Minha avó de 80 anos é diabética e sente fortes dores no braço e mão direita, a dor piora muito à no
Minha avó de 80 anos é diabética e sente fortes dores no braço e mão direita, a dor piora muito à noite, ela chora de dor às vezes e nem consegue dormir, também tem pouca sensibilidade nos dedos, às vezes se queima cozinhando e nem percebe. Poderia ser neuropatia causada pelo diabetes?? Qual especialista devemos procurar para uma consulta??
4 respostas
Sim, é possível que seja uma neuropatia devido ao diabetes. No entanto existem outros diagnósticos que podem corresponder aos sintomas. Dessa forma, o ideal seria procurar um neurologista para o diagnóstico e um endocrinologista para o tratamento e controle do diabetes.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
A neuropatia diabética mais comum costuma acometer primeiro os pés e só depois as mãos, além de ser simétrica e distal, ou seja, atinge os dois membros de forma parecida e começa nas extremidades, subindo aos poucos. Até existem formas de neuropatia que acometem um nervo. Minha recomendação é que procure um neurologista ou reumatologista para investigar. Pode ser uma dor relacionada à síndrome do túnel do carpo ou uma forma mais rara de acometimento de um nervo pelo diabetes. Também é importante avaliar se o diabetes da sua avó está bem controlado. Caso necessite de uma consulta médica estou à disposição.
Sim, pode ser neuropatia diabética (lesão nos nervos pelo diabetes), principalmente pelos sintomas de dor noturna intensa e perda de sensibilidade. Outra possibilidade é síndrome do túnel do carpo (comum em diabéticos). Especialistas a procurar: Endocrinologista (para ajuste do diabetes e avaliação da neuropatia). Neurologista (para confirmar o diagnóstico e tratar a dor neuropática). Fisiatra ou reabilitação (se houver necessidade de fisioterapia). Ações imediatas: Verificar glicemia e HbA1c (controle do diabetes). Analgésicos específicos para dor neuropática (mas só com prescrição médica). Se a dor for insuportável, considere levar a um pronto-socorro para alívio emergencial.
Pode ser neuropatia relacionada ao diabetes, mas a distribuição descrita exige investigar outras causas. A neuropatia diabética típica costuma começar de maneira relativamente simétrica nos pés e pernas; dor intensa e perda de sensibilidade predominando em apenas uma mão e braço também podem ocorrer por compressão de nervos, síndrome do túnel do carpo, radiculopatia cervical ou outras doenças neurológicas. Como sua avó tem 80 anos, sofre dor a ponto de não dormir e já apresenta perda de sensibilidade suficiente para se queimar sem perceber, não é adequado apenas observar. Um neurologista é uma boa opção para investigar a origem da dor e da perda sensitiva, enquanto o endocrinologista ou clínico deve revisar o controle do diabetes. Identificar a causa precocemente é importante tanto para tratar a dor quanto para prevenir novas queimaduras e lesões.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
