Meus filhos pegaram mão pé boca a 5 dias hoje as bolinhas estão muito melhores quase secas as aftas

2 respostas
Meus filhos pegaram mão pé boca a 5 dias hoje as bolinhas estão muito melhores quase secas as aftas sumiram e eles estão bem porém eu e meu marido começar a ter bolinhas tanbem eles podem pegar novamente? Ou por não terem se recuperado 100% ainda não tem risco de ficarem perto de nós?
Dr. Ramon Damasceno
Pediatra
Rio de Janeiro
Oi! Que bom que seus filhos já estão quase recuperados! A síndrome mão-pé-boca geralmente é causada por vírus do grupo coxsackie, e uma vez que a criança pega, ela cria imunidade pra aquele tipo específico do vírus — então é bem improvável que peguem de novo na mesma semana. Mesmo que estejam ainda com as lesões secando, se estão sem febre e bem clinicamente, o risco de pegarem de novo agora é praticamente nulo.

Você e seu marido provavelmente pegaram o mesmo vírus agora, o que é super comum — adultos podem pegar também, especialmente se nunca tiveram na infância. O mais importante agora é só manter os cuidados com higiene, evitar contato com secreções e lavar bem as mãos, principalmente se ainda tiverem contato com fralda, saliva ou objetos dos pequenos.

Se tiver qualquer dúvida, posso te ajudar a acompanhar isso de pertinho!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca. É importante ressaltar que no caso do adulto que a síndrome é bem menos recorrente, pode ser devido ao baixo nível de celulas imunologias.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.