Meu filho tem 4 anos. Sinto que ele tem dificuldade para usar alguns fonemas e as vezes ele faz muita

8 respostas
Meu filho tem 4 anos. Sinto que ele tem dificuldade para usar alguns fonemas e as vezes ele faz muita força pra falar chegando até a bater palmas, bater na mesa, na própria cabeça, o que me levou a ficar preocupado. Acho que era pra ele estar falando com mais nitidez procuro um especialista?
Dra. Sonia Maria Leite Quezada
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
Olá, procure um profissional da àrea.Depois veja como ele ainda está lidando com o aparelho fonador.Se persistir o problema procure um psicanalista o mais rapido possivel.Sucesso e um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Isso mesmo procure um profissional para primeira avaliação. Comece pelo fonoaudiólogo, caso não diagnostique algo específico, encaminhe para um psicologo para análise de comportamentos emocionais.
 Camila De Lima Lucio Dias
Psicólogo
Santo André, SP
Olá. Isso deve ser discutido com o pediatra que acompanha o seu filho, mas pelo seu relato fica evidente um desconforto do mesmo em relação a essa dificuldade. Acho válido procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação e acompanhamento inicial. Esse profissional, em conjunto com o pediatra, realizarão os demais encaminhamentos para outros profissionais caso seja necessário. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!
Dra. Elisa Helena Cardoso
Psicanalista, Psicólogo
Cabo Frio
É importante, sempre que a criança apresentar algum tipo de dificuldade, seja no desenvolvimento da linguagem, dificuldade para pronunciar palavras, é preciso buscar ajuda de um Fonoaudiólogo, para identificar e trabalhar os problemas relacionados à fala. Neste caso a criança tem 4 anos, fase em que ela está em aquisição de fonemas e talvez esteja com dificuldade de articular o que quer dizer.
 Maria Cristina Mostardinha Oliveira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!!!Procure um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e talvez começar o tratamento fonoaudiológico.Além disso,aconselho procurar um psicólogo para acompanhar seu filho nessa fase,pois ele já demonstra que está ansioso com essa situação.
Espero ter ajudado! Boa Sorte na sua busca!!!
 Angela Maria da Silva
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Concordo que quando se trata da linguagem, pensamos logo no profissional de fono terapia , mas este comportamento, porém esta criança demonstra ansiedade e angústia diante da dificuldade de se expressar . Importante avaliar através de anamnese para descartar outros problemas .Estou a disposição .
Sim, uma avaliação com fonoaudiólogo será muito útil. Precisamos olhar também para causas emocionais e neste caso um Psicologo pode ajudar. Se houver necessidade de acompanhamento Neurológico estes profissionais podem indicar. Exponha também a sua preocupação para o Pediatra buscando posicionamento sobre o caso.
 Ana Célia Rocha Costa
Psicólogo, Psicanalista
Indaiatuba
Olá, seria bom procurar um fonoaudiólogo e um psicólogo, mas não se desespere, até os 5 anos a criança pode ter dificuldade com alguns fonemas, o que mais preocupa é o nervosismo para se expressar, por isso também seria interessante a ajuda de um psicólogo.

Especialistas

Gabriela Takaoka Yamamoto

Gabriela Takaoka Yamamoto

Psicanalista

São Paulo

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.