Meu sogro 79 anos tem parkinson, toma muito remedio durante o dia todo e não come comida apenas sucos

4 respostas
Meu sogro 79 anos tem parkinson, toma muito remedio durante o dia todo e não come comida apenas sucos e vitaminas ele fala que não tem apetite ele pode usar o Sustagen ?
É comum uma pessoa idosa apresentar redução de apetite pode ser por contar da perda do paladar, ter preferencia por preparações mais pastosas e liquidificadas. Por isso é muito importante ficar atento quanto ao que está sendo ingerido, se as necessidades de macro e de micronutrientes estão sendo atendidas, se está perdendo peso, se está perdendo massa muscular. Na maioria das vezes é necessário recorrer a um suplemento nutricional para complementar o valor calórico total, mas não é qualquer suplemento que atende as necessidades calóricas, proteicas e de vitaminas e de minerais de um idoso. Muito importante buscar orientação de um nutricionista para prescrever um suplemento que atenda as necessidades desse idoso, pois tem que levar em consideração a função renal, a fim de evitar sobrecarga de proteínas, também é muito importante adequar as quantidades desse suplemento, quantas vezes ao dia será necessário tomar.

Como já foi falado nas respostas acima é muito comum a perda do paladar no idoso, faz parte do processo de envelhecimento. Além disso, o Parkison provoca uma perda do olfato, consequentemente a perda do apetite dele será maior. O primeiro passo antes de suplementar, é quantificar quanto seu sogro está consumindo, se ele estiver ingerindo uma boa quantidade de suco e vitaminas, estes podem ser incrementados com suplementos por exemplo. Este é caso complexo, recomendo que procure um nutricionista. Pois, o suplemento pode ter alguma interação com os medicamentos que ele utiliza. É importante saber o momento certo de utilizar. Outro ponto importante é que vitaminas e suco são pobres em proteína e um idoso tem maiores necessidades desse nutriente. Utilizar creme de vegetais e raízes (aipim, inhame e batata doce) com frango, carne, peixe (proteínas) batido. Ficará na consistência de vitamina e ele terá um maior aporte de nutrientes. Boa sorte!
Com o passar dos anos nosso corpo tem alterações e uma delas é no paladar, sugiro que modifique as texturas dos alimentos, se ele aceita bem sucos e vitaminas, você pode colocar sopas batidas e sucos mais concentrados ex: suco com duas ou três frutas. faça papinha de pão ou bolo molhado no leite com café de manhã.Quando suplementar a dieta sugiro o NUTREn Senior, pois ele é desenvolvido especialmente para esta faixa etária, e irá suprir as necessidades do Idoso. Faça um bom acompanhamento nutricional e médico para garantir a saúde e o conforto do seu Sogro.. O paladar muda mesmo, e nesta fase que temos que ter atenção na alimentação pois eles elimina peso muito rápido e massa muscular.
Deve ser observado as preferências alimentares dele e trabalhar a consistência das refeições. Não vejo com bons olhos substituir (todas ou a maioria) das refeições por fórmulas e/ ou suplementos. Procure um nutricionista, através da consulta (anamese) ele saberá orientar e ajustar da melhor forma possível a alimentação dele.