Meu marido tem problemas com álcool e está disposto a procurar tratamento médico, procuramos ajudo

23 respostas
Meu marido tem problemas com álcool e está disposto a procurar tratamento médico, procuramos ajudo no AA, mas não fomos adiante, acreditamos que um tratamento que envolva remédio seja mais eficiente para ele.

Qual médico procurar primeiro. Seria um psiquiatra o mais indicado?
O Profissional qualificado para indicação de medicação é sempre um médico e neste caso, é sim o psiquiatra a especialidade adequada dentro da medicina. Porém o acompanhamento com um psicólogo/psicanalista pode ser importante neste processo. Só com uso da medicação, estará passando de uma droga para outra. Quem sabe ele possa se questionar sobre isso, pois, compreender e significar o papel que o vicio tem na vida do seu marido pode ajuda-lo nesta decisão. Abraço!

Prezada, olá! Seu marido estar disposto já é um primeiro grande passo! Parabéns! O tratamento de alcoolismo é sempre multiprofissional, então vocês devem procurar tanto um psiquiatra quanto um psicólogo. Boa sorte!
Acredito que não exista apenas um único tratamento, a medicação é muito importante para esse processo, igualmente qualquer tipo de terapia que venha a contribuir na melhora dele.
Combine, psiquiatra com psicoterapia com visitas ao AA ou qualquer outra atividade que contribua numa mudança na rotina e a uma melhora na qualidade de vida dele e a sua.
O médico habilitado para diagnóstico, no que se refere ao alcoolismo é o PSIQUIATRA. Sugiro que você conte com ajuda de psicoterapia focada terapia cognitivo-comportamental, com psicólogo especialista em dependência química. Para trabalhar questões do comportamento negativo que mantém padrão do beber, para instalação de novos padrões de comportamento que deverá ser pensado, principalmente quando seu esposo entrar em abstinência. Você citou sobre grupo AA, considero muito importante contar com esse recurso, pois trata-se de trabalho muito sério, pensado em agregar no tratamento! acredito muito nos benefícios que estes três itens (Psiquiatra, Psicólogo e AA) pode oferecer na recuperação e mais ainda... no quanto a participação da família é importante na melhora do paciente! Lembre-se sempre buscar profissionais com especialização em dependência química! estimo melhoras e fico a disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto! Abraço!
Deve procurar o psiquiatra, de preferência com especialização em drogadi¢ao ( álcool e outras drogas). Porém isso é o início de um tratamento que precisa também de clínico e psicólogo para descobrir o que o levou a ingerir bebida álcoolica e perder o controle dela. Qual é o espaço que ela ocupa na vida dá pessoa..
O alcoolismo tem causa multifatorial e, portanto, um conjunto de profissionais, como psiquiatra, psicoterapeuta especializado em dependência química e, inclusive o grupo de AA, seriam de grande valia para ele neste primeiro momento.
Bom, seria primordial procurar um psiquiatra para uso de medicamento, no entanto precisa concomitantemente fazer a psicoterapia para que o psicólogo(a) o ajude nesse processo orientando, analisando, investigando e tratando todo o processo, e isso requer tempo e comprometimento.
Primeiro uma avaliação psiquiatra, em seguida a psicoterapia. Os medicamentos receitados pelo psiquiatra sem acompanhamento psicológico não tem muito efeito.
Abs.
Olá! A mudança de conduta passará por uma avaliação psiquiátrica e psicoterapia. Além desses tratamentos a consciência de mudança de rotina é fundamental, como: incorporar hábitos saudáveis como yoga, pilates, mudança na dinâmica social, evitar em festas sociais em casa o álcool e instruir as pessoas em torno sobre o tratamento. O álcool passa a ocupar um lugar de "status" na vida das pessoas que desenvolvem o vício, por isso é necessário desconstruir esse "espaço afetivo" e possibilitar uma nova aprendizagem de prazer e bem-estar sem a substância.
Você já ouviu falar do tratamento para dependência química e alcoólica pela ibogaina?
Procure se informar sobre esse tipo de tratamento, que possui pesquisas, inclusive, pela Unifesp, e documentário pelo Profissão Repórter da Rede Globo.
Existe uma clínica em Paulinea que adota essa metodologia, com varios casos de sucesso registrados.
Boa sorte e forte abraço
Boa noite! Procure um psicólogo para uma avaliação e terás uma resposta mais precisa com uma avaliação multiprofissional... Fico à disposição.
