorizada devido a uma queda. O laudo indicou um higroma subdural discreto (o que o fez ficar por dois dias em observação no CTI), porém também não informou nenhum indício de má formação.
Pelo resultado do primeiro exame de imagem foi imediatamente encaminhado pelo neurologista pediátrico à fisioterapia para estimulação precoce. Seu desenvolvimento neuropsicomotor está dentro dos parâmetros e alguns marcos do desenvolvimento foram alcançados um pouco antes do previsto.
Ainda assim há a necessidade de realizar a ressonância magnética com sedação? Existe a possibilidade de somente o primeiro profissional estar certo, mesmo diante de outros três laudos que não encontram tais malformações?
As condutas neste caso são muito individuais e vão depender da segurança e experiência de seu pediatra e neuropediatra.
Pelo que relatou pode ser somente acompanhado com consultas de rotina, sem necessidade de outros exames de imagem , a não ser que se detecte ao exame físico algum problema.
Por segurança pode buscar uma segunda opinião.
Neste momento como ele está bem , pode esperar passar pandmia de covi 19 ou solicitar uma avaliação por telemedicina.
SE CUIDE FIQUE EM CASA
Abraço
DR Rubens Cat

A ultrassonografia não é o melhor exame para avaliação dessas estruturais cerebrais e está sujeito a erros de interpretação.

Também nao vejo necessidade de expor a criança a mais um exame (Ressonancia Magnetica com sedação) nesse momento, já que apresenta desenvolvimento neurológico normal e já tem prévio dois exames normais (outra ultrassonografia e tomografia de crânio ).

Na suspeita de disgenesia do corpo caloso, manifestações neurologicas e as vezes até mesmo alterações oculares já seriam perceptiveis ao exame fisico a este momento.

Portanto, fique tranquila, estimule sempre o seu filho, independente de qualquer exame, e se cuidem!

À disposição,
Dra Camila