Meu irmão fez uma cirurgia de coluna (colocou 6 pinos) e desde então ficou vazando um líquido (amare

6 respostas
Meu irmão fez uma cirurgia de coluna (colocou 6 pinos) e desde então ficou vazando um líquido (amarelado com um cheiro ruim) segundo o médico uma infecção. Não conseguiu controlar com os antibióticos.
Agora após 3 meses da cirurgia o médico decidiu abrir para retirar os pinos e limpar a infecção. Os pinos foram substituídos.
Tem 10 dias que ele saiu do hospital, continua com o antibiótico e está vazando um líquido novamente (desta vez com um pouco de sangue).
Pode ser que a infeção não foi contida? Pode ser uma rejeição do organismo dele com os pinos?
Dr. Rian Souza Vieira
Ortopedista - traumatologista
Ribeirão Preto
Ainda é cedo para afirmar que a infeção foi contida ou não. Nem todo líquido é infeccioso, seromas não o são. Seguimento periódico e exames laboratoriais e de imagem podem ajudar no controle e seguimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Siga as orientações do médico.
Dr. William Zarza
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Sem dúvida, nem toda saída de liquido da ferida operatória significa infecção. As características do liquido de infecção são secreção espessa, com odor fétido. Os exames de sangue, os exames de imagem, e principalmente, o exame clínico (consulta com o cirurgião) são fundamentais para diagnosticar do que se trata esse liquido da ferida.
Espero ter ajudado.
Melhoras e um abraço.
Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - traumatologista, Médico perito, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Pode ser que a infecção não tenha sarado ainda. Talvez seja necessário trocar os antibióticos ou mesmo operar de novo. Continue acompanhamento. Não descuide!!!
Dr. Amir Daher
Ortopedista - traumatologista
Pindamonhangaba
Não é normal, pode estar com alguma complicação. Agende sua consulta para melhor tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta ortopedia e traumatologia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Iann Alas Pavan
Ortopedista - traumatologista
Cariacica
Boa tarde! Sinto muito que seu irmão esteja passando por isso — realmente é uma situação delicada.

O vazamento de líquido com sangue após a troca dos pinos pode sim indicar que a infecção ainda não foi totalmente controlada, mesmo com o uso de antibióticos. Rejeição ao material é rara, mas quando a infecção persiste, o corpo pode acabar não aceitando o implante.

É muito importante reavaliar com exames de imagem e laboratoriais (como PCR e leucócitos), além de acompanhamento com infectologista e o ortopedista. Às vezes é preciso ajustar o antibiótico ou até considerar nova abordagem.

Fico à disposição pra avaliar o caso com atenção e orientar vocês nesse momento, seja em consulta presencial ou por telemedicina.

Especialistas

German Vassilieff

German Vassilieff

Ortopedista - traumatologista

Santos

Fabio Eidi Hirosse

Fabio Eidi Hirosse

Ortopedista - traumatologista

Osasco

Agendar uma visita
Alexandre Augusto Ramos Cruzeiro

Alexandre Augusto Ramos Cruzeiro

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Nilton Pereira de Barros

Nilton Pereira de Barros

Ortopedista - traumatologista

Caruaru

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 488 perguntas sobre Artrodese da coluna lombar por via anterior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.