Meu pai era alcolatra e viciado em drogas como maconha e cocaína. É possível que eu tenha alguma sequela referente a isso ? Minha mãe nunca usou nada.
Olá! A dependência química é uma doença onde deve ser tratada e seguir o tratamento de forma eficaz. Como os colegas acima já mencionaram que a dependência existe uma pré disposição genética por isso é importante que você fique atenta, mas não existe uma regra, mas sugiro que procure uma ajuda psicológica para poder lhe auxiliar e tirar todas as suas duvidas. Fico a disposição!

 Laissa Sobrinho
Laissa Sobrinho
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Bom dia.

Você ter sequelas por ele ser dependente químico não, mas uma pré disposição genética para vc ser dependente químico isso sim, caso use alguma substância.
Ideal é você se preservar e não fazer uso de nada lícito como álcool ou ilícito, pois vc tem esse fator de risco alto e mais os riscos que a substância coloca provoca.

Espero ter ajudado.

 Alan Dutra
Alan Dutra
Psicólogo
Montes Claros
Existem predisposições genéticas que podem influenciar você, seus irmãos e filhos, caso os tenha ou venha a ter, porém estas predisposições não são determinantes. O comportamento utilizado para lidar com contextos desagradáveis do seu pai está ligado ao consumo de álcool. É natural que você como filho tenda a repetir alguns padrões de comportamento do seu pai, porém pelo fato deste fator também não ser uma regra, é possíte, que você desenvo estratégias saudáveis para lidar com problemas. Algumas pessoas desenvolvem vícios em bebidas, compras, alimentos, outras somatizam as questões psicológicas no corpo, dentre outras estratégias não saudáveis. Porém, há uma série de possibilidades de enfrentamento saudáveis para contextos desagradáveis. É importante ter conhecimento de quais são as suas tendências e o quanto isso pode ou não estar relacionado ao consumo do álcool ou outras substâncias psicoativas.

A que tipo de sequela você se refere?
Genéticas existem predisposições, mas acredito que você possa estar querendo falar das emocionais. Talvez uma terapia onde você possa dividir seua sentimentos ajude.
Att.
Eduardo

 Renata De Abreu e Lima
Renata De Abreu e Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Poder pode, e cabe a você perceber se exagera algo em sua vida, mesmo quando já nem sente tanta vontade. Caso perceba dessa forma, procurar acompanhamento psicológico seria interessante pra te ajudar a se conhecer e saber seus gatilhos ou o quen te pega e faz exagerar procurando euforias. Se não percebe nada disso, tá tranquilo.

Existem questões genéticas no entanto penso que a referência do pai é o que pode ser mais determinante a respeito de como você pode lidar com isso, buscando compreender se você teria a possibilidade de se envolver ou com as drogas e ou álcool. Estou a disposição para falarmos mais, fique a vontade para entrar em contato! Grande abraço

 Luciane Guisso
Luciane Guisso
Psicólogo
Florianópolis
Olá! O contexto que você foi exposta, desde criança, pode influenciar na sua forma de se relacionar, receber e dar cuidado. Ou seja, como foi sua relação com esse pai, como era perceber a disponibilidade dele para suas questões, como se sentia quando ele estava alcoolizado, o que sua alteração de comportamento provocava em você e na sua mãe, como percebia sua mãe nessa relação? Essas são questões que vão ficando em nossa mente, e, tentamos entender, (re)significar e por muitas vezes repetimos algumas dessas aprendizagens iniciais nas novas relações que estabelecemos. Saber mais dessa história, pode lhe ajudar a tornar mais consciente sua dinâmica e funcionamento, bem como "bloqueios" em sua vida atual. Espero ter ajudado! Fico à disposição! bjs

Especialistas em Abuso De Substâncias

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Abuso De Substâncias

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.