Minha mãe é diabética está com a urina escura e sente ardência ao urinar queria saber se o remédio p
Minha mãe é diabética está com a urina escura e sente ardência ao urinar queria saber se o remédio profloxacina ajudar a melhorar isso??
5 respostas
Olá. O sintomas descritos podem significar infecção urinária. A ciprofloxacina é utilizada largamente para tratamento de infecção urinária, porém em determinadas regiões, altas taxas de resistência a esse antibiótico estão sendo detectadas. Ademais, a auto-medicação é prática perigosa. Oriento procurar avaliação médica. Um abraço!
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! Ela pode está com quadro de infecção urinária, porém existem outros quadros que podem mimetizar esses sintomas. O interessante nesse caso seria procurar ajuda médica. Fico a disposição. Atenciosamente Dra Laryssa Pontes
Os sintomas que sua mãe apresenta — urina escura e ardência ao urinar — em uma paciente diabética são sinais que merecem atenção urgente e avaliação médica ANTES de iniciar qualquer antibiótico. A urina escura em diabéticos pode indicar: 1. Infecção urinária (causa mais provável com ardência) 2. Desidratação 3. Descompensação do diabetes 4. Alterações renais 5. Presença de sangue na urina Quanto à profloxacina (ciprofloxacina): é um antibiótico de amplo espectro que PODE tratar infecção urinária. Porém, não é mais a primeira escolha para infecções urinárias simples, e em diabéticos requer cuidados especiais: 1. Pode alterar os níveis de glicose (causar hipo ou hiperglicemia) 2. Pode interagir com medicamentos para diabetes 3. A escolha do antibiótico deve ser baseada em urocultura É fundamental que sua mãe: - Faça exame de urina e urocultura ANTES de iniciar antibiótico - Verifique a glicemia - Seja avaliada por médico presencialmente - Não use antibiótico sem prescrição Referências: - Bula da Ciprofloxacina - Anvisa. 2024. - Nitzan O, et al. UTI in diabetic patients. Diabetes Metab Res Rev. 2015.
Pode ser uma infecção urinária, pois **ardência ao urinar e urina escura** são sintomas compatíveis. Porém, como sua mãe é diabética, é importante que ela seja **avaliada por um médico antes de iniciar ciprofloxacino (Profloxacina) por conta própria**. O antibiótico adequado depende da causa e, em alguns casos, é necessário avaliar a urina. A urina escura também pode acontecer por **desidratação**, mas, junto com ardência, merece avaliação. Se ela tiver **febre, calafrios, dor nas costas ou nos rins, vômitos, sangue na urina, confusão ou estiver muito debilitada**, procure atendimento rapidamente. Agende uma consulta comigo, na Clínica Médica.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



