Meu filho tem oito anos e foi diagnosticado cmo asperger e tdah,ele ainda não sabe ler e isso me desespera,meu

6 respostas
Meu filho tem oito anos e foi diagnosticado cmo asperger e tdah,ele ainda não sabe ler e isso me desespera,meu filho necessita tomar ritalina?
 Edith Vieira Carneiro Andrade
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá, entendo a sua angústia. Ter um filho que necessita de atenções especiais não é fácil. Procure se informar sobre o que é o Asperger e o TDAH. O que a gente conhece assusta menos... Quem fez o diagnóstico?Alguém já receitou algum medicamento? Com certeza há a necessidade de um acompanhamento com um psiquiatra e psicólogo. São esses profissionais que vão avaliar o problema do seu filho mais de perto e ajudá-la a compreender pelo que ele está passando e qual papel você precisa desempenhar para ajudá-lo a alcançar uma qualidade de vida dentro das possibilidades dele. A partir dessa avaliação ficará mais claro quais medicamentos ele terá necessidade de tomar e se há a necessidade de acompanhamento por outros profissionais de saúde. Quem decide que medicamentos seu filho irá tomar é o neuropediatra ou o psiquiatra. Muitas vezes há também a necessidade de fonoaudiólogo, psicopedagogo... Uma equipe multidisciplinar. E você, cuide-se também. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Mariana Machado Rocha Lima
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
O uso da Ritalina é questionado por muitos profissionais pois pode ter efeitos negativos ao longo da vida como a dependência química. Acredito que existem outras opções de tratamento para o Tdah principalmente ao considerar o diagnóstico do Aspeger. Acho importante buscar profissionais que tenham uma abordagem que visa tanto as questões fisiologicas como a medicação quanto um acompanhamento psicológico.
 Fernanda Hauser
Psicanalista, Psicólogo
São Leopoldo
Prezada,
Na minha experiência profissional, considero este um diagnóstico um pouco contraditório. Possivelmente o que foi diagnosticado como TDAH é tão somente um sintoma da Síndrome de Asperger. Se possível, indico que procure um profissional especializado no assunto. O Asperger é um transtorno global do desenvolvimento da mesma ordem o Autismo, e por isso pode causar uma lentidão nesse processo de aprendizagem, pós afeta a relação que o seu filho estabelece com o mundo que o cerca.
Mais do que qualquer coisa, este é um momento de manter a calma e pesquisar alguma clinica ou instituição com profissionais capacitados e especializados na tua região. Esse tratamento é multiprofissional e envolve médicos e psicólogos.
Espero ter te ajudado e estou a disposição. Atenciosamente;
 Lucidalva Oliva
Psicólogo
Salvador
Essa medicação exerce efeitos nos sintomas mentais e de comportamento através da influência química no sistema nervoso central. É necessário que haja uma avaliação bastante aprofundada por um profissional médico para que se prescreva uma medicação dessa ordem. Até então não existe cura para a síndrome de asperger, pessoas acometidas dessa patologia tem problemas similares ao autismo em áreas de interação social e comunicação.Porém sabemos que quanto mais cedo for diagnosticado tanto a Síndrome de Asperger quanto ao TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) existirá uma maior qualidade de vida para essa pessoa com um acompanhamento de um profissional psicólogo que irá através de técnicas específicas conduzir esse indivíduo a como saber lidar com as situações impostas por cada transtorno trazendo certamente uma qualidade de vida.
Será importante que a crianca seja avaliada nao só pelo psiquiatra infantil e/ou neuropediatra, mas principalmente pelo neuropsicologo. Uma avaliação neuropsicológica irá contribuir muito aos médicos para a definição do diagnóstico e tratamento com medicações. Será igualmente importante o tratamento psicológico com especialista em terapia cognitivo comportamental, ideal nestas condições, para que a criança adquira habilidades em obter mudanças comportamentrais mais adequadas.
O trabalho de uma equipe multiprofissional, incluindo também o psicopedago e fonoaudiologo, entre outros, conforme necessidade avaliada pelo neuropsicolo e médico, poderá ajudar na definicao do uso de ritalina ou outros medicamentos.
Lembrando bem que para garantir a eficácia no uso de medicações é importante que seja devidamente indicada e acompanhada por um médico especialista.
Abraços.
 Ronaldo Lopes Coelho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá, bom dia! Reconheço sua aflição como mãe em querer ajudar seu filho o mais rapidamente possível. Porém, manter a calma e procurar se informar ao máximo é fundamental nesse momento. Sugiro não iniciar o uso de ritalina sem antes ter definido um tratamento para Sind. de Asperger, pois é bem provável que a hipótese de TDAH seja apenas um traço característico da síndrome e não um transtorno associado. Nesse sentido, coloco-me de acordo com a colega Fernanda. Estou à disposição. Abraços!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.