Meu sobrinho foi diagnosticado com autismo leve,hoje ele tem 29 anos de idade, com tratamento adequa

19 respostas
Meu sobrinho foi diagnosticado com autismo leve,hoje ele tem 29 anos de idade, com tratamento adequado ele pode ser curado ou seja não precisar mais de medicação? .
Olha, vamos separar algumas coisas:
- autismo não tem "cura" porque não é doença.
- os remédios podem ser para comorbidades e não para o "autismo" em si.

É preciso saber para quê ele toma remédio, para qual queixa, aí sim é possível ter prognóstico se o problema tem tratamento, remissão ou cura.

Acompanhei casos de adolescentes e adultos com TEA que não usavam medicação, e os que usavam era para ansiedade.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Boa tarde, tudo bem?
Quando falamos em TEA não falamos em "cura". O uso da medicação pode ser eficiente de acordo com as peculiaridades de cada caso. É importante confiar nos profissionais que o atendem e seguir as orientações. Qualquer dúvida, estou à disposição. Att, Letícia Andrade.
Olá!O autismo não tem uma cura. Contudo, os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem, sim, ser tratados com medicamentos. Entretanto, isso só deve ser feito por meio da indicação e acompanhamento de um profissional.
Olá. Quando se fala sobre autismo não se fala em cura e sim acompanhamento e mitigação de sintomas. Buscar uma rede de profissionais que possa fazer esse acompanhamento e os encaminhamentos necessários será essencial para manter uma vida funcional e de boa qualidade para seu sobrinho. Espero ter ajudado. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Bom dia! O autismo é uma condição que não tem cura. As abordagens realizadas têm o objetivo de guiar o adulto num processo de autoconhecimento e independência, não de eliminar o transtorno. Como o transtorno do espectro autista atinge vários aspectos do desenvolvimento, o ideal é que o tratamento seja realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros. Espero ter ajudado.
Em geral afirma-se que autismo não tem cura, por não se tratar de uma doença no sentido usual do termo, nem da haver uma remissão completa dos sintomas. Nesse sentido, o uso dos medicamentos adequados e um acompanhamento psicológico correspondente são adequados para o tratamento. Nesse caso, a presença de um Acompanhante Terapêutico (AT), um profissional que acompanha tarefas do dia a dia da pessoa, pode ter muitos benefícios.
Olá, a psicoterapia pode ajudá-lo a superar algumas dificuldades caraterísticas do quadro.Quanto a cura, é um quadro irreversível, mas os tratamentos podem ajuda-lo em alguns aspectos. Quanto mais precoce o acompanhamento multidisciplinar, menor pode ser o comprometimento do paciente.
Olá! Como vários colegas acima já falaram, o autismo não tem cura, porque não é uma doença. Trata-se de uma organização cerebral diferente daquela mais comum. Dizemos que o autista não é uma pessoa doente, mas sim neurodivergente (em contraposição aos neurotípicos, que compõem aquela parcela mais comum, ou típica, da população). É nesse sentido que não há cura. Em casos de autismo mais severo, a pessoa pode necessitar de apoio (acompanhamento terapêutico, terapias e medicação) por toda a vida, dependendo das dificuldades que ela tenha tanto no comportamento quanto na comunicação e interação social. Já nos casos mais leves, como é o do seu sobrinho, pode até acontecer de não precisar de nenhum tipo de intervenção. Se seu sobrinho está tomando algum medicamento, imagino que haja algum sofrimento presente. O medicamento é para os sintomas decorrentes da neurodiversidade, e não para a condição em si. Então, pode ser que em algum momento ele consiga lidar com essa condição de outra forma, e não precise mais dos remédios. Ou pode ser que não. Às vezes temos muito preconceito com remédios, especialmente os psiquiátricos. Mas veja os medicamentos como um recurso a mais para ajudar seu sobrinho. Entendo que o mais importante é que ele busque formas de se sentir bem no mundo, tomando remédios ou não. Porque o que mais importa é isso, é que ele tenha meios de lidar com aquilo que lhe acontece, sem com isso se destruir ou se anular. Seu cuidado para com ele é importante!
Olá, o tratamento para o autismo se dá em fazer a pessoa que tem a síndrome se adequar melhor ao meio social.
Olá! Pergunta excelente e é muito importante que você faça essa pergunta à equipe de saúde que atende seu sobrinho. A internet não substitui o vínculo de confiança entre a equipe de saúde, o paciente e a família do paciente. É imprecindível que haja diálogo entre a equipe de saúde e seus pacientes. Desse modo o prognóstico é bem mais promissor. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá! como alguns ja disseram aqui, não existe cura, pois não se trata de uma doença. Dentro do espectro autista há diversos casos, autista que usam de medicação e outros não. Acredito que o melhor seja procurar um profissional específico da área, para que ele possa direcionar para acompanhamentos a depender da necessidade do seu sobrinho.
O uso de medicamento pode ser próprio para reduzir o excesso comportamental, sobretudo aqueles que são prejudiciais ao tratamento: hiperatividade, estereótipos, psicose, distúrbios que influenciam o sono, fobia, entre outros. A intensidade também deve ser acompanhada com total cuidado por parte dos profissionais e responsáveis pelo paciente. Há indícios bastante relevantes de que os remédios trazem progressos consideráveis para a qualidade de vida da criança, como por exemplo: maior estímulo visual por parte da criança ou adolescente; e socialização.
Veja, o autismo não tem cura e não é uma doença. Os medicamentos quando são utilizados são para algumas comorbidades; por exemplo, ansiedade, insônia, depressão, impulsividade; pensamentos, etc. Igualzinho os neurotípicos. Os remédios servem para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida e podem mudar ao longo do tempo. O importante é ele fazer as terapias para se entender melhor, desenvolver melhor repertorio social; etc.
Não existe CURA para autismo mas existe MELHORA dos sintomas e comportamentos associados de forma que seu sobrinho possa ter uma "vida normal" com suas limitações e interação social adequada ao seu nível de autismo.

