Meu sobrinho de 20 anos foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, porém o diagnóstico de Transtorno

6 respostas
Meu sobrinho de 20 anos foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, porém o diagnóstico de Transtorno da Personalidade Esquizóide, não foi descartado pois ele não possui empatia, não associa ação sentimentos, e tem baixo QI.

Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
Ola, primeiramente seria bom além do Psiquiatra, fazer uma avaliação neuropsicológica. Com a avaliação é mais fácil fazer o diagnóstico, e depois sim procurar ajuda de um Terapeuta.

Olá!
Ambos os profissionais estão habilitados para um psicodiagnóstico inicial.
Estas duas ciências são complementares, seria interessante para você manter as duas a sua disposição para que você possa utilizar os benefícios da medicação, prescritos apenas pelo psiquiatra, e a psicoterapia realizada pelo profissional da psicologia.
Desejo Sorte!
Neste caso, mais importante do que fechar um diagnóstico é trabalhar com treino de habilidades, para
que ele aprenda a se relacionar melhor com as pessoas e as situações que enfrenta e possa adquirir mais independência.
Ola! Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo são pessoas capacitadas, porém cada qual com suas importâncias. Sendo ambos importantes para seu tratamento.
Outro importante recurso que poderá para ser adicionado seria uma avaliação neuropsicológica, com o intuito de buscar um diagnóstico diferencial e assim um melhor direcionamento para tratamento adequado para ele.
Abraço!
Prezada, ambos os profissionais (psicólogo e psiquiatra) estão habilitados para realizar o psicodiagnóstico, mas no seu caso parece ser importante a realização do diagnóstico diferencial para verificar com mais precisão estas hipóteses diagnósticas lançadas.

Você pode buscar centros especializados em deficiência, como a Fundação Catarinense de Educação Especial localizada em Santa Catarina. Nesses serviços pode haver a possibilidade de tratamento multidisciplinar, ou seja, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social etc.
Segue o endereço:
www.fceesc.gov.br

Outra possibilidade é buscar um profissional capacitado (Neuropsicólogo, Psicólogo, Psiquiatra) para avaliar a demanda do paciente e fazer os encaminhamentos em caso de necessidade.

Fico à disposição para outras informações.
Veja bem, essas três características que você citou, ainda não são suficientes para determinar a diferenciação para um quadro de transtorno de personalidade esquizóide. O que antes era chamado de Síndrome de Asperger, entrou para o Espectro Autista segundo o DSM V. Duas diferenças entre o quadro esquizóide e transtorno de Espectro autista são que no segundo, as relações sociais são mais comprometidas e o paciente apresenta comportamentos estereótipados.
Minha recomendação seria procurar um psicólogo especializado em TEA para realizar a bateria de testes para verificar se é mesmo um caso de autismo (Asperger) e aí sim, direcionar as devidas terapias.
Espero poder ter contribuído para responder às sua pergunta.
Um forte abraço!