Minha mãe fraturou a t12, o médico indicou o uso de colete putti, ela pode ficar sentada, pode andar

Minha mãe fraturou a t12, o médico indicou o uso de colete putti, ela pode ficar sentada, pode andar?

2 respostas


Depende da gravidade da lesão, geralmente pode sentar. Mas sempre sob orientação do ortopedista que acompanha. Pode ser necessário também realizar uma densitometria óssea para avaliar a necessidade de tratar osteoporose e evitar novas fraturas.

Dr. Alexandre Blanc

Dr. Alexandre Blanc

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Fratura altas como T12 eu recomendo outro tipo de colete. Precisaria avaliar a estabilidade da fratura para saber se colete é o melhor tratamento. Ela precisa acompanhar a fratura com radiografias seriadas. Considerando que o médico receitou o colete, ele acredita que é estável o suficiente, neste caso, com um colete adequado, ela poderia sentar e andar, no entanto, precisa avaliar a fratura e a demanda da paciente. No retorno, converse com o médico a respeito das suas dúvidas, sem examinar a paciente e avaliar a fratura é dificil saber.

Dr. Homar Toledo Charafeddine

Dr. Homar Toledo Charafeddine

Ortopedista - Traumatologista

São Paulo

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.