Minha filha teve reação alérgica com o Berotec e o Atrovent. So usa o clenil, mais o médico receitou

Minha filha teve reação alérgica com o Berotec e o Atrovent. So usa o clenil, mais o médico receitou a bombinha Aerolin. Será q ela pode usar???

3 respostas


O Clenil (Beclometasona) é um corticoide inalatório, medicação utilizada para controle da doença, evitando as crises. Em caso de crise de asma, o tratamento ideal é o uso de broncodilatadores inalatórios, dentre eles o Salbutamol (Aerolin) e o Fenoterol (Berotec). Caso a reação que você esteja se referindo seja tremores e aceleração dos batimentos cardíacos, o Aerolin pode sim causar esses sintomas. Mas geralmente isso não contra-indica seu uso em crianças saudáveis. Para saber se ela pode usar, consulte seu médico e informe sobre a reação anterior com uso de Berotec e Atrovent.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Recomendo a revisao clinica de uso do corticoide sistemico, se a paciente for cronica , ou seja , se fizer uso continuado , sugiro engaja-la num protocolo do tipo GINA


olá! deve-se em primeiro lugar saber se realmente ela teve reação alérgica ao uso do berotec e atrovent. Para isso, seria importante uma consulta com alergista a fim de se colher uma história clínica mais detalhada e até mesmo se pensar em um teste de provocação para exclusão. Em segundo lugar, o berotec é um broncodilatador de curta duração assim como o aerolin também o é. Porém, são compostos diferentes e, portanto, pode ser que ela tenha alergia a um mas não tenha a outro, pois a alergia é específica e somente em alguns casos existe a reação cruzada. O melhor a fazer é procurar um alergista. abraço!

Dra. Carolina Gasperin

Dra. Carolina Gasperin

Dermatologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.