MInha esposa tem Câncer de mama e iniciou a quimioterapia, todavia além da Cintilografia óssea ela

3 respostas
MInha esposa tem Câncer de mama e iniciou a quimioterapia, todavia além da Cintilografia óssea ela realizou diversas tomografias, e uma delas menciona que "Lesões ósseas de aspecto secundário no esterno", pergunto isso é uma metastase ? tem cura? nas demais partes do corpo tudo está normal.
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Ola. Este aspecto de descrição é de metades pata osso sim. Quanto ao tratamento e a curabilidade, sugiro que converse com o oncologista que esta acompanhando o caso, pois Ha uma serie de fatores que precisam ser analisados, mas, ainda não haja curabilidade para este problema, sem duvida, ha diversos tratamentos que são eficazes para controlar este problema. Converse com o oncologista sobre estas duvidas. Melhoras para ela e sucesso no tratamento!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Alexandre Gomes
Oncologista
Pesqueira
É preciso avaliar a lesão e se necessário até realizar uma biópsia para ter certeza que é uma metástase, entretanto o aspecto da lesão ajuda bastante na suspeita clínica.
Se for metástase, há varias modalidades de terapias
Dr. Marcos Regalin
Radioterapeuta, Especialista em clínica médica
Belo Horizonte
A frase “lesões ósseas de aspecto secundário no esterno” na tomografia sugere, sim, a possibilidade de metástase óssea, ou seja, que o câncer de mama se espalhou para o osso do tórax (o esterno). Quando o laudo usa o termo “secundário”, geralmente está indicando que a lesão parece ter vindo de outro local — no caso, da mama.

No entanto, para confirmar, os médicos analisam em conjunto:

A cintilografia óssea

Outras imagens (como PET-CT, se necessário)

Exames de sangue

O quadro clínico dela

Existe cura?
Quando o câncer se espalha para os ossos, ele é considerado em estágio avançado (metastático). Cura completa, nesse caso, raramente é possível, mas há tratamento eficaz para controlar a doença, aliviar os sintomas e permitir boa qualidade de vida por muitos anos.

A quimioterapia, hormonioterapia, medicamentos para proteger os ossos, e radioterapia são recursos muito utilizados com ótimos resultados de controle.

Você está certo em buscar entender tudo com clareza. Estou à disposição para te ajudar a acompanhar esse processo com segurança e orientar vocês em cada etapa do tratamento.

Especialistas

Vitor Xavier

Vitor Xavier

Radioterapeuta

Brasília

Rafael Gullo

Rafael Gullo

Radioterapeuta

Rio de Janeiro

Brena Souza

Brena Souza

Radioterapeuta

Rio de Janeiro

Everton Farias

Everton Farias

Radioterapeuta, Médico clínico geral, Médico perito

Recife

Thais Fares

Thais Fares

Radioterapeuta

São José do Rio Preto

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 232 perguntas sobre Metástases ósseas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.