Também não existe REMÉDIO para autismo, os remédios usados são para alguma condição associada como por exemplo: agressividade, déficit de atenção, dificuldade de dormir, etc... então nesse caso ele pode NÃO PRECISAR mais da medicação, isso só o médico que receitou a medicação pode avaliar...
Não há "cura" conhecida para o autismo, mas com um tratamento adequado, muitas pessoas com autismo podem melhorar significativamente suas habilidades sociais, de comunicação e comportamentais. O objetivo principal do tratamento é ajudar o indivíduo a desenvolver ao máximo suas habilidades e a viver uma vida independente e saudável.

O tratamento do autismo geralmente envolve uma combinação de terapias, que podem incluir terapia comportamental, terapia ocupacional, terapia da fala e medicação, se necessário. Cada caso é único e o tratamento é adaptado às necessidades individuais do paciente.

Portanto, é importante seguir as orientações do profissional de saúde que acompanha seu sobrinho e buscar o melhor tratamento para ele.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento neuropsicologico tea - transtorno de espectro do autismo - R$ 220
Ola!! Primeiramente autismo não tem cura, se trata de um transtorno do neurodesenvolvimento . A questão da medicação está provavelmente relacionada a comorbidade do seu filho. A necessidade do uso, o tempo quem determinará será o médico pois vai variar de individuo a individuo. e é necessário seguir as orientações
O autismo é uma condição de desenvolvimento neurológico que dura a vida toda. Não há uma "cura" definitiva para o autismo, pois é uma característica intrínseca da pessoa. No entanto, é importante destacar que muitas pessoas no espectro do autismo podem se beneficiar de intervenções e tratamentos que visam melhorar suas habilidades sociais, de comunicação e de funcionamento diário.

O objetivo do tratamento para pessoas no espectro do autismo é ajudá-las a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com os desafios associados ao autisEm relação à medicação, ela pode ser prescrita para tratar sintomas específicos associados ao autismo, como ansiedade, hiperatividade ou problemas de sono. No entanto, o uso de medicamentos varia de acordo com a necessidade individual de cada pessoa, e nem todas as pessoas no espectro do autismo precisam de medicação.

Embora não haja uma "cura" para o autismo, muitas pessoas com autismo leve ou moderado podem alcançar um desenvolvimento significativo, adquirindo habilidades sociais, de comunicação e autonomia que lhes permitem ter uma vida plena e satisfatória.

É importante ressaltar que muitas pessoas no espectro do autismo podem viver bem sem a necessidade de medicamentos. No entanto, isso geralmente é possível após a construção de acomodações personalizadas e o desenvolvimento de diversos repertórios que atendam às suas necessidades individuais. Com terapia e intervenções apropriadas, as pessoas no espectro do autismo têm a capacidade de adquirir estratégias eficazes para lidar com os desafios cotidianos, alcançando um nível de autonomia e satisfação que lhes permite viver uma vida plena e gratificante.

No caso do seu sobrinho, tem de se ver como esta a construção desses repertórios as acomodações que ele e a comunidade em que vive estão dispostas a fazer por ele. uma vez que não precisar de remédio, não significa ignorar as outras necessidades que ele pode vir a ter.
Olá, quando se fala em psicologia, não trabalhamos com a noção de cura, é possível sim ter remissão dos sintomas e não precisar de medicação, a dependender do caso. Abraço.
Olá. Transtorno do Espectro Autista não pode ser curado. Pode ter muita melhora com a ajuda de terapias conforme o caso. Quanto a medicação, depende do motivo que ele usa para entender se pode ou não parar em algum momento, mas somente sob orientação médica.