meu marido faz o uso de antietanol ele sente muita sonolencia é normal?

3 respostas
meu marido faz o uso de antietanol ele sente muita sonolencia é normal?
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá!
Bem, isso é normal sim, o antietanol provoca alguns efeitos colaterais, dentre eles a sonolência passageira, mas, pode variar de pessoa para pessoa, a dose da medicação, os hábitos diários dele, se está dormindo bem a noite e etc..., o bom seria procurar o médico que está acompanhando seu marido e pedir para ele avaliar ok?

Att
Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Claudia Rodrigues
Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá,
O "Antietanol" (que no caso, possivelmente, deve ter o Dissulfiram como princípio ativo) pode apresentar como um dos possíveis efeitos adversos a sonolência (e/ou fadiga) em sua administração.
É bem importante neste momento o acompanhamento psiquiátrico e psicológico do seu marido para avaliações mais precisas deste sintoma de sonolência, buscando melhorar a qualidade de vida e funcionalidade dele, bem como estabelecer estratégias de motivação à abstinência e adesão ao tratamento.
Grande abraço,
Maria Claudia Rodrigues.
Dr. Igor de Oliveira
Psicólogo
Niterói
Apesar de não ser Psiquiatra pra falar a respeito de medicação, conheço bem a medicação pois é a mais utilizada como recurso de evitar que o paciente beba.
A reação adversa mais comum é a sonolência dentre descritas na bula. Isso também pode estar sendo potencializado, pois, no tratamento do alcoolismo são usadas medicações antidepressivas e ansiolíticas. É um pouco incomum tratamento somente com Antietanol.
Recomendo que converse com o Psiquiatra do seu marido a respeito da sonolência, uma vez que, se essa reação estiver atrapalhando a rotina, precisa ser revista a dosagem.
No caso de alcoolistas sempre recomendo um terapêuta cognitivo-comportamental para que ele tenha um suporte para ajustar a rotina, atividades diárias, lidar com situações onde era comum sentir vontade de beber, dentre outras coisas.
Converse com o Psiquiatra e o Psicólogo, eles poderão dar uma orientação melhor por já conhecer o histórico do seu marido.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 294 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.