meu irmão fez uma neurocirrugia e por alguns dias ficou saindo uma secreção do nariz do lado esquerdo

3 respostas
meu irmão fez uma neurocirrugia e por alguns dias ficou saindo uma secreção do nariz do lado esquerdo qual a razão disso?
Esta pergunta é para o especialista, mas preocupa muito os familiares e o paciente pois trata-se de uma área delicada e importante do corpo que regula as reações do ser quanto aos estímulos internos e externos ao corpo humano, entre outras inúmeras funções neuronais e de quimicos. A apreensão quanto a cirurgias delicadas podem ser acompanhadas pelo medico e também o psicologo a fim de aliviar os medos, recuperacao e expectativas do pos cirúrgico.

Se for um líquido transparente pode ser um fístula liquórica que é um pertuito por onde pode estar "vazando" o liquor (líquido que envolve o cérebro).
Se for esverdeado ou amarelado e com odor fétido, pode estar relacionado a um quadro infeccioso relacioando a cirurgia ou até mesmo uma sinusite. Pode ocorrer também a liberação de líquido serossanguinolento (avermelhado). Em qualquer uma das hipóteses o neurocirurgião deve ser procurado para uma reavaliação e caso necessário realizar exames de imagem.
Somente o médico poderá fazer exames para avaliar a situação. E orientar da melhor maneira possível .