Meu irmão fez uma cirurgia de coluna (colocou 6 pinos) e desde então ficou vazando um líquido (amare

Meu irmão fez uma cirurgia de coluna (colocou 6 pinos) e desde então ficou vazando um líquido (amarelado com um cheiro ruim) segundo o médico uma infecção. Não conseguiu controlar com os antibióticos. Agora após 3 meses da cirurgia o médico decidiu abrir para retirar os pinos e limpar a infecção. Os pinos foram substituídos. Tem 10 dias que ele saiu do hospital, continua com o antibiótico e está vazando um líquido novamente (desta vez com um pouco de sangue). Pode ser que a infeção não foi contida? Pode ser uma rejeição do organismo dele com os pinos?

6 respostas


Ainda é cedo para afirmar que a infeção foi contida ou não. Nem todo líquido é infeccioso, seromas não o são. Seguimento periódico e exames laboratoriais e de imagem podem ajudar no controle e seguimento.

Dr. Rian Souza Vieira

Dr. Rian Souza Vieira

Ortopedista - Traumatologista

Ribeirão Preto

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Siga as orientações do médico.

Dr. Adriano Karpstein

Dr. Adriano Karpstein

Médico do esporte

Curitiba

Agendar consulta

Sem dúvida, nem toda saída de liquido da ferida operatória significa infecção. As características do liquido de infecção são secreção espessa, com odor fétido. Os exames de sangue, os exames de imagem, e principalmente, o exame clínico (consulta com o cirurgião) são fundamentais para diagnosticar do que se trata esse liquido da ferida. Espero ter ajudado. Melhoras e um abraço.

Dr. William Zarza

Dr. William Zarza

Ortopedista - Traumatologista

São Paulo

Agendar consulta

Pode ser que a infecção não tenha sarado ainda. Talvez seja necessário trocar os antibióticos ou mesmo operar de novo. Continue acompanhamento. Não descuide!!!

Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai

Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai

Ortopedista - Traumatologista

São Paulo

Agendar consulta

Não é normal, pode estar com alguma complicação. Agende sua consulta para melhor tratamento.

Dr. Amir Daher

Dr. Amir Daher

Ortopedista - Traumatologista

Pindamonhangaba

Agendar consulta

Boa tarde! Sinto muito que seu irmão esteja passando por isso — realmente é uma situação delicada. O vazamento de líquido com sangue após a troca dos pinos pode sim indicar que a infecção ainda não foi totalmente controlada, mesmo com o uso de antibióticos. Rejeição ao material é rara, mas quando a infecção persiste, o corpo pode acabar não aceitando o implante. É muito importante reavaliar com exames de imagem e laboratoriais (como PCR e leucócitos), além de acompanhamento com infectologista e o ortopedista. Às vezes é preciso ajustar o antibiótico ou até considerar nova abordagem. Fico à disposição pra avaliar o caso com atenção e orientar vocês nesse momento, seja em consulta presencial ou por telemedicina.

Dr. Iann Alas Pavan

Dr. Iann Alas Pavan

Ortopedista - Traumatologista

Serra

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.