Olá! a doença chama-se compulsão e no caso de seu marido o adito é o álcool. Primeiramente ele precisa ter consciência de que tem uma doença, que é alcoolista e que precisa de ajuda...do contrário ninguém poderá ajudar. Os profissionais, dependendo do quadro dele podem ser um médico somado a um psicólogo. Busque, caso ele queira de ajuda, por um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e um hipnoterapeuta e um médico para a prescrição de medicamentos adequados. Mas somente em último caso, pois a compulsão é grave! Paz e Bem!
Sim, o médico que deve ser procurado é um Psiquiatra. No entanto, está provado que tratamentos em saúde mental são mais efetivos quando acompanhados de psicoterapia, sendo assim também recomendo que consulte um psicólogo. Com essa intervenção conjunto o seu marido conseguirá lidar melhor com essa dependência.
Sim, o psiquiatra seria o indicado para iniciar, mas não abra mãe de ajuda psicológica. O médico ajudará quanto a abstinência e maior controle químico com a ajuda de medicações, mas a psicoterapia ajudará no controle dos impulsos, motivos com que fizeram que ele abusasse chegando ao vício e situações a evitar. O AA também é interessante pelos testemunhos de pessoas que passaram por situações que ele ainda vai passar ou já está vivendo! As tres ajudas seriam o tratamento completo!
Olá! Sim, psiquiatria é a especialidade médica indicada para tratar a dependência química. Além disso é importante buscar um psicólogo e um grupo de apoio como o AA. Familiares também são muito impactados e precisam de auxílio, recomendo terapia familiar. Desejo para ele uma caminhada com muito foco em direção à recuperação e muita paz para a família!
Boa tarde! parabéns a seu esposo, por esta disposto a procurar ajuda; este é o primeiro passo a ser dado! O profissional qualificado para tratamento medicamentoso é o médico! No caso do alcoolismo o indicado é o psiquiatra! Porém vocês devem procurar ajuda de um profissional, psicólogo pois, esse tratamento deve ser multiprofissional. Abraço!
Que bom que seu marido está disposto a buscar ajuda. O profissional indicado é o Psiquiatra, mas, acompanhamento psicológico fará toda diferença no processo de entrar em contato consigo e resignificar seus excessos e ausências.Um.abraço.
O tratamento para dependência do álcool deve ser interdisciplinar. A procura de ajuda só será acatada pelo paciente quando este perceber os danos que esta relação de abuso vêm causando. Psicoterapia associada a outras intervenções, de acordo com cada caso, poderá ser de grande valia. É importante que o paciente perceba que precisa de ajuda e permita-se buscá-la. Lembrando que alcoolismo não é sinal de fraqueza ou falta de caráter. Alcoolismo é uma doença que pode ser tratada. Quanto mais cedo o tratamento começar, maiores serão as chances de viver com saúde.
A metodologia do grupo Alcoólicos Anônimos tem uma grande chance de sucesso. Sendo que o único e principal requisito para fazer parte do grupo é querer manter-se sóbrio e o grupo tem um poder de ajuda comunitária muito interessante. Porém, como o primeiro passo que é a aceitação do problema com alcoolismo vai além do desejo de parar de beber, acredito que tanto o médico psiquiatra quanto o psicólogo sejam os profissionais aptos a orientá-los. Hoje em dia existem medicamentos específicos para o tratamento do alcoolismo que somente o psiquiatra poderá indicar após criteriosa avaliação. A psicoterapia seria importante para manter o foco e buscar o equilíbrio nessa fase de busca pela Saúde. Procure saber sobre o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas de sua cidade/bairro, um serviço de Saúde destinada a proporcionar atenção integral e multiprofissional às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e demais drogas.
Um psiquiatra poderia ajudá-lo no alívio da ansiedade com uso de medicações que poderiam utilizar no início. Mas um trabalho analítico seria importante no sentido de falar sobre o que essa bebida representa em sua vida que o faz fazer esse uso abusivo.
Eu, como psicólogo, acredito no que faço e o alcolismo é um problema que pode e deve sim começar a ser tratado com a psicoterapia. É importante, apenas, que a pessoa que faz uso do álcool queira abandonar esse hábito. Um abraço!
Psiquiatra, Psicólogo, AA, grupos de apoio no qual tenham condições de dar o acompanhamento certo, serio e ético, o importante já foi o primeiro passo....Parabéns!
Psiquiatra, psicólogo, AA, integram multidisciplinarmente os tratamentos de adictos. Inicie por diagnóstico médico ou psicodiagnóstico, AA....Melhores resultados estão na integração do tratamento ampliando a abrangência com os familiares. Não importa por onde inicie é importante o envolvimento do dependente, família e multidisciplinariedade dos profissionais.