Meu pai e minha irmã tem esquizofrenia, minha filha de 7 anos faz uso do montelucaste de sódio, soube

4 respostas
Meu pai e minha irmã tem esquizofrenia, minha filha de 7 anos faz uso do montelucaste de sódio, soube que esse medicamento para asma pode ter efeitos colaterais psicológicos. Minha filha corre um risco ainda maior usando esse medicamento? Estou muito aflita!
Não há risco aumento por usar antileucotrienos como o montelucaste, esses efeitos adversos raros não se associam a transtornos psiquiátricos como a esquizofrenia!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada deves procurar um psiquiatra que é o profissional adequado para responder as dúvidas sobre medicamentos.
Foram relatados eventos neuropsiquiátricos ao uso de antileucotrienos, com o Montelucaste. Apesar de raros, o FDA (órgão regulador nos EUA) recomendou que eles fossem inclusos na bula. A isso chama-se Farmacovigilância, um cuidado que existe para todo medicamento comercializado. Serve para que pacientes e profissionais estejam cientes do potencial de eventos adversos, conversem a respeito e considerem interromper o medicamento, caso eles ocorram. Mesmo que aconteça algum deles, isso não está associado ao desenvolvimento de Esquizofrenia, nem ao aumento do risco para a doença. Imagino que saiba que histórico familiar é um dos fatores de risco, mas há outros que são evitáveis, como residir em área urbana, migração e uso de cannabis. Sua preocupação é válida, mas entenda RISCO como PROBABILIDADE. E sempre há o outro lado da moeda, ou seja, de não ocorrer a doença. No caso da Esquizofrenia, mesmo com o risco aumentado, a probabilidade de ela não ocorrer ainda é muito maior.
Prezada!
O especialista indicado para auxilia-lá è o psiquiatra que acompanha o caso da sua filha. Procure-o para mudar ou se ele ache necessário outro medicamento para aliviar o sofrimento asmático da sua filha. Caso haja necessidade indicará para uma psicoterapia!
Abraços

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.