Meu nome é Darcilaine e tenho uma irmã especial (Síndrome de Down). Estamos tentando fazer a carteirinha

5 respostas
Meu nome é Darcilaine e tenho uma irmã especial (Síndrome de Down). Estamos tentando fazer a carteirinha para que ela possa viajar e conhecer a sobrinha (minha filha). Qual ou quias possíveis médicos podem dar um laudo comprovando que ela é especial?
Olá!!! Tem algum médico que a acompanha?Se tiver ,ele mesmo poderá dar o laudo.
Agora se não tiver, embora qualquer especialidade médica possa fazer o laudo de acordo com a resolução do CRM, aconselho procurar um neurologista para isso.Mas, não se esqueça que o laudo só poderá ser feito por um médico pois é o especialista no diagnóstico de doenças e é somente ele pode atestá-los.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, Boa tarde! Se ele tiver um médico que realiza o acompanhamento dela o mesmo poderá fazer o laudo. Caso não tenha sugiro que procure um neurologista para fazer a avaliação e o mesmo passará as informações necessárias. Espero que tenha ajudado.
Geneticista, pediatra ou um clínico geral. Há de se lembrar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas seus sujeitos podem desenvolver uma gama de complicações que requererá um médico específico, tais como oftalmo, endocrinologista, cardiologista, gastroenterologista de acordo com a complicação de cada um. Peça o relatório para qualquer profissional médico que a acompanhe. Lembro ainda que as pessoas com Down podem ser adoráveis, sociáveis, abertas à aprendizagem - inclusive musical - não nos cabendo rotula-las. Boa sorte!
Darcilaine, não é necessário um médico específico para comprovar que ela tenha Síndrome de Down, uma vez que esta é uma característica presente na fisionomia da sua irmã, como: "olhos puxados", que é comum as pessoas com Síndrome de Down, apresentarem este tipo de característica física.
Qualquer um dos médicos que a acompanha pode apresentar o laudo solicitado, no entanto, a comprovação científica da SD é feita através de um exame de sangue específico (Cariótipo), realizado por laboratórios de genética e/ou análise clínica. Pode ser feito pelo SUS ou particular.
Algumas pessoas com SD podem não apresentar características físicas facilmente identificáveis, por isso o laudo apoiado pelo Cariótipo é inquestionável.
Em Curitiba você encontra todas as informações necessárias no Ambulatório da SD no Hospital das Clínicas (HC/UFPR)
Forte e carinhoso abraço.

Especialistas

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Isabela Pontes

Isabela Pontes

Terapeuta ocupacional

Fortaleza

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Thalyta Felipe

Thalyta Felipe

Terapeuta ocupacional

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Síndrome de down
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.