Minha esposa está tratando uma pielonefrite. Iniciou o tratamento no dia 13/07 com ceftriaxona. Dura

3 respostas
Minha esposa está tratando uma pielonefrite. Iniciou o tratamento no dia 13/07 com ceftriaxona. Durante a internação, devido a uma cetoacidose diabética, foi para a UTI e decidiram trocar o antibiótico usando o tazocin, desde o dia 18/07. Hoje, dia 01/08 ela sente muitas dores nas costas, estômago e nos braços e pernas, com queixas também de dor no ouvido. São efeitos comuns do antibiótico? O período de aplicação está excessivo? Existe o risco de alguma complicação após o tratamento?
Dr. Elton Luiz Berça
Especialista em clínica médica, Intensivista, Médico de emergência
Brasília
O tempo de tratamento de pielonefrite pode variar de 1 a 2 semanas (dependendo da gravidade, da resposta ao tratamento e da presença de outras doenças/complicações (no caso diabetes/cetoacidose)). Se houver outras complicações como abscesso renal, o tempo de uso do antibiótico pode ser de mais algumas semanas (mais frequentemente 4 semanas). A informação de uso inicial de rocefin e posterior troca para tazocin, pode ser devido a resistência bacteriana (geralmente evidenciada na cultura) e ou não resposta clínica adequada. Os sintomas relatados não são efeitos colaterais comuns do tazocin (dores no corpo/estômago), mas há a possibilidade de rabdomiólise associada ao antibiótico. Há também outras causas para as queixas descritas. Converse com a equipe médica/médico assistente para sanar todas as suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Romy Schneider Carvalho
Médico clínico geral, Intensivista
Carapicuíba
Bom dia. O tazocin é um antibiotico de amplo esêctro, ou seja, alcança e trata varios tipos de bactérias. No entanto, é preciso checar a sensibilidade da bactéria ao antibiotico utilizado baseando-se nos resultados das culturas, ou seja, avaliar se a bactéria envolvida na pielonefrite é sensivel ao tazocin. A duraçao do tratamento se baseia na garvidade e no local da infecçao, mas em geral dura em torno de 7 a 14 dias. Os efeitos colaterais desse antibiotico podem incluir esses que você citou, mas também é preciso levar em consideraçao o contexto geral da doença atual e das condiçoes pre-existentes do paciente. Atenciosamente.
Dra. Bruna Rajão
Intensivista
Rio de Janeiro
Dor no corpo e esperada em pacientes que ficaram internados na UTI em estado crítico e com necessidade de imobilidade prolongada, isso de chama neuropatia do doente crítico e tem tratamento com analgésicos específicos podendo e devendo ser combatida com tratamento multidisciplinar que envolver reabilitação com fisioterapia, suporte nutricional e psicoterapia. A dor é real, deve ser combatida e pode estar associada a transtorno de estresse pós- traumático, também algo comum em em pacientes que tiveram alta da UTI. A mudança de antibiótico não foi errada mas poderia ter sido mais adequada e a princípio não existe indicacão de completar 15 dias de antibiótico para pielonefrite.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Tazocin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.