Meu pai era alcolatra e viciado em drogas como maconha e cocaína. É possível que eu tenha alguma sequela

9 respostas
Meu pai era alcolatra e viciado em drogas como maconha e cocaína. É possível que eu tenha alguma sequela referente a isso ? Minha mãe nunca usou nada.
Existem predisposições genéticas que podem influenciar você, seus irmãos e filhos, caso os tenha ou venha a ter, porém estas predisposições não são determinantes. O comportamento utilizado para lidar com contextos desagradáveis do seu pai está ligado ao consumo de álcool. É natural que você como filho tenda a repetir alguns padrões de comportamento do seu pai, porém pelo fato deste fator também não ser uma regra, é possíte, que você desenvo estratégias saudáveis para lidar com problemas. Algumas pessoas desenvolvem vícios em bebidas, compras, alimentos, outras somatizam as questões psicológicas no corpo, dentre outras estratégias não saudáveis. Porém, há uma série de possibilidades de enfrentamento saudáveis para contextos desagradáveis. É importante ter conhecimento de quais são as suas tendências e o quanto isso pode ou não estar relacionado ao consumo do álcool ou outras substâncias psicoativas.

Olá! A dependência química é uma doença onde deve ser tratada e seguir o tratamento de forma eficaz. Como os colegas acima já mencionaram que a dependência existe uma pré disposição genética por isso é importante que você fique atenta, mas não existe uma regra, mas sugiro que procure uma ajuda psicológica para poder lhe auxiliar e tirar todas as suas duvidas. Fico a disposição!
Bom dia.

Você ter sequelas por ele ser dependente químico não, mas uma pré disposição genética para vc ser dependente químico isso sim, caso use alguma substância.
Ideal é você se preservar e não fazer uso de nada lícito como álcool ou ilícito, pois vc tem esse fator de risco alto e mais os riscos que a substância coloca provoca.

Espero ter ajudado.
A que tipo de sequela você se refere?
Genéticas existem predisposições, mas acredito que você possa estar querendo falar das emocionais. Talvez uma terapia onde você possa dividir seua sentimentos ajude.
Att.
Eduardo
Poder pode, e cabe a você perceber se exagera algo em sua vida, mesmo quando já nem sente tanta vontade. Caso perceba dessa forma, procurar acompanhamento psicológico seria interessante pra te ajudar a se conhecer e saber seus gatilhos ou o quen te pega e faz exagerar procurando euforias. Se não percebe nada disso, tá tranquilo.
Existem questões genéticas no entanto penso que a referência do pai é o que pode ser mais determinante a respeito de como você pode lidar com isso, buscando compreender se você teria a possibilidade de se envolver ou com as drogas e ou álcool. Estou a disposição para falarmos mais, fique a vontade para entrar em contato! Grande abraço
Olá! O contexto que você foi exposta, desde criança, pode influenciar na sua forma de se relacionar, receber e dar cuidado. Ou seja, como foi sua relação com esse pai, como era perceber a disponibilidade dele para suas questões, como se sentia quando ele estava alcoolizado, o que sua alteração de comportamento provocava em você e na sua mãe, como percebia sua mãe nessa relação? Essas são questões que vão ficando em nossa mente, e, tentamos entender, (re)significar e por muitas vezes repetimos algumas dessas aprendizagens iniciais nas novas relações que estabelecemos. Saber mais dessa história, pode lhe ajudar a tornar mais consciente sua dinâmica e funcionamento, bem como "bloqueios" em sua vida atual. Espero ter ajudado! Fico à disposição! bjs
Para responder a sua pergunta seria necessário uma entrevista mais detalhada, mas não necessariamente consequências genéticas, pois depende de muitos fatores para que ela se manifeste. Consulte um psicólogo e descubra.
Olá! Em termos psíquicos isso varia de pessoa a pessoa. Irá depender como você significou, interpretou essa relação do seu pai com as drogas. Diante de uma referência dos pais, os filhos podem seguir ou se opor a esse modelo. Parece que essa é uma questão para você. Acredito que a análise poderá te ajudar nesse processo de autodescobertas e ressignificações das experiencias.