Minha filha tem 15 anos e 1,35 de altura, peso de 46kgs e parou o crescimento. pode crescer com algu

2 respostas
Minha filha tem 15 anos e 1,35 de altura, peso de 46kgs e parou o crescimento. pode crescer com algum tratamento especifico?
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

Depende da idade ossea em seu raio x de punho, e da etiologia que a levou, calculando seu alvo genetico. A depender de como as coisas estão podemos tentar hormonio do crescimento, embora que tardiamente.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A sua preocupação com o crescimento da sua filha é muito válida, e é importante abordar isso com cuidado e precisão. A estatura de uma adolescente pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo genética, estado nutricional, saúde geral e condições médicas subjacentes.

Para avaliar se ainda há potencial de crescimento e se algum tratamento pode ser eficaz, é essencial realizar um exame de idade óssea, que é geralmente feito por meio de um raio-X do punho e da mão. Este exame ajuda a determinar se as placas de crescimento (epífises) ainda estão abertas, o que indicaria a possibilidade de crescimento adicional.

A análise da idade óssea, junto com a avaliação da história familiar de crescimento e a identificação de possíveis etiologias (causas) para a estatura baixa, são passos fundamentais. Algumas condições médicas, como deficiências hormonais (por exemplo, deficiência de hormônio do crescimento) ou doenças crônicas, podem afetar o crescimento e necessitam de tratamento específico.

Se for determinado que a sua filha tem uma deficiência de hormônio do crescimento (GH) e as placas de crescimento ainda estão abertas, o tratamento com hormônio do crescimento pode ser uma opção. Este tratamento pode ajudar a promover o crescimento em crianças e adolescentes com deficiência comprovada de GH. No entanto, a eficácia desse tratamento depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, a severidade da deficiência e o tempo de início do tratamento.

Além do tratamento hormonal, uma abordagem integrativa é essencial para garantir que todos os aspectos da saúde da sua filha sejam considerados. Isso inclui uma dieta equilibrada rica em nutrientes essenciais para o crescimento, atividade física regular, e monitoramento de possíveis fatores psicológicos e emocionais que possam impactar o bem-estar geral.

Recomendo que você consulte um endocrinologista pediátrico para uma avaliação completa. Este especialista poderá realizar os exames necessários, como a idade óssea, e determinar se há uma deficiência de hormônio do crescimento ou outra condição que precise ser tratada. O endocrinologista também poderá calcular o alvo genético de crescimento, baseado na altura dos pais, para ter uma estimativa mais precisa do potencial de crescimento da sua filha.

A consulta com um profissional de medicina integrativa pode complementar essa avaliação, proporcionando uma visão holística e personalizada, garantindo que sua filha receba o cuidado mais adequado para sua condição específica.